segunda-feira, 16 de maio de 2011

"SER FELIZ É UMA RESPONSABILIDADE MUITO GRANDE..."

 Essa é uma frase da incrível Clarice Lispector. Na verdade ela ainda completa e diz que : "Poucos tem coragem". 

Concordo. Parece uma ironia, já que o que mais se fala, e se busca é a felicidade. As pessoas gastam dinheiro com livros e mais livros de auto-ajuda em busca da felicidade. Fazem cursos de meditação, fazem psicoterapia e muitas outras coisas, em busca da felicidade. 

Cientistas pesquisam os hormônios relacionados a felicidade. Tentam criar medicamentos que ofereçam algum prazer as pessoas. Palestrantes ganham dinheiro ensinando as fórmulas da tão sonhada felicidade. 

É comum a associação de felicidade com beleza, riqueza, saúde, magreza, sucesso, casamento, filhos...etc.. Mas existem pessoas ricas e bem sucedidas, lindas, magras, saudáveis, casadas, com filhos e ainda assim, infelizes. Elas nos ajudam a desconstruir  essa crença.

As pessoas costumam reagir com estranhamento diante da notícia de que um famoso, ou um lindo que comete o suicídio, ou está deprimido, ou com Síndrome do pânico. Dizem: mas como pode? ele é tão lindo! ou , como pode uma pessoa rica e linda ser infeliz

Por outro lado também é comum nas falas prontas que afirmam que felicidade é incondicional. Que ser feliz é uma condição interna. Que as pessoas felizes são as desapegadas, ou as que não guardam mágoas, ou aquelas que tem uma capacidade de se renovar, a famosa resiliência. Que pra ser feliz nada é preciso, basta amar. 

Bom...acho que tudo isso deve ser verdade. Acho também que é muito complicado falar sobre Felicidade devido a simplicidade que isso exige.

Invariavelmente, no consultório, as pessoas me procuravam por que não estavam felizes. Reclamavam dos casamentos, dos empregos, das profissões, do país, da condição financeira...e por aí vai. Queixas de infelicidade justificada de várias formas. Percebia também que as pessoas que mais rapidamente começavam a fazer contato com a tal felicidade, eram aquelas que mais coragem e disposição tinham para mudar.

Aquelas que se apegavam às queixas ou que culpavam o outro por sua infelicidade, eram as que mais dificuldade tinham. Parecia que tinham um "gozo" na queixa. Sempre que eu oferecia alguma alternativa por via de perguntas, que pudessem levá-las a algum lugar diferente, elas respondiam que já haviam tentado, ou que eu não havia compreendido a dimensão do problema delas, ou que aquilo não ia funcionar. Facilmente a culpa era minha, como terapeuta de não haver entendido bem a questão, e escorregavam da terapia.

As pessoas que encaravam algumas mudanças, errando ou/e acertando, relatavam que se sentiam melhor, que sentiam-se mais fortes, mais animadas, mais encorajadas. Elas, pelo simples fato de fazerem algum movimento em suas vidas, sentiam-se mais felizes. Parece que o ato de "tomar as rédeas" da própria vida e serem agentes transformadores, trazia essa sensação.

Por isso tenho que concordar com Clarice, quando ela diz que nem todos tem coragem, por que é realmente preciso de coragem para ser feliz. É preciso coragem para assumir a responsabilidade pelas mudanças necessárias. É preciso coragem para deixar as queixas de lado e fazer o que deve ser feito. É preciso coragem para abrir mão das fantasias de completude, e ser feliz com o que se é. Deixar o "leite derramado" pra trás e ser feliz apesar das faltas, apesar das dores.

Quando perguntado sobre o que era Felicidade, o Dalai Lama responde: "Que morram os avós, os pais e os filhos. Nessa ordem". Isso é felicidade, que a vida corra seu percurso natural. Simples assim.


Ludmila Rohr

10 comentários:

  1. "As pessoas que encaravam algumas mudanças, errando ou/e acertando, relatavam que se sentiam melhor, que sentiam-se mais fortes, mais animadas, mais encorajadas. Elas, pelo simples fato de fazerem algum movimento em suas vidas, sentiam-se mais felizes. Parece que o ato de "tomar as rédeas" da própria vida e serem agentes transformadores, trazia essa sensação."

    Ludmila, você descreveu exatamente qual a sensação das pessoas que buscam, tentam, erram, mudam...enfim, na tentativa de sair daquela situação inicial, de ser agente transformador e ativo em sua própria vida. Afinal, do que adianta reclamar, se queixar, ou colocar a culpa no outro, se tem algum ganho com aquela situação?Podemos falar nos ganhos primários e secundários que aquelas pessoas "queixosas" tem na situação, não é verdade? Acho que a felicidade é uma busca constante dos seres humanos, não é a toa que tem muita gente "ganhando" com a venda de "falsos" ideais de felicidade. As pessoas devem sempre estarem felizes(o tempo inteiro), não se tem lugar para o luto, para a tristeza(coisas naturais dos seres humanos),pois já significa algo "pior", mais sério para a sociedade. É um tema muito interessante, e que tem muito o que se refletir.
    Parabéns pelo texto!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muitas mudanças são dolorosas demais. Tem gente que acha que não tem coragem para mudar, mas se parar para pensar, viver infeliz precisa de coragem também. Eu lutei corajosamente durante muito tempo infeliz. Até que optei pela mudança.
    Ah como é doce o sabor de uma audaciosa mudança.

    ResponderExcluir
  3. Creio que a felicidade está em tudo na nossa vida,só depende de como olhamos para ela.bj Ale_SRN

    ResponderExcluir
  4. Li outro dia que coragem vem de agir com o coração.Então quando não temos coragem estamos bem longe de ouvir o nosso coração.Será então que quando temos taquicardia é um sinal do nosso coração para nos chamar atenção do que estamos fazendo com a nossa vida?

    ResponderExcluir
  5. Ludmila, incrivel coincidencia... hoje mesmo estava pensando sobre isso, em como eh triste vivermos a experiencia de permitir que nos tornemos refens da nossa propria vida. Pq acredito que eh dessa forma q as pessoas q se pwermitem viver lamentando os erros e achando justificativas p sua infelicidade se sintam. Era dessa forma que me senti algumas vezes na minha vida! Como se a gente estivesse sentado numa plateia, entristecido e apatico, aceitando de forma submissa o rumo que a vida dah a nossa propria vida! Nn acredito de forma alguma q numa situacao como essas exista felicidade, o que nn significa q nn seja necessaria ao proximo passo da caminhada... Mas se ficarmos ali, sentados, nem se a gente virar o teatro de cabeca p baixo a peca vai ter um final feliz. O final feliz vem da disposicao da gente se levantar, mesmo que precise se rebelar contra as amarras da acomodacao que insistem mtas vezes em nos prender. Como vc mesma disse e eu mtas vezes penso : eh fundamental sair da plateia, pegar as redeas da propria vida. Ser o ator principal da sua historia... mudando, aprendendo, acertando, errando... nn importa. o que importa eh q a gente nunca desca do palco!
    Um gde beijo!

    ResponderExcluir
  6. ... Mais do que uma responsabilidade, é um presente que devemos nos dar todos os dias... Ser feliz é um exercício diário que envolve tolerância, superação, busca, reconhecimento e aceitação.
    Acho que a ilustração desse post deveria ser o sorriso da autora... Aura feliz!

    ResponderExcluir
  7. Lu...como eu precisava dessa bofetada hoje!
    Gratidao pelas palavras, gratidao pelo chamado gratidao...
    Bjim no coração, G.

    ResponderExcluir
  8. Ou seja a coragem esta em cada um. Por isso ainda que muitos procurem terapeutas e mais terapeutas... eles estão para apoiar e auxiliar, mas se a pessoa não buscar aquela força dentro de si do lugar não irá sair.
    É preciso buscar ajuda, mas além disse é preciso se esforçar a encontrar a felicidade.

    Boa postagem...muito bom!

    ResponderExcluir
  9. lud concordo plenamente com voce... nao que eu seja essa corajosa toda e nem que eu nao me queixe das coisas mas sei que tudo o que voce escreveu é a mais pura realidade que precisamos também deixar as coisas correm no seu tempo correto e viver o presente bem.saber ser feliz com o que tem com o que é e assim outras portas se abrirão para o melhor e as coisas tenderão a melhorar por que voce sta feliz, se aceita, ama enfim... Amei suas palavras... Me enriquece sempre me faz refletir sempre... Deus lhe abençoe- carol- artemis(mahatma)

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito q muitas pessoas nao conseguem ser felizes, simplesmente pq vivem perseguindo esse sentimento como se existisse uma fórmula para alcancá-lo.
    Pra mim, não existe felicidade plena mas momentos felizes que fazem toda a diferença. Felicidade plena será apenas quando estivermos no Céu com Cristo.
    Bjs e fik c Deus. Tem post coletivo e selinho no blog!!!

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!