sábado, 5 de dezembro de 2009

Eles são melhores que eu...Que bom!


Ontem à noite tivemos um momento lindo aqui em casa!

Um jantar organizado por Caio e Lucas (meus filhos). Eles convidaram os amigos e os pais dos amigos, e uma amiga que é Chef de cozinha para fazer o jantar. Bom, a comida estava uma delícia, o vinho, a sobremesa...as conversas, mas a minha reflexão durante a noite não foi sobre isso. Todo o tempo do jantar que acabou por volta de 2h da madrugada, foi sobre o quanto admiro e ainda me surpreendo com meus filhos.


Acho que inclusive devo pedir desculpas a eles. Tenho a sensação de que ontem eles conseguiram me surpreender positivamente, ou seja, como posso não esperar, ou ser surpreendida por algo tão simples e lindo que venha dos meus filhos? Eu não deveria conhecê-los melhor? Será que os julgo pela aparência também? Será que minhas expectativas sobre eles são grande demais?Embora sempre tenha achado que os dois são demais, eles conseguiram ontem uma proeza...me surpreenderam.


Ser mãe de Caio e Lucas sempre foi uma das coisas mais deliciosas da minha vida. Já falei deles aqui nesse blog inúmeras vezes. Sou uma mãe apaixonada, e acho que eles enfrentam com uma certa tranquilidade os pais que eles têm, e pra ser honesta, eles enfrentam uma grande dose de projeção nossa. Assim como todos os pais, tentamos nos ver em nossos filhos, então qualquer coisa que se afaste muito disso, nos causa algum desconforto. Por mais consciencia que tenha disso, acabo sendo uma mãe clássica como outra qualquer.


Sempre estimulei neles a autonomia, o exercício da responsabilidade e da expressão. E eles foram fazendo isso, e foram se separando para existirem. Entretanto me dou conta de a medida que eles foram crescendo, eles foram fazendo sua escolhas, foram sendo aquilo que eles são, o que acho lindo...mas com isso, fomos sendo adultos demais...e fomos trilhando vidas independentes, separadas apesar de juntas.


Essa é uma separação necessária para para que o filho possa se encontrar como pessoa, e vejo que eles são quase heróicos nisso. Os pais precisam "morrer" no sentido metafórico, para que os filhos possam se transformar em adultos. Os pais precisam ceder espaço, para que os filhos sejam melhores do que seus pais já foram um dia. Os pais precisam enxergar isso, e precisam aceitar isso!


Ontem descobri que meus filhos são mais legais do que eu imaginava. Isso me deixa muito feliz, mas também me obriga e pedir desculpas a eles. Vi isso ontem com muita alegria e algum espanto, e o meu desconforto é por causa desse meu espanto. Porque eu me espantei com a maturidade, alegria, beleza e seriedade com que eles organizaram esse jantar? Porque eu me espantei com a beleza dos seus amigos e dos pais deles? Porque eu me espantei de ouvir outros pais sabendo coisas sobre meus filhos que eu mesma não sei?


Tive acesso à vida adulta e privada deles e gostei. Reconheço isso. Gostei muito do que vi. Sinto que perdi algo, quando em algum momento eles foram crescendo...mas que ganhei algo muito melhor...a visão dos meus filhos exercitando a vida adulta e suas relações.


Sempre disse para eles algo que pode parecer até cruel. Eu dizia que eles podia fazer o que eles quisessem , mas que a minha única grande expectativa é que eles superassem a nós, os seus pais. Que eles fossem melhores que a gente foi um dia. Porque eles estavam sendo criados sobre esse legado.


Estou imensamente feliz pois ontem meus filhos me superaram em muito!

Eles cresceram e foram muito melhores que eu. Ontem vi dois rapazes com amigos lindos, que são queridos pelos pais desses amigos e por suas namoradas. Rapazes que são abertos e conectados aos seus sentimentos, pessoas integras e que sabem construir e cultivar relações de afeto importantes.


Eles têm bons amigos, e uma pessoa que sabe construir relações assim, com certeza têm mais chances de ser feliz!


Namastê


Ludmila Rohr

8 comentários:

  1. Os filhos sempre nos surpreendem, isso é natural, mesmo que tenhamos a certeza de que eles foram orientados para o se sucederem bem na vida. Nossas crianças crescem, apesar de que aos nossos olhos (do coração) serão sempre "meninos" e "meninas". Parabéns pela sua prole.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dos amigos de Caio e sempre tive o maior cuidado em não interferir negativamente na relação que ele tem com essas pessoas. São relações muito intensas (principalmente entre ele e Assis e Simpatia). Gosto do respeito que demonstra pelas personalidades diferentes deles, pelo zelo que eles têm pela história de uma longa amizade (cinco ou seis anos para quem tem 21 é uma eternidade). Isso tudo é muito recíproco e é isso que me deixa mais feliz ainda. Caio conhece meus amigos (vitor, Grazi, Dayane) e tem o mesmo carinho que eu tenho por seus amigos. às vezes, Convido vitor para a casa de marta e misturamos nossos amigos. Eles se dão bem! Acho que a sincronia, o respeito, esse amor por todos que nos rodeiam mostra bem a grandeza do seu filho e também do nosso amor. Tenho certeza que você está muito orgulhosa e não é para menos. O que eu sempre digo para os amigos de Caio, quando ele chega e abre a porta com aquela "delicadeza" característica é que o coração dele é do tamanho dele: ROBUSTO! =)

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  3. AHA! Veja só como a "Blogosfera" é pequena !
    Lu !!
    Vou roubar sua expressão "(...) nosso coração tem um poder enorme de estabelecer vínculos com outros corações a partir da expressão sincera dos sentimentos (...) " . È isso mesmo , teria um monte de coisas para te dizer mais vou preferir dizer PARABÉNS pelo blog. BRAVO!
    Ainda ,(ainda!) não compreendi dizer com propriedade NAMASTÊ.

    Sou mais familiarizada com ALOHA. Portanto ALOHA para você e sua família =)

    O seu Espaço Mahatma vai ficar em boas mãos . Tatiana é uma querida . Uma pessoa muuuito especial cheia de energia e força .

    Um beijo enorme para você e muita, muita boa sorte e boa viagem !
    Voltarei aqui muitas outras vezes .

    Eninha

    ResponderExcluir
  4. Lud.......

    Que lindo sua percepção de mãe!
    Vi pelo lado de filha que passa por dificuldades com esta relação e tambem como mulher que vê na maternidade um grande desafio!

    ResponderExcluir
  5. Querida, sabe como sou objetiva, vc. diz que o Zack sofrerá longe dos jardins da sua casa e que o cond. nos EUA não aceita cães, então, sugiro a quem ficar vivendo em sua casa, já que vc. não quer alugar, que cuide do Zack já que ele tem sua rotina neste espaço onde passou a vida, assim, ele só sentirá a ausencia da família, é só uma sugestão, desculpe a entromissão, mas, acho que vai bem. Bj. de Nubélia

    ResponderExcluir
  6. Nub, isso seria assim...mas nao consegui ninguem pra ficar na minha casa...infelizmente, ela ficará fechada!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ludmila, tenho acompanhado sua mudança para USA. Acho que estou com um pouquinho de inveja...(brincadeira) Quero saber da sua auxiliar, se eu morasse em Salvador iria roubar ela para mim. Assim teria duas babás. Concordo com vc em como assim insubstituível??????????.... Seus filhos são uns amores, eu tb tenho um par de menina, que tb são uns amores na minha vida, e quando a gente observa as atitudes deles, eu penso: Acertei a mão em vários momentos.
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lud,

    que bom ler esse seu depoimento sobre os filhotes. Quero muito que a vida me conceda essa percepção de que os filhos cresceram e se tornaram pessoas melhores que os pais,
    um beijo grande
    Dulce Baleeiro

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!