sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

COMO ENVELHECER BEM - ABRINDO O LEQUE


Tenho refletido muito sobre qual a melhor forma de envelhecer, mentalmente falando. As questões de saúde, atividades físicas e alimentação não serão abordadas aqui, sem querer com isso desmerecê-las, muito pelo contrário, mas apenas quero refletir como psicóloga e como mulher que já passou dos 50, que pretende caminhar de forma lúcida em direção a velhice. 

Percebo o preconceito quando o tema é tratado, as pessoas chegam a me perguntar se estou deprimida, ou com medo de envelhecer. Não estou deprimida, nem tenho medo de envelhecer. A velhice sempre me pareceu confortável e libertadora; mas tenho pânico da decrepitude mental, de me tornar uma velha congelada no tempo, presa a personagens que ficaram para trás, com defesas que perderam a utilidade, cheia de medos, desatualizada e repetindo com orgulho a mórbida frase que sempre vem acompanhada por muitas teias de aranhas: " sou do tempo que ...".  

Esse texto será o primeiro de uma série que se chamará: "Como Envelhecer Bem". Se vocês gostarem, compartilhem com outras pessoas maduras, que pretendem viver muito, e que não pretendem parar no tempo porque acreditam que a vida deve ser bem vivida, e cada fase deve ser celebrada. 

Observando pessoas depois dos 50 e que caminham para a velhice, me dei conta que os "Leques" comumente estão fechados, ou estão timidamente abertos. Chamo de "leque" os interesses, as habilidades, os conhecimentos. Pessoas chegam a essa fase da vida, fazendo bem algumas coisas, ou comumente, as mesmas coisas. Repetem com orgulho: " sempre fui assim!" , "Sempre fiz isso!", sempre isso, sempre aquilo... Nunca fiz assim! Nunca fui lá! Nunca experimentei isso! Muitos "sempres" e muitos "nuncas". Congelamento! 

Minha proposta para é: Vamos abrir esse leque?? 

Se nunca fez desse jeito, que tal experimentar fazer algo diferente? Se nunca provou aquilo, que tal provar? Que tal aprender caminhos novos? Que tal aprender coisas novas?? Que tal romper com o óbvio e fazer algo, ou de um jeito novo? 

Há quanto tempo você não aprende uma coisa nova??? Isso mesmo, APRENDER! Não se contente com o que você já sabe, aprenda algo novo!!! Estou falando de um idioma novo, que tal estudar espanhol?? Italiano??? mas pode ser também um penteado novo! Que tal mudar o seu estilo? Há quanto tempo não vai ao cinema? Lê um livro?? Que tal entrar em aulas de Dança? Aprender a costurar? Marcenaria? Pintura em madeira, louça, construir móveis, tapeçaria, cuidar de animais de rua, fazer uma faculdade??? 

Não entre no mérito da coisa em sim. Estudar crochê pra mim, teria o mesmo grau de dificuldade de cursar uma faculdade para algumas pessoas. Não interessa o que você pode incluir na sua vida, interessa é que você inclua!!! Curso de Mergulho? Aprender a cortar cabelos? Curso de Redação? Culinária, artesanato, jardinagem, moda, maquiagem, construir roteiros de viagem.... ler jornais, ler sobre culturas diferentes, estudar sobre pássaros, descobrir como criar galinhas, ou codornas, criar rosas, plantar temperos, estudar budismo, yoga, aprender a meditar....

ABRA O LEQUE!
Não faça sempre tudo igual! Aprenda algo novo a cada ano! 
Mantenha-se atualizado do mundo. Pertença a esse tempo! 

Os filhos cresceram? Ótimo!!! Agora é tempo pra você! 
Trabalhou muito e nunca teve tempo pra aprender a bordar? Agora é a hora!
Sempre quis ter um hobby, mas acha que era coisa de quem não tinha o que fazer?? Mude isso! Descubra o seu hobby, descubra o jeito de curtir a sua vida, e não infernizar a dos outros, ou viver a vida dos outros, ou esperar o tempo passar e as doenças chegarem.

Mantenha a mente aberta, flexível, capaz de aprender, de se rever, de se repensar, de duvidar de si mesmo, de abrir mãos dos "sempres" e dos "nuncas". A Mente precisa continuar a aprender, essa é a única forma de continuar jovem.







9 comentários:

  1. Ótimo! Quero saude e Serenidade!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Sinto um prazer enorme em abrir o leques e tenho uma infinidade de coisas que ainda quero fazer. Principalmente cursos!

    ResponderExcluir
  3. A importância de mantermos a mente aberta a novos desafios é fator essencial para que possamos envelhecer bem. Permitir-se novos desafios é bom demais. Recomecar sempre, melhor ainda. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  4. Com os exemplos que tive e tenho até hoje, acho difícil não abrir o meu leque após os 50.

    ResponderExcluir
  5. Muito muito bom! Também percebo a imensa liberdade, isso é tão prazeroso.
    Ana Liése.

    ResponderExcluir
  6. Estou abrindo o leque e não. Estou, estamos todos em devir. Obrigada Ludmila pelo texto.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito!Quero ser uma velhinha maluca no bom sentindo ...quero curtir a vida ao maximo me,desprendendo de tudo que um dia me prendeu!Nunca imagino esperando os netinhos e sim quw eles venham ao meu encontro em uma aventura!Quero ainda fazer alpinismo e quem sabe pular de paraquedas...será que eu arrumo toda essa coragem!rs

    ResponderExcluir
  8. Adoro aprender coisas novas, já fiz aula de italiano, faço academia, pinto telas não gosto de ficar parada.A vida é dinâmica.

    ResponderExcluir
  9. Ludmila,vc é demais.Capta muito do que muitas de nós pensamos da vida.O aprendizado constante me deixa viva realmente,vivo na busca de aprender algo novo todo dia.Faço inglês com uma turma massa.O nosso curso fechou,então fomos fazer aulas particulares.Estou com uma turma pra começar aula de dança de salão.Com outra turma aula de yoga.Fui atrás de um curso de psicologia transpessoal com outra galera.Busco turmas diferentes e com interesses diversos pra que possa entender a mim mesma,através de outros olhares.O que observo é que tem muita gente que está vivendo de verdade a vida e para essas pessoas a velhice está vindo com mais LUZ.A vida assim tem mais sentido.Um beijo da sua admiradora.Ah!As minhas turmas têm pessoas de idades diversas e é isso também que adoro.

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!