quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER

Estive viajando. Passei 10 dias entre a Alemanha e Rep. Tcheca. Amei essa viagem. Lugares lindos ... alguns revisitados, mas pela primeira vez fui a Praga. Amei Praga. Amei suas ruas e sua história. Andava pelas ruas de Praga e relembrava do incrível  "A Insustentável Leveza do Ser" de Kundera,....esse livro e a "Primavera de Praga" marcaram minha adolescência... fui pega pela mesma sensação que ele despertou na época....ainda estou assim...

Prestes a me mudar dos EUA, onde vivo agora, para a Coréia, onde provavelmente viverei por algum tempo, sinto que fui inundada por uma vibração forte vinda da minha alma. Todo o meu corpo reverbera essa vibração, e o nome dela é SAUDADE.

Estou com saudade ... estou com muita saudade, e não pensem que sinto saudades dos EUA...não, não é desse país que sinto saudade embora tenha passado tempos muito bons aqui, mas a minha saudade é muito antes disso. Conheci pessoas lindas aqui e delas sentirei muita falta, isso é verdade, mas a saudade que me toma agora é muito maior do que a que uma mudança geográfica pode produzir... Tenho saudade de mim. Tenho saudade de algo em mim. Tenho saudade de uma sensação que existia em mim e que parece que não existe mais. 

Tenho saudade da minha vida no Brasil... Tenho saudade da minha rotina lá. Saudade do meu trabalho, do consultório, dos alunos...Tenho saudade de acordar cedo, ir trabalhar...de ver meus filhos em casa... de voltar pra almoçar...de chegar em casa de noite, cansada de um dia de trabalho, mas muito satisfeita....de conversar com meu marido sobre o quanto eu estava feliz com a aula que havia dado...com os atendimentos que havia feito..

Me pego sentindo saudade de mim, da pessoa que eu me reconhecia ser. A insustentável Leveza do Ser... 

Tenho saudade do meu pai. Tenho saudade do meu cachorro que morreu essa semana (lá no Brasil), tenho saudade de meu filho que está lá... já tenho saudade do filho que deixarei aqui... Tenho saudade da sensação de ter uma rotina conhecida (sou capricorniana, adoro minha rotina) ... Tenho saudade de um tempo que fazia planos e eles eram simples de serem realizados...sinto saudade de uma leveza... A insustentável Leveza do Ser...

Toda essa saudade convive com uma excitação pelo novo, pelas possibilidades de crescimento e aprendizado..., não sou cega a isso, muito menos fechada para isso. Quero muito que a Ásia entre na minha vida...quero muito conhecer novos lugares, novas comidas, novas pessoas...quero muito tudo que a vida tem a me oferecer e, no fundo sei que tudo isso foi, e é muito desejado..., mas não posso negar que nesse momento o que mais sinto, é saudade...

Sinto saudade do tempo em que eu acreditava que a leveza era sustentável ..
Sinto saudade de um tempo em que as consequências pareciam menos categóricas..., pareciam menos dramáticas...menos contundentes... Saudade de um tempo que os recomeços eram mais fáceis...

eu tirei essa foto...em Praga...
Sinto saudade de um mundo mais aconchegante e com mais bordas....agora tudo parece amplo demais...aberto demais...e com retornos de menos...  A consciência cada vez mais forte de que não existem retornos possíveis...de que o tempo não volta...de que o que está feito, está feito...

Estou bem. Não se preocupem...só estou com saudade, e entendi que o tempo não fará isso passar, apenas relativizará o que sinto...

O tempo me dará outras perspectivas de análise...e me fará ver o quão tudo é impermanente....

Tudo, menos a saudade...

Ludmila Rohr


13 comentários:

  1. " Um dia vou ver você
    Chegando num sorriso
    Pisando a areis branca
    Que é seu Paraíso"
    " Debaixo dos caracois dos seus cabelos, uma
    estória ora contar de um mundo tão distante"

    Rita Portela

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo o post!! Sei que estas sentindo amiga, recomecar e sempre dificil embora nossa alma esteja unida com as pessoas que deixamos para traz ( ambiente) o nosso coracao fica apertado quando nos lembramos dos momentos felizes. Entendo quando voce diz de Leveza de Ser..mas a nossa meta e encontrar Leveza em tudo que fazemoss, nas pessoas que tocamos e nos tocaram profundamente durante essa jornada da vida. Sinto saudades sim! da minha vida no Texas, vivi mais la do que no Brasil.. amigos queridos que ficaram no meu coracao para sempre. Sinto saudades do cheiro da minha antiga casa, das minhas caminhadas no Mall ( sem comprar nada) dos cafes que tomamos juntas, das minhas visitas a prisao, etc. Nao posso reclamar da miha nova casa e state.. adoro isso aqui tambem; a minha cachorra nova Carly, das caminhas de manha, viagens com amigos antigos e novos, o perfume das rosas no meu jardim e as idas e vindas dos beija-flores nos feeders; o nascer e por do sol nas montanhas; noites de Lua cheia; convivendo com gente simples de ser mas profundos de conhecimento... in Santa Fe estou encontrando Leveza de Ser.. mas ainda minha atencao esta voltada para Houston, na ONG que esta la, da continuidade de um trabalho tao bonito que comecei e nao quero que pare com minha ausencia fisica. Isso ai amiga.. Obrigada por ter me proporcionado a oportunidade de escrever sobre Saudades!! Ela e real e verdadeira.. acredito que faz part do nosso espirito humano!! Beijos Maria Francis

    ResponderExcluir
  3. Eterna viagem essa nossa, caminhantes dos caminhos da Terra, viajantes das estrelas. Estamos sempre deixando algo, partindo de algum lugar, e ao mesmo tempo chegando a outro, encontrando novas experiências, novos momentos. Você assumiu essa forma de viver, nessa etapa da vida, e muito está aproveitando com ela, não podia ser diferente... Lembre da música de Milton Nascimento: "São só dois lados da mesma viagem, o trem que chega é o mesmo trem da partida...". Beijos,Lud.
    ANA LIÉSE.

    ResponderExcluir
  4. Neste momento percebi a importância de vivenciar este sentimento Saudade.A importância de encontrar comigo mesma nesta Saudade ao lembrar quem sou através de quem eu era com as minhas vivências dos lugares por onde passei,das pessoas com as quais convivi.Este sentimento de saudade me mostra o quanto inteira eu sou com tantos e ricos sentimentos que ecooam no meu interior.SAUDADES Ludmila SAUDADES .Helena Bittencourt

    ResponderExcluir
  5. Oi Lud
    Ultimamente ando muito saudosa..saudade de minha mãe e meu pai que já se foram,saudade de alguns momentos vividos...enfim ,sinto uma saudade doída que parece nunca ter fim....um beijo para voce e que esta nova etapa de sua vida seja abençoada e abençoadora! Bjs Marcinha

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Acompanho seu blog a um bom tempo. A sua história e você me fascinam muito, nós temos muito em comum em certas maneiras de ser e pensar.

    Estou terminando de ler os seus post.

    Abraços.

    Giovanna Tonello.

    ResponderExcluir
  7. Olá Giovanna!

    Adoro quando os leitores se apresentam!
    Fico realmente emocionada..
    Seja bem vinda.

    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Nossa, vc vai para a Coréia?! Do Norte ou do Sul? Boa sorte nessa nova etapa da sua vida. Com ctza, sempre sentiremos saudades de coisas boas que nos aconteceram e nos acrescentaram algo para sermos o que somos hoje.
    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  9. Nossa Lu adorei esta postagem por que a gente acha que psicoterapeutas tb não tem seus conflitos e saudades?? risos!! será que achamos que são sempre tão bem resolvidos... Adoro passar pelo seu blog.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Só sente saudades quem sabe amar,Ludmila e você ama com intensidade.É um sentimento lindo que preenche nossos dias com lindas recordações.Solte as asas sem medo e vá para mais um voo feliz.Boa sorte,amiga.Shanti ,Yanini

    ResponderExcluir
  11. Saudade é efeito do amor que recebemos e que dedicamos durante a vida.Saudade é lembrança,é vida ...e pq não, felicidade?

    Beijos, Ale_SRN

    ResponderExcluir
  12. A medida que o tempo passa vamos acumulando vivencias, lembranças, saudades...Me pego com estes sentimentos, o importante, é que estamos vivos e continuamos no caminho. " E a vida o que é meu irmão? eu fico com a pureza da resposta das crianças, é bonita, é bonita e é bonita" é assim como disse o nosso Gonzaguinha somos eternos aprendizes. Bjs. e saudade, Nubs

    ResponderExcluir
  13. gostei , me encaixe no seu texto, A saudades nos alimenta tambem,,,nos traz esperanca .....e talvez uma leveza no SER . beijos

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!