sábado, 13 de março de 2010

Escolho a beleza das flores!!!


Moro em Houston, no Texas, desde dezembro, voces sabem disso. Sou baiana, nasci e me criei em Salvador. Adoro minha cidade apesar de todo o seu caos. Muitas vezes falo mal de Salvador e do Brasil, mas só eu posso falar, sou como uma mãe de bandido, sei das coisas ruins da minha cidade, mas se alguém falar mal dela, vou defendê-la.

Tenho viajado e conhecido alguns lugares no mundo e não tenho uma visão romântica com relação a nenhum deles. Estou gostando muito da minha experiência aqui nesse país, mas também consigo ver coisas, que para mim, são assustadoras. Não gosto da padronização das casas, das lojas, dos ambientes..não gosto de como as regras estão acima das pessoas, embora reconheça o quanto isso funciona, mas vejo também o quanto aniquila o indivíduo.  

No Brasil o individualismo está tão acima do coletivo, que vivemos o caos da esperteza que gera o desrespeito aos direitos de todos. O ditado que mais odeio e que representa tão bem isso é: "Farinha pouca, meu pirão primeiro". As pessoas querem se dar bem, em detrimento do coletivo. Querem se dar bem, mesmo que tenham que passar na frente do outro. A pessoa acha que pode estar acima das regras, e isso é assustador também.

Nunca achei que existisse um lugar no mundo que fosse perfeito. Nunca tive a ilusão da existência de Shangrilá, e nunca o busquei fora de mim, porque sempre soube que o meu Shangrilá está dentro de mim, e esse, só eu posso acessar! Então posso ter uma visão tranqüila dos lugares que conheço e desse que moro agora sem paixões, porque o que conta pra mim são as experiências e não as paisagens.Posso inclusive, tranquilamente mudar de paisagens, pois não procuro nelas, nada que já não tenha encontrado dentro de mim.

Esse é o tema desta postagem, porque cada vez fica mais claro pra mim, o quanto as paisagens são semelhantes, mas o quanto as experiências são absolutamente diferentes! Posso viver no mesmo lugar com outra pessoa e descrever esse lugar de forma absolutamente oposta da outra pessoa, porque minhas experiências foram diferentes, porque meu olhar sempre virá carregado do meu perfume interno, das minhas paisagens internas...

Não temos poder sobre as paisagens externas, mas temos muito poder sobre as experiências. Não posso mudar o lugar que estou, mas posso mudar o meu olhar, posso decidir buscar experiências que me enriqueçam, posso escolher crescer e aprender coisas, ao invés de julgar e criticar. 

Não é a melhor escolha, olhar outra cultura e julgá-la com o olhar da minha cultura, em sociologia isso chama-se etnocêntrismo. Perco tempo quando julgo outra cultura, ou mesmo outra pessoa a partir dos meus valores. Posso olhar as "paisagens" (lugares, pessoas..tudo que está fora de mim), e perceber como elas reverberam dentro de mim...como as percebo...como as sinto. Isso é bom, mas isso não produz uma verdade absoluta, isso é apenas minha experiência.

A primavera chegou nos EUA. Nunca morei em lugar que houvesse primavera, então tem sido uma experiência mágica. As flores simplesmente começaram a brotar por todos os lugares. As cores são lindas. Tudo muito encantador... Fico muito feliz de ver algo assim e de poder falar sobre isso. A primavera é linda! Junto com a beleza da primavera, vieram meus espirros. Espirro o tempo todo. Percebo que tem algo a ver com as flores que estão em todo lugar. Percebo também que posso começar a culpá-las pelos meus espirros...e transformar a linda primavera em uma vilã na minha vida. Calma...., pois definitivamente, não farei isso.

Que venham as flores, e se o preço pra ver esse espetáculo for espirrar muito, que venham os espirros! Cada vez que eu espirrar pensarei nas flores e o quanto elas estão encantando minha alma e saberei que é um preço justo...justíssimo!

Namastê


Ludmila Rohr

P.S. Hoje viajaremos para conhecer Washington DC. Faremos mais um contato com o novo aqui nos EUA! 


7 comentários:

  1. Passei por essa experiência em Portugal. Bastou dizer que chegou a primavera e as flores brotaram nas árvores, nos jardins, nas estradas, em todos os lugares. Fiquei admirada, porque aqui no Brasil as estações não são tão definidas assim. Foi maravilhoso!
    Gelia

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu já vivi muitos momentos onde culpei alguém ou alguma coisa por não estar bem. Mas não demorou muito para eu perceber que absolutamente tudo que vivemos podemos transformar. Nós temos esse poder quando acreditamos nisso. Obrigada por me lembrar essa mágica que temos dentro de nós. Muito bonito o texto. Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto e gostaria de poder envia-lo para uma pessoa em especial, que está próxima de mim e que não consegue perceber nem um pouquinho isso.
    Fico sempre feliz de ver sua coerência!
    E o modo como você vai driblando as situações.


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eliana,

    Enviei pra quem vc quiser e precisar...

    Estou precisando falar com vc. Liguei pra sua casa e deixei recado..parece que falei com um amigo de Lucas. Nesse momento tô viajando, estou em Washington, assim que chegar tento ligar outra vez!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Bom texto! a ordem e o amadurecimento encontrado em outros países muitas vezes nos esconde problemas essenciais, como por exemplo: sentimento, solidariedade, humor, sorrir para alguem sem motivo, conversar casualmente, dividir, enfim, é o outro lado da moeda. Em nosso país acho tudo possível e legal de conviver, o que me deixa triste ultimamente é a violência, o medo, isto sim! é uma grande problema. Quando viajo, principalmente para Portugal, que não é uma grande potência, sinto prazer em andar nas ruas e nos transportes coletivos a qualquer hora do dia ou da noite, é relaxante, nunca sinto medo, ai sim, passa por mim o desejo de viver num lugar assim... mas, logo caio na real, lá serei sempre "a brasileira ou a latina", aqui sou a cidadã dona deste país mesmo que o desejo de viver por lá seja uma constante.....é muito difícil para mim fazer esta opção definitiva, sonho que seria feliz se dividisse o tempo entre estes dois países, mas ai vem a parte econômica, então, opto por passar 1 mes a cada ano, amo aquela terrinha, ai Jesus!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Vitória do OBAMA! reforma muito importante para o povo americano no sistema de saúde, vamos esperar que seja definitivamente aprovado, como falou o Michael Moore via TV esta semana, grande defensor de um sistema de saúde Universal para EUA, embora este projeto seja um grande avanço ainda está longe de ser o ideal, comparado com países como Canadá, França, Espanha etc. De qualquer forma parabéns ao Congresso americano por ter entendido. Vou marcar com a Anne um encontro terapêutico para abril. Tenha uma boa semana. Bj. Nubs

    ResponderExcluir
  7. A primavera me encanta!Uma das mais belas estações.
    Acredito que nós podemos nos adaptar e tornar o lugar perfeito para nossa vida.Sem que nossas frustrações sejam associadas as pessoas ou lugares. Nós que somos responsáveis por aquilo que nos cerca.
    Beijos
    Ale_SRN

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!