quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CHEGADAS E PARTIDAS

Tenho vivido momento bem intensos em relação a esse tema.
Tenho a sensação de que de uns tempos para cá, minha vida tem sido uma sequência interminável de "Chegadas e Partidas".

Dois anos atrás me mudei de Salvador na Bahia, pra Houston no Texas. Grande mudança, principalmente porque deixei no Brasil um filho e uma vida que eu amava. Não fiz essa mudança porque estava insatisfeita com minha vida, muito pelo contrário. Adorava a vida que levava.

Nesse mesmo tempo perdi dois amigos queridos para o câncer. Gustavo e Verinha lutaram por suas vidas por longos e sofridos anos, mas nos deixaram e eu ainda sinto muito a falta deles. ( ELA SE FOI e RESPEITO É BOM E É CURADOR )

Três mêses atrás meu pai se foi, ainda é difícil falar sobre isso sem chorar. Ele foi uma pessoa muito especial e incomum. Falei sobre essa partida em A LUTA CONTINUA COMPANHEIRO

Meu primeiro mestre yogue, Swami Shurimahananda,  ( Ao mestre com carinho ) desencarnou logo em seguida e, hoje soube que meu grande mestre da psicologia, aquele que transformou minha vida, me conduziu a um mergulho profundo na minha alma e me ensinou o que é ser uma psicóloga, Roger Woolger, PhD., está partindo também. Eles foram minhas primeiras referências espirituais e da psicologia. Tanto Shurimahananda quanto Roger, marcaram minha vida de uma forma muito intensa, a ponto. Posso me compreender antes e depois de Shurimaha, assim como, antes e depois de Roger. 

No meio de tantas perdas, tenho que lidar com minha mudança para a Coréia do Sul. Estarei morando lá, a partir de dezembro e deixarei em Houston, meu outro filho e tantos amigos queridos que fiz aqui, que nem sei ainda como será isso, mas sei que será bem difícil.

Apesar de tantas perdas não me sinto frágil, e muito menos, desestruturada. Sinto minha força mais que nunca, talvez até mesmo porque precise lidar com tantas dores. Minhas forças estão aqui. Me sinto em paz e criativa. Me sinto estimulada e corajosa, mas sinto saudade...muita saudade de um tempo que tudo era mais simples. Sinto que perdi algo com todas essas "partidas", perdi uma certa ingenuidade. Estou em contato com uma Deusa com quem sempre flertei, estou mergulhada em Perséfone, mergulhei nos aspectos desse arquétipo. Estou mais sombria, mais intuitiva, mais mergulhada em mim, recolhida é a palavra. A minha face Perséfone tomou conta de mim nesse momento da minha vida. Gosto dela.

Bom, estou indo para Salvador, e dia 29 de setembro será o lançamento do meu "livrinho", "AS TRÊS CERTEZAS LIBERTADORAS", que nasceu a partir de muita meditação e depois de uma palestra com esse mesmo nome. Gostei de escrevê-lo. Não sou escritora, definitivamente, sou no máximo uma psicóloga  blogueira. Mas foi legal escrevê-lo, pois falei sobre algo que tenho refletido muito, que acredito e tenho experimentado na minha vida. A palestra foi feita no improviso e o livro saiu nasceu sem muito esforço também.  

Como disse muito bem Milton Nascimento,

"E assim, chegar e partir são só dois lados da mesma viagem. 
O trem que chega é o mesmo trem da partida.
A hora do encontro é também despedida.."

assim estou....não sei mais onde é o começo e o fim de algo..
Não distinguo as chegadas das partidas.
Não tenho mais de forma clara qual o tipo de lágrimas que nascem dos meus olhos... choro de saudade...de alegria, de amor...

Estou chegando em Salvador, verei e me despedirei (mais uma vez) de tantas pessoas que amo...

Apareçam no Espaço Mahatma Gandhi pra me ver ... 
Minha agenda já está disponível na secretaria (71) 3248-7533 , serão apenas 15 dias no Brasil...chegarei e partirei..voltarei pra Houston e partirei para a Coréia... e assim continuará a ser.. 


Ludmila Rohr

9 comentários:

  1. As chegadas e partidas de sentimentos nos consomem também. É triste ver um sentimento partindo.

    ResponderExcluir
  2. A vida ensina... E isso é tão bom!...
    Estarei lá, se a vida e a morte permitirem...
    Beijo, Lud!
    ANA LIÉSE.

    ResponderExcluir
  3. SEM ESSAS EXPERIÊNCIAS ACREDITO EU, VOCÊ NÃO CHEGARIA AS "TRES CERTEZAS LIBERTADORAS".
    ADMINISTRE CADA SITUAÇÃO EM UM DETERMINADO TEMPO, COM ISSO TENHO CERTEZA VOCÊ NUNCA DEIXARÁ DE EXISTIR.
    BJOS,
    GRAÇA BELLO

    ResponderExcluir
  4. Também sofro muito com as partidas,as lágrimas da chegada são de alegria, não entendo muito esse processo,deixo a emoção me conduzir.Agora estarei em outra partida,deixo meus netos e filho e nora e volto a Salvador,o coração fica dividido; é bom ou ruim? não sei...Yanini

    ResponderExcluir
  5. Apesar de tantas perdas não me sinto frágil, e muito menos, desestruturada. Sinto minha força mais que nunca, talvez até mesmo porque precise lidar com tantas dores. Minhas forças estão aqui."

    Mestra querida!
    Como sempre, suas palavras se encaixam em algum momento de minha vida. O trecho acima, exatamente o que vivencio agora...

    Mesmo que vc esteja do outro lado do mundo, ou até mesmo em outra dimensão, saiba que estarei com vc!
    "Munca te vi, sempre te amei"

    De sua fã de carteirinha: Iná

    ResponderExcluir
  6. Lud,

    que saudade de você.
    Nossa, nem sabia disso...
    Estou tão feliz pelo seu livro. Não estarei lá, e quero comprar uns três exemplares... Pra mim e para presentear.
    Minha vida também tem um depois, depois de você.
    E olha, por favor, confia em mim: do seu jeito, você é muito escritora, sabe?
    Porque quem escreve textos bonitos assim, que comovem o coração da gente, seria o quê?
    Muitos beijos daqui do Sul.

    ResponderExcluir
  7. Sucesso nessa sua nova etapa de vida.
    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  8. Ludmila,

    Voce me fez compreender que devo e posso, expressar sem culpa alguma, todo e qualquer sentimento.
    Voce me fez compreender que não "ESTOU", mas sou forte, guereira e que nem mesmo aquele fatídico 7 de setembro conseguiu me deixar aos pedaços...
    Você disse que o meu VALOR está dentro de mim e não nas lembranças de quem quer que seja.
    Obrigada...
    Beijos,
    Marli

    ResponderExcluir
  9. Olá Ludmila!
    Boa sorte com o livro, a nova etapa de sua vida e, principalmete, paz e força para encarar as perdas importantes que sofreu recentemente!
    Garra e Coragem!
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!