segunda-feira, 22 de agosto de 2011

AO MESTRE COM CARINHO

Eu estava com 16 anos quando a conheci. Já se passaram 32 anos desde então. Buscava algo que fizesse sentido na minha vida. Eu era uma adolescente velha. Não tinha interesse algum em nada que as pessoas da minha idade tinham. A sensação era de ser uma E.T. Nada me atraía. Apesar de ser baiana, odiava carnaval e não era de festas, nem de multidão. Não suportava conversas que julgasse bobas e poucas coisas no meu mundo naquela época pareciam interessantes ou que valessem a pena para mim.

Havia lido algo sobre yoga e sobre a Índia. Entendi que queria muito conhecer aquilo. Queria para mim o mundo da meditação e do Yoga. Foi assim que a conheci. Ela era uma professora de yoga. Eu a amei desde o primeiro dia que a vi. Sua voz e sua energia me levaram a sentir algo que eu nunca havia sentido antes. Ela trouxe significado para minha vida e me levou a sentir que as coisas tinham um porquê. Eu senti que havia me reencontrado. Que eu havia encontrado minha alma e um caminho para minha espiritualidade se expressar.

Swami Shurimahananda não era uma pessoa comum. Ela era absurdamente forte e impactante. Tinha uma energia impressionante. Era impossível que ela passasse despercebida em qualquer lugar. As pessoas a amavam ou detestavam. Eu amei. Por muito tempo ela foi o meu mestre. Entendi que ela tinha muito a me ensinar e abri meu coração para aprender. Ela falava de Jesus apaixonadamente. Aprendi sobre Buda, Krishna, Babaji, Mahatma Gandhi, sobre os Mestres Yogues, sobre Kabala, Numerologia, Cristais, sobre os Chakras, percebo que aprendi tantas coisas que pude depois desenvolver e aplicar na minha vida que nem conseguiria listar. Entretanto consigo destacar que dentre tudo que vivenciei, o que aprendi de mais importante foi sem dúvida alguma sobre Karma Yoga, sobre o servir ao próximo, sobre voluntariado. Aprendi a amar o SERVIR. 

Por muitos anos fui voluntária no Plantão da Fraternidade, serviço fundado por ela. Atendíamos por telefone, 24 h por dia pessoas que buscavam carinho, conselhos e até mesmo aquelas que buscavam apenas serem ouvidas e sair da solidão. Amava isso. Amava ser plantonista. Amei muito. Servi e Amei muito. Como não ser grata a essa pessoa que me favoreceu isso? O Yoga e o Plantão da Fraternidade continuaram na minha vida até hoje, me tornei uma  Professora de Yoga e uma Psicóloga.

Ela tinha lindos e penetrantes olhos azuis que me acolheram tanto e por tantos anos. Ela celebrou meu casamento, viu meus filhos nascerem, foi testemunha da minha transformação de uma adolescente insatisfeita em uma adulta buscadora. 

Shurimaha não era uma pessoa fácil. Poderia fazer uma lista enorme de coisas que não gostava nela, mas não faria isso. Sou tão grata por tanto que recebi. Ela se foi desse mundo. Hoje só quero agradecer publicamente por tudo que ela me deu, e não foi pouco. Um mestre é aquele que ensina algo, e ela me ensinou. Tenho um histórico pessoal muito positivo e inesquecível com ela.

Um dia ela me deu um nome espiritual, me chamou Halina. As pessoas que me conhecem dessa época lembram disso. Amei esse nome. Ela me disse que Halina significava: "Aquela que dá sabor". Amei. Adorava ser Ludmila, que meu pai me deu ao nascer,  que significa "Amada pelo Povo" e amei ser chamada espiritualmente de Halina. Triste pensar que os dois se foram desse mundo quase que na mesma época. 

Ao saber do seu desencarne senti uma gratidão enorme no meu coração. Sou grata à vida por ter te encontrado e ter tido uma adolescência tão atípica que me fez a pessoa que sou hoje. Sou grata por ter vivido experiências tão fortes ao seu lado. Sou grata por por tantas coisas... que só posso dizer: 

Muito Obrigada Swami Shurimahananda por ter me entendido, respeitado e me amado até no momento que não consegui mais estar ao seu lado e te deixei.

Shanti....!

Halina


12 comentários:

  1. Fiquei profundamente emocionada com seu texto, Lud. Acho que não teria nada a acrescentar nem retirar às suas palavras tão precisas. Essa homenagem sincera e respeitosa diz muito do seu coração. Na verdade o que ficou foi o muito que aprendemos sobre a vida com ela, e os laços e vínculos que criamos com tantas outras pessoas especiais. Também sinto muita gratidão.
    ANA LIÉSE.

    ResponderExcluir
  2. Nunca esquecemos os nossos mestres. Isso é incrível. Eu fico fascinado com a ideia de que sempre há alguém para nos ensinar algo. Por mais que sejamos sábios em algum departamento, sempre haverá aquele(a) que nos surpreenderá com um novo aprendizado. A palavra mestre(a) é linda e sempre me emociona ao aparecer a minha frente.

    ResponderExcluir
  3. Q homenagem bonita...eu gostaria muito de ser voluntária em um trabalho assim para ajudar pessoas.
    O nome q ela te deu tem td a ver com o Cristo diz para sermos na bíblia:"sede sal da terra e luz do mundo" pq o sal dá sabor aos alimentos.
    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  4. Linda homenagem ,Halina,bons tempos aquele onde nos uniamos para ajudar ao próximo;sinto falta de todos aqueles momentos e muito grata por tudo que aprendi.Como você,recebi um nome iniciático lindo,Yanini,que me deixou muito feliz em fazer parte da Grande Fraternidade Branca Universal.
    Perdemos fisicamente nossa orientadora espiritual,mas nunca esquecerei a sua voz forte e ao mesmo tempo carinhosa,os seus lindos olhos azuis,as suas mãos quando nos tocava.
    Aproveitei o seu espaço Halina, se me permitir, para fazer a minha declaração de amor ao nosso mestre.Shanti Yanini

    ResponderExcluir
  5. Mais uma despedida, mais um desaparecimento, não tive uma convivencia tão proxima de Shurima, mas foi lá na casa da Pituba no ínicio dos anos 80 que a encontrei e fiquei fascinada com aquela mulher, Na época já com quase 70 anos e com um corpo de 30, fazia com desenvoltura e elegancia as posturas do Yoga e nos ensinava, conheci e aprendi a respirar e fiz com ela um trabalho terapeutico de grupo, ela me ajudou muito nesta minha vida. Obrigada Shurima, onde estiver. Shanti, Nubs

    ResponderExcluir
  6. Ao ver o título, "AO MESTRE COM CARINHO", voltei aos meus 17 anos, quando assisti esse filme no cinema de Alagoinhas junto com a minha turma de 3o.ano normal e da minha grande mestra, a nova diretora da minha escola - Irmã Nair. Um freira com uma luz incrível! Ela revolucionou aquele colégio de freiras tradicionais, sisudas, temidas. Fez festa na escola, cantou "Jesus Cristo" na igreja, além de nos levar ao cinema. Um escândalo para uma freira numa cidade do interior! E por isso ela só ficou dois anos. Tempo suficiente para eu amá-la e admirá-la tanto! Também fui escolhida por ela, quando me contratou para trabalhar na secretaria do colégio e fui me tornando sua secretária. Aprendi ali a profissão que me fez crescer na vida.
    Ela se foi precocemente, vítima de acidente, em 03/02/79. Cinco dias antes do meu aniversário e do nascimento do meu primeiro filho. Foi uma grande tristeza para mim. Mas ela deve ser aquela estrela que brilha mais forte no céu!
    Muita paz para as duas mestras!

    ResponderExcluir
  7. Fiz muitas aulas de Yoga com Shurima e vivi experiencias inesqueciveis no grupo de Yogaterapia! A casa da rua Piauí era muito linda, o Santuaário que beleza! Conheci pessoas que até hoje são importantes na minha vida!!!
    Agradeço a Deus por ter conhecido Shurima e pelos seus ensinamentos! Agradeço pela semente plantada em Salvador, o Espaço Mahatma Gandhi.
    Rita Portela

    ResponderExcluir
  8. Realmente, Shurimaha, foi um furação na vida de muita gente. Na verdade ela fez o nossos vulcões entrarem em erupção.E nos fizeram gente!!!
    Shanti Shurima! Shanti Halina.
    Um grande beijo

    Guio Nunes

    ResponderExcluir
  9. Homenagem emocionante!Os ensinamentos ficam e vc passando para o próximo o que aprendeu.A semente foi plantada,bem plantada.beijos
    Ale_SRN

    ResponderExcluir
  10. Lindo Ludmila.O sentimento de gratidão ao mestre que nos faz crescer e nem sempre apenas com palavras doces ,mas também com palavras enérgicas e nos que desperta.

    ResponderExcluir
  11. Quantas saudades Halina daquela tempo em que tive o privilégio de ter conhecido o Mestre e todos que faziam parte daquele grupo tão singular, a energia daquela casa deixa muitas saudades no meu coração e um espaço que nunca mais consegui preencher, fui feliz, aprendi, sinto muitas saudades de todos, daquele tempo que hoje só existe no nosso coração, obrigada Halina , e uma imensa gratidão meu coração tem por Shurimaha. Shanti. Tamima

    ResponderExcluir
  12. Nossa, Halina! Nem acredito que por acaso encontrei você!!!!! Estava procurando o significado do nome "Kamyr" (lembra dela?) no Google e terminei me deparando com seu blog! Não sei se ainda lembrará de mim. Vc foi minha mestre de Yoga, a única que tive! Foi tão pouco tempo, mas inesquecível. Tb lembro das reuniões na sexta à noite qado estudávamos Budismo...na época eu namorava Afonso (filho de Kamyr)...de lá pra cá tanta coisa já aconteceu!!! Hj moro em Natal e frequento a Nova Acrópole, local que tem me proporcionado aprender um pouquinho das grandes tradiconais orientais. Saudades...um forte abraço, Fernanda

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!