quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Happy Thanksgiving, e o Rio?

 Hoje é feriado aqui nos EUA. É o Thanksgiving Day. Dia de agradecer. Acordei disposta a entrar no clima desse feriado norte-americano. Dei uma lida na história desse dia e de como ele foi se tornando um feriado importante para os estadosunidenses.

Gosto de vibrar gratidão, então pensei que seria muito fácil entrar nesse clima. A gratidão é um sentimento tão forte em mim que pensei que seria muito fácil permanecer com ele o dia inteiro.

Costumo dizer que Gratidão é o sentimento mais prazerosos para o corpo, ele é confortável. Toda vez que vibramos na sintonia da gratidão, nosso corpo relaxa e produz uma sensação confortável de prazer. Nada que pareça com a sensação corporal de um orgasmo, ou da paixão...ou mesmo até da alegria. A gratidão é confortável como um cobertor quentinho em dia de frio, ou um banho refrescante em dias de calor. As pessoas felizes, são necessariamente pessoas gratas, e as infelizes, com certeza são aquelas que não conseguem ser.

Pois é..acordei assim...tocada e conectada com essa vibração, e resolvi escrever sobre isso, até que liguei o computador e me deparei com a situação no Rio de Janeiro. Cenas chocantes, polícia, traficantes, uma verdadeira guerra ao vivo..sendo transmitida para a mundo. 

Na mesma hora, meu corpo ficou tenso..meu coração apertou...minha respiração deu uma travada..a desconfortavel sensação do medo e indignação me tomou. Indignação e apreensão..sentimentos que me trouxeram de volta pra o mundo real e duro que o Brasil vive agora.

Estou aqui tentando agradecer pela vida e pensando naquelas pessoas com seus filhos e seus velhos que moram nessas favelas agora.

Estou aqui tentando agradecer por minha mente lúcida que pode distinguir o bem e o mal, e pensando nas pessoas que estão em pânico no Rio nesse momento.

Estou aqui tentando agradecer pelos meus filhos lindos e saudáveis, e penso nas mães desses traficantes que não tiveram nenhuma chance de educá-los. Sem querer associar pobreza a marginalidade, pois marginal rico é o que não falta, assim como pessoas do bem que cresceram na maior absoluta pobreza. Entretanto, mãe é mãe. Penso nas mães dos policiais que sabem ter seus filhos em uma verdadeira guerra.

Estou aqui no meu conforto pensando em agradecer por isso e pensando nos moradores trabalhadores e do bem, que vivem nas favelas que estão sendo ocupadas pelos traficantes e pelos policiais e que são reféns dessa situação caótica.

Queria tanto hoje só agradecer...queria tanto hoje só falar de coisas lindas...do Amor, da Vida...essas coisas...mas só consigo pensar que a vida é muito dura nesse momento para as pessoas que vivem nas favelas do Rio e que torço muito para que os danos sejam os menores possíveis, e que as autoridades possam perceber que a Impunidade é o grande mal do nosso país,...com nossos políticos corruptos, com nossa sociedade rica que mantém o tráfico vivo, com a justiça lenta  que permite que criminosos estejam nas ruas... Sociedade sem educação e onde a impunidade é comum, não vai pra lugar algum!

Happy Thanksgiving!

Ludmila Rohr

2 comentários:

  1. "Sociedade sem educação e onde a impunidade é comum, não vai pra lugar algum!"
    Esta frase resume tudo....estou chocada com o que esta acontecendo no Rio....mas era o esperado.....infelizmente....
    Vc fez a sua parte.....educando seus filhos e mostrando para muitos qual o caminho a seguir....luz!!!
    Continue assim....vc escreve com a alma....coloca no papel a que muitos pensam....

    ResponderExcluir
  2. A sua frase "Sociedade sem educação...." é mais profunda do que parece. É mais enraizada do que parece, não seria somente um desabafo como parece.

    Nos somos um pais com muita educação, mais educação para aqueles que podem, e querem continuar no poder.

    Diminuir a qualidade da educação, as oportunidades, e manter o poder da informação e do aprendizado para aqueles que 'podem' é o maior crime. Isso é Brasil, isso é herança de Portugal que ainda não conseguimos reverter.

    Os Portugueses trouxeram nepotismo, corrupção, e elitismo. Eles so queriam explorar o Brasil e não desenvolver. Tinham instituições de educação para os filhos e para os militares. E só. Para manter os escravos e os menos favorecidos nos baixos escalões.

    Nos ainda presevamos isso, claro de uma maneira menos gritantes e não "ilegal". Mas quem tem mesmo bons estudos no Brasil em grande maioria são os ricos. E ai chamamos de criminosos as verdadeiras vitimas.

    Sou educadora e ja pesquisei muito sobre a educação no Brasil (em livros e pesquisas de fontes fora do Brasil). E é triste a verdadeira 'historia'.

    Abraços, muito bom o seu artigo. Gratidão é sim, um sentimento "transcendental".

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!