segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sensualidade a flor da pele...

O tema "Sexualidade Feminina" é o meu tema favorito. Estou nesse momento criando um site em Inglês para abordar exclusivamente esse tema. Também, escrevi um livro sobre "Como se tornar uma mulher Sexualmente adulta". Realmente gosto de pensar nesse tema e escrever sobre ele. Penso que muitas mulheres adoecem (somatizando) e vivem de forma extremamente ansiosa por negarem ou reprimirem a própria sexualidade. 

No meu entender a sexualidade é muito mais que genitalidade, ou o ato sexual em si (já escrevi sobre isso em outros posts). A Sexualidade está na vida, está no corpo que pulsa e vibra em harmonia e com confiança. A sexualidade está no amor que sentimos por nós mesmas e pelo prazer que temos em morar nesse corpo.

Posso falar de Sensualidade sob diversos aspectos, mas impossível seria falar de "Sensualidade" sem falar de "Corporalidade". Ser sensual, é sinônimo de estar em contato com as sensações corporais. As pessoas fazem uma confusão importante com isso. Associam "SER Sensual" com alguma imagem corporal específica ou a padrões específicos de beleza, à magreza e as outras condições e requisitos relativos à aparência física, normalmente impostos por revistas de moda.

Dentro desse conceito equivocado, uma mulher sensual teria que ser magra, loura/morena e linda, com peitos e bundas que se destacassem, curvas na medida..etc..Lábios grossos (última moda) e cílios longos em olhares lânguidos. Por mais que saibamos que essas mulheres lindas que vemos em revistas possuem uma boa dose de photoshop e um excesso de produção, ainda continuamos nos cobrando ser como elas. Mulheres normais, continuam se submetendo a dietas de sacrifício, a cirurgias dolorosas na tentativa de que mudarem suas aparências físicas se tornarão mais sensuais e felizes.

Conheci pelo facebook uma miss plus-size do Brasil. Ela se chama Tatiana Gaião. Ela é plus-size, ou seja, é gordinha. Ela tem carnes e curvas, seu manequim está longe dos 36-38 das modelos. Ela perto das esquálidas modelos que desfilam as fashion-weeks da vida, com certeza será julgada como obesa. Entretanto ela se parece com muitas mulheres que conheço. Ela parece com nossas amigas, vizinhas, irmãs. Ela é gordinha. Tatiana foge da "regra" de que pra ser sensual e sexualizada tem que ser magra, ela  É definitivamente SEXY. Ela é linda, auto-confiante e extremamente sensual.

Esse não é um post para falar sobre Tatiana, esse é um post para falar sobre como Tatiana lida com o próprio corpo. Como ela descobriu a sua própria beleza. Como ela se descobriu sexy e sensual, a despeito do seu peso estar acima do que os estilistas dizem que é belo. Ela é linda. E o mais importante, ela se sente linda. Impossível não perceber isso ao ver suas fotos e sua autoconfiança. 

Mas..o que Tatiana tem que as outras mulheres gordinhas abriram mão, ou acham que não tem?
A resposta é simples. Tatiana se aceita. Ela busca a boa sensação de morar no corpo que ela tem. Ela se cuida. Ela é vaidosa e não se compara a ninguém mais. Ela é única, e sabe disso. Ela descobriu que sensualidade tem a ver com sentidos internos. Que sensualidade tem a ver com a sensação que ela tem de si mesma, e não com o que o outro pensa a respeito dela. Ela descobriu que existem vários tipos de beleza, assim como diversas são as formas de prazer e de viver! Tatiana é uma mulher, que resolveu ser feliz. Ela resolveu entender que se ela não se amar, ninguém irá amá-la também. Ela resolveu colocar esse ensinamento comum a todo livro de auto-ajuda, em prática, e foi viver. Ela exala essa energia. 

Nesse momento acho que o leitor deve estar pensando que a conheço bem. Devo esclarecer que não. Nosso único contato tem sido o facebook, a vejo em fotos e trocamos mensagens pequenas. Nem lembro mais como nos tornamos amigas nessa rede social, mas ela me inspira como mulher e como psicóloga e foi extremamente generosa e corajosa de permitir que escrevesse sobre ela e ao ceder suas fotos para ilustrar esse post. Digo corajosa, porque imagino que críticas possam surgir..., mas tenho certeza que muitas mulheres se verão refletidas e Tatiana e se sentirão estimuladas a se aceitarem, a se cuidarem e despertarem seus sentidos e trazerem mais sensualidade para seus corpos e vidas.

Mulheres, não precisamos ser miss plus-size, nem modelos..., mas voces precisam concordar comigo, precisamos ser sensuais!!! Precisamos sentir que o nosso corpo é um bom lugar de se viver!!!!

Obrigada Tati...seja feliz e ..(não volte...)

Ludmila Rohr








25 comentários:

  1. Ela é uma mulher linda porque entendeu o que é ser mulher e reflete isso!

    ResponderExcluir
  2. Simples assim!!!!!
    É nisso que espero ajudar muitas mulheres!!!!

    ResponderExcluir
  3. É difícil aceitar o sobrepeso. Não só a mídia, como tudo ao redor dificulta essa relação da mulher com seus quilos a mais. O que eu posso falar é da MINHA relação com meu peso, que no momento é péssima. Sempre fui gordinha e isso se deve também à hipotiroidismo(e não é desculpa esfarrapada como a mídia está fazendo parecer nos últimos acontecimentos com Ronaldo, o fenômeno). Sou aeromoça e o corredor do avião é super estreito, minha calça nº 42 está colada ao meu corpo e estou me vendo a ponto de receber uma observação do meu chefe com relação a isso.
    Quando adolescente, consegui emagrecer e voltar pro Ballet, minha grande paixão. No ballet, a exigência é que vc tenha dez quilos a menos do que a sua altura. Se eu tenho 1,70, devo pesar 60kg. Nunca consegui. Quando "encorpei", procurei a dança do ventre que "modela" o corpo. Na minha última aula, recebi um elogio da professora (que atua no profundo feminino o tempo inteiro) que me dizia que meu corpo era de bailarina árabe. Ela não me convenceu, gente. O movimento fica bem definido com o corpo mais magro. Não me vitimizo por isso, faço dietas aqui e ali, de vez em quando suporto uma academia apesar de simplesmente ADORAR comer. Mas confesso que, infelizmente, preciso de uns motivos a mais para me entender com meu biotipo.

    ResponderExcluir
  4. Lu! Amei. Que coisa, o que impressiona, o que encanta, o que apaixona as pessoas não é o quanto você é bonita, é o quanto você confia em si mesma, sabe que tem olhos lindos, ou boca sensual, ou uma cintura de violão, ou um cabelo estontrantemente lindo. E usa isso a seu favor! É se sentir à vontade em seu próprio corpo, exatamente como você disse. É sempre bom trabalhar isso na gente, manter a auto estima bem, saudável.

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!!!! Passamos mto tempo da vida a tentar ser aquilo q os outros acham bonito, em vez de nos amarmos e nos aceitarmos como somos e sermos felizes e quão importante é acima de tudo, a saúde!!!!

    Lara-Portugal

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a você e a Tatiana. Acho que este tema convida a nós mulheres buscarmos o nosso poder pessoal através da confiança em si.
    Está sendo muito útil para mim ler e questionar este tema...
    Vou fazer um pedido pessoal,
    continue postando este assunto... rsrs

    Sucesso,
    Beijo, Edineide

    ResponderExcluir
  7. Me sinto exatamente como a Lidia, não é fácil ser uma gordinha feliz com seu corpo. Outro dia li uma entrevista com uma atriz da globo (não me lembro o nome dela) que afirmava ter aprendido a aceitar seu corpo acima do peso e ainda por cima esbanjava sensualidade. Que inveja!!!

    ResponderExcluir
  8. Aceitar-se é a palavra!!! Em qualquer situação!!!

    ResponderExcluir
  9. Pois é Cida, tudo isso resultado de uma cultura que nega o corpo e seus prazeres...Cultura essa, que valoriza a imagem do corpo, mas não a energia que se move nele!!!
    Muitas dessas mulheres "lindas" e magras..são invenções, não são realmente de verdade..., mas nos espelhamos em criações irreais..que servem mais como cabides de estilistas do que como modelos de prazer e satisfação sexual!

    Pense que hoje, Marilyn Monroe seria considerada uma mulher gorda e fora do padrão!!!!

    ResponderExcluir
  10. Post comentado... hein? rs... http://maiorvaidade.blogspot.com/2011/02/o-nascimento-da-maior-vaidade.html

    ResponderExcluir
  11. Na verdade, o que pelo menos deveriamos fazer e se alimentar saudavel e se exercitar para um bem estar e nao para se matar... Deveriamos nos apaixonar por um estilo de danca e dancar com mais frequencia; isso faz m bem danado!

    ResponderExcluir
  12. As MAGRELAS, que me desculpem... + ser gostosa e sensual, é fundamental!

    ResponderExcluir
  13. Cida, querida, ao invés de invejá-la, tente fazer o mesmo: aceite-se, ame-se e seja feliz!
    bjs a todas e obrigada pelo carinho!!!

    Tatiana Gaião

    ResponderExcluir
  14. Lu, bem que te falei que esse post ia bombar. Olha só quantos comentários e depoimentos, realmente é um assunto que mexe com a auto estima da mulherada. Bom eu tenho 1,73 de altura e nunca fui "magrela", nem pretendo. O que me encomoda de verdade é a dificuldade de encontrar roupas transadas, diferentes e quando se encontra ainda é muito caro. Mas esse conceito aqui no Brasil está começando a mudar, o mercado do plus size ainda é tímido mas tende a aumentar para nossa alegria. Quanto a aparência, em geral me sinto muito bem, coloco biquini na praia, uso shorts, saia, sem preconceitos. Na hora de desfrutar o prazer a dois, a tecla "of" é a primeira que funciona, daí mesmo que não fico encanada, se não tiver confiança em mim, quem vai ter? Não ligo para celulites e estrias, muito menos para músculos. Gosto de mim assim mesmo, minhas qualidades vem de dentro para fora. O desejo remoto de perder alguns quilinhos está aliado apenas às condições de boa saúde, nada mais. E é assim que devemos nos sentir, reflexões relacionadas a "aparência" são menos importantes diante de tantas coisas mais graves qué estão ao nosso redor. Vc não vai deixar de amar/gostar de alguém porque essa pessoa é feia ou está gorda vai?? A vida é muito boa e curta, vamos procurar vivê-la com intensidade e da melhor forma. Ao se olhar no espelho pelas manhãs, comece dando um "BOM DIA" pra vc mesmo, tenha boas atitudes que colherá bons frutos. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi! Comentei aqui... http://bigeyestoseetheworld.blogspot.com/2011/02/o-preco-da-beleza.html

    ResponderExcluir
  16. Meu pequeno comentário: Me descobri sensual apenas depois dos 40. Pois foi a partir dessa idade que me permiti amar da forma que realmente me fazia feliz. :)

    ResponderExcluir
  17. Isso Ana Paula. Toda forma de AMAR vale a pena.
    Triste daquele que não soube Amar de forma alguma!
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Genteee quanta mulher linda por aqui!!!

    Parabéns a todas!!!!

    ResponderExcluir
  19. Não, não é fácil "remar contra a maré", ser gorducha e aceitar o corpo, quando o mundo cobra uma beleza fabricada e a gente acaba se achando feia por não fazer produto dessa fábrica! É difícil!
    Penso que é um dos meus mais constantes aprendizados, tô sempre correndo atrás dele!
    Mas... consegui descobrir uma sensualidade, que não permitia enxergar, através de um namorado, sabe? Ele vivia (e até hoje fala) exaltando a minha sensualidade...
    Pois é!
    Maravilha de post!

    ResponderExcluir
  20. tenho uma amiga que é descendentes de russos.... pele branca, traços fortes, olhos azuis e cabelos pretos e curtos, exótica e gordinha........ não preciso falar que onde ela passa arrasaaaaaaaaaaaa e eu reparto com ela coisas da minha vida intima e ela divide comigo coisas da vida dela... e quando ela vem reclamar do peso... eu vou logo dizendo, epaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa sua alma estravagante e enorme nao caberia em um corpo magro..........
    ela ri e diz, é verdade......

    ela é lindaaaaaaaaaaaaa, unica e extremamente sexy e a admiro pela intensidade e força que exerce sua feminilidade.

    ResponderExcluir
  21. Renata,
    Adorei o "epaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa sua alma estravagante e enorme nao caberia em um corpo magro" acho que ei tambem não me caberia num corpo assim... rs... Pena que não me disseram isso antes.
    Beijos a todas mulheres lindas daqui.
    Lud vc é abençoada!

    ResponderExcluir
  22. Vou repetir meu comentário, pois só hj consegui explicar com mais palavras:
    "Meu pequeno comentário: Me descobri sensual apenas depois dos 40. Pois foi a partir dessa idade que me permiti amar da forma que realmente me fazia feliz."
    A sensualidade está mto além daquele espartilho (tb já usei)e que só falta nos sufocar de tão apertado. Está muito mais ligado com nossas emoções, nossas convicções. Com entrega total. Não dá pra ser verdadeiramente sensual se tivermos que prender a respiração pra esconder as "coisas extras". A sensualidade tem que vir de dentro. Mas não é fácil. É uma luta diária esse aprendizado.

    ResponderExcluir
  23. Tenho que ser sincera aqui: não gosto, achei feio ser gorda, não tem jeito. O rosto dela é muito bonito, mas eu sempre vejo a beleza que ela poderia ter se fosse magra. Acho feio as coxas moles e batendo uma na outra. Tudo bem, cada um tem que ser feliz como pode, mas pra mim isso é prêmio de consolação. Sou gorda e me acho feia por ser gorda. Todos falam que meu rosto é lindo e meus cabelos são lindos, mas pra mim só vejo o corpo gordo e mole. O que adianta ter cabelos, unhas e rosto bonito, se toda roupa que coloco fica feia? Roupas em gente gorda fica parecendo um saco. Se disserem que é bonito, pra mim estão se enganando. Tento me contentar com o que sou, mas estou pensando seriamente em fazer uma cirurgia bariátrica.

    ResponderExcluir
  24. Ser feio ou ser bonito é algo tão relativo..
    Obras de arte, filmes, roupas, edifícios e até mesmo as pessoas são feias e bonitas ao mesmo tempo...e como o ditado popular diz: "Gosto não se discute".

    ...mas, SER SENSUAL ...isso sim..depende de nós mesmas..depende de nos apropriarmos da nossa energia e poder feminino. Tantas lindas e magras..sem energia nenhuma!!! Magras e gordas podem ser sensuais!!! (ou não!)

    ResponderExcluir
  25. Sou gorda (1,67m e 87 kg), tem dias que me sinto bonita e outros me sinto feia (quando não acho uma roupa pra vestir). Mas sempre tem minha mãe, uma prima, tia ou amiga me dizendo que preciso emagrecer, isso me deixa sempre chateada, não que eu não queira emagrecer, mas nunca consigo me sentir bem comigo por que essas pessoas ficam me dizendo que não estou bem assim. Não sei o que fazer pois sei que mesmo dizendo a essas pessoas que não acho tão horrivel eu ser gorda(nunca disse a elas), o que elas pensam não vai mudar.

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!