terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SEJA HOMEM, NÃO SEJA MACHO!


As redes sociais foram inundadas pela hashtag #meuamigosecreto , e creio que todos devem estar acompanhando de alguma forma. São pequenos relatos cotidianos de machismo explícito (alguns tão introjetados que nem são reconhecidos como tal), e tão rotineiros que causam um desconforto em qualquer um que dedicar alguns minutos para os lerem, porque provavelmente se você é mulher, já passou por isso, ou se é homem, já fez isso.  

Exatamente por serem tão rotineiros, são muito incômodos. Eles não falam sobre homens que estupraram mulheres, ou sobre monstros que espancaram ou assassinaram suas esposas e namoradas; eles falam sobre os machismos pequenos do dia a dia, cometidos muitas vezes em forma de piadinhas ridículas, que desqualificam o feminino e suas características, e julgam de feminazi (alusão a algo como fenimismo+nazismo, se é que isso é possível) as mulheres que não se submetem a isso, como sendo as chatas e mau humoradas, que levam tudo a sério e não sabem brincar.

É verdade, acho que não sei brincar mesmo. Não sei brincar quando os temas são Homofobia, Machismo e Racismo, e não me desculparei por ser "a chata" que não aceita brincadeiras rídiculas sobre esses temas. Não as aceito. Entretanto acho que todos tem o direito de serem racistas, machistas, homóbicos, imbecis, idiotas, ignorantes e o que mais quiserem ser. Assim como eu tenho o direito de ser intolerante com os que são. 

#meuamigosecreto diz que tem pena do meu marido, porque não deve ser fácil ser casado com uma  feminista. 

.... pois é, em homenagem ao meu marido, que não é macho, porque é um homem inteiro e que me ama também porque sou feminista e sei do meu valor como mulher e por isso crescemos juntos; em homenagem aos meus filhos que são homens lindos e tenho certeza absoluta que jamais desqualificariam uma mulher por ela ser mulher, e que não querem uma mulher submissa em suas vidas, porque também não são machos, são homens; em homenagem a Michael, filho de uma das minhas melhores amigas, que abre o coração publicamente e diz que ama, e que faria tudo pra ter seu amor ao seu lado; em homenagem a tantos alunos, clientes e amigos que tenho certeza que estão longe da pobreza afetiva dos machões, em homenagem a todos os HOMENS QUE NÃO PRECISAM SER MACHOS, porque decidiram que querem muito mais da vida, do que as misérias e migalhas afetivas que o machismo permite. Homens que querem amar e respeitar suas companheiras e companheiros, homens que disputam igualmente e de forma justa, com mulheres em ambientes de trabalho, sem usar golpes baixos, homens que educam suas filhas pra que elas se deem valor, homens que ensinam seus filhos a respeitarem as mulheres .... 

Em homenagem a todos eles, quero criar a hashtag #souhomemnãosoumacho .

Viva os Homens!!! Abaixo os machos!!! 


4 comentários:

  1. Excelente texto!!!!!
    O macho tem que se ostentar ao mundo, o homem age de acordo com a sua consciência.

    ResponderExcluir
  2. hashtag construtivo. adorei ..... passando ao meu filhote que em sua adolescência aqui em um país muçulmano não absorva uns absurdos que possa influencia seu caráter e conduta . bjs Lud . ótimo texto/

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto.Precisamos nos conectar cada vez mais com o universo de homens de verdade,que se permitem chorar e dizer que amam.Queremos esses homens de verdade que dão e pedem colo.Quantas vezes já ouvi piadas a respeito do meu marido por ele ter atitudes que vão de encontro ao que esses machos fazem.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto! Mais um tijolo nessa construção cultural. Surge um novo tipo de homem, mais respeitoso e mais sintonizado com a energia feminina tão necessária neste momento do planeta.
    Habitualmente recebo em consultório diversas situações, mais e menos graves, de machismo, por parte das mulheres e por parte dos homens. Em respeito à ética profissional, não fiz nem faço denúncias, em redes sociais. Mas percebo a campanha como educativa para muitos.
    ANA LIÉSE LEAL.

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!