quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O que queremos, Felicidade ou Alegria?


Desde que chegamos em SP que chove! Aqui simplesmente esqueceram que é verão, que estamos em janeiro, que devia estar quentinho...como é possível viver um janeiro tão cinza? Bom...gosto muito de SP, gosto da idéia de poder encontrar aqui tudo que precisamos, tantos lugares pra ir, teatro, restaurantes, lojas que vendem tudo!! Aqui eu encontraria todos os cursos que tenho vontade de fazer, com certeza encontraria livrarias e templos de todas as religiões, mas...pra que tanto? pra que tanta correria e mais ainda, quem disse que precisamos de tantas coisas?


Não sei se voces sabem, mas um dos segredos da felicidade é se ter tudo que se necessita, entretanto a compreensão disso é muito deturpada e, as pessoas começam a correr pra ter cada vez mais, por que a lista das necessidades vai aumentando de forma exponencial a medida que os anos vão passando. Acho que SP retrata isso melhor que qualquer lugar do Brasil. As pessoas aqui precisam de muitas coisas, correm o tempo inteiro...e o pior é que acreditam que a vida é assim. Como se não houvesse outra forma possível de viver.


Um fenômeno interessante acontece quando as pessoas daqui descobrem que sou da Bahia, de Salvador....elas produzem imediatamente um suspiro. Acho que no imaginário dos paulistas...viver em Salvador, é exatamente o contrário de viver em SP. Alguns acham isso fascinante, outros acham isso assustador, ou no mínimo estranho. Talvez eu perceba também algum tipo de julgamento ou desqualificação...como se não trabalhássemos o bastante...ou se vivêssemos de uma ilusão...sei lá...., sem nenhuma pretensão de fazer uma reflexão sociológica ou etnocêntricas, muito menos bairrista, mesmo porque apesar de adorar Salvador, às vêzes me sinto completamente irritada com seu ritmo e com sua obrigação de ser "alegre"....quero apenas refletir sobre necessidades, ou sobre as falsas necessidades que nos fazem correr o tempo todo e que especialmente nesse momento da minha vida me chamam atenção.


Se é verdade que para sermos felizes precisamos ter tudo que precisamos, penso que teremos que rever as nossas necessidades....talvêz reduzindo as necessidades estariamos mais felizes, ou isso seria mais possível. O Mahatma Gandhi questionou durante toda a sua vida, o que realmente era necessário...o que de fato precisamos? Dificilmente chegariamos a viver com tão pouco quanto o Mahatma conseguiu viver. No final da sua vida, ele havia reduzido tão drásticamente suas necessidades que quase não possuia nada além dos seus óculos que o permitiam ler o Bhagavad Gita, seu livro sagrado.


Poderiamos também começar a questionar o que é felicidade, pois talvêz exista uma confusão entre felicidade e alegria. Felicidade é fruto de uma Paz que é sentida dentro, no coração e na mente. Felicidade não está associada a nada especificamente....as pessoas felizes, simplesmente são felizes...elas não são felizes por que conseguiram alguma coisa, ou por que possuem algo...elas são felizes porque simplificaram a vida e o conceito de felicidade. Elas sentem paz.


Sou uma pessoa feliz...embora possua muitas coisas além do necessário, e tenha muitos desejos...sou uma pessoa naturalmente feliz....sinto que sou feliz mesmo quando estou triste, estranho né? mas é verdade! Acho que não sou muito alegre, mas sou feliz! Sou feliz por muitas coisas, ou por nada....e nesse momento, sou feliz porque meu marido foi ao banheiro e fêz cocô! (ele vai me matar quando ler isso!).
Namastê!
Ludmila
P.S. Estou no Taj Mahal nessa foto!!!! Uhhuuuu!!!






Um comentário:

  1. Queriiiiiiidaaaa......
    É esse seu jeito feliz que eu gosto de ver.
    Você é mesmo a pessoa que eu vejo em você:
    forte, animada, triste, humana, alto astral, corajosa, amedontrada, ansiosa, equilibrada e especialmente feliz.
    E eu fico ainda mais feliz por saber da recuperação de Judson.
    Diga-lhe que os detalhes que vc conta fazem toda diferença para sabermos que ele está se re-adaptando.
    AbraçOM
    Rosalice

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!