segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Chama Sagrada que me guia!


Aqui nos EUA somos convidados a consumir o tempo inteiro. Muitas coisas lindas e baratas. É realmente para enlouquecer qualquer um. Roupas, objetos de casa...e coisas que nem imaginava existir....eles vendem, são bons nisso...Eles vendem e nós compramos.

Eles são muito bons também em criar necessidades, de repente me pego caindo na armadilha de pensar que "preciso" muito de algo que eles me oferecem de forma ostensiva e sedutora. De repente, algo que nunca imaginei existir e que poderia passar a vida sem, passa em um segundo a ter uma necessidade impressionante.

Estou meio paralisada com as compras. Gosto de comprar, sempre gostei, mas quando vejo muita coisa, muita oferta, fico meio confusa, fico quieta, parece que meu desejo desaparece...consigo ver como aquilo é demais e desnecessário, e consigo me reconhecer vivendo e existindo tranquilamente sem aquilo.

Bom...preciso confessar algo nesse pais, do consumo escancarado, me fisgou.

Estou completamente seduzida, encantada e cooptada pela idéia das velas. Eles vendem muitas velas aqui...elas são lindas, perfumadas...maravilhosas. Existe um sentido para eles gostarem tanto de velas, de fato nem sei se eles gostam...não entrei em casa de americanos, mas eles vendem muitas velas...eles precisam delas. As casas aqui ficam o tempo todo fechadas e as velas aromatizam os ambientes...elas são de fato importantes. Entretanto, eu só entendi essa "necessidade" depois de ter sido completamente seduzida por elas...eu de fato não sabia porque eles usam tantas velas...e comecei a comprá-las e a acendê-las..

Compro velas em todos os lugares. Passo muito tempo na seção de velas nas lojas. Compro suportes diferentes para elas, copinhos lindos e de várias formas e cores....comprei acendedor (nunca vi fósforos aqui)...e hoje comprei um instrumento para apagá-las também.

Tenho uma história com as velas que começou na minha adolescencia. A 1ª técnica de meditação que pratiquei na vida (com 16 anos) foi o Samiami, que consistia simplesmente em focar a visão na chama de uma vela e observar de forma atenta tudo que acontecia com a minha mente. Eu simplesmente passei muito tempo contemplando a chama de uma vela.

Pratiquei por muitos anos, diariamente essa técnica que me deu um excelente nível de concentração, que me ajuda hoje em tudo na minha vida. A contemplação passiva da chama de uma vela, vai aquietando a mente, desacelerando os pensamentos e as atividades corporais também. Podemos chegar a um ponto de atenção plena e alta concentração.

As velas trazem para mim um sentido simbólico também. Elas representam o calor e a luz em meio a escuridão. Sinto como se elas sempre estivessem me sinalizando para onde ir, elas sempre me acalmam e me levam a introspectar. Não consigo ver uma vela acessa sem que algo dentro de mim seja despertado. Elas são mágicas para mim!

Continuarei a comprar velas, porque sinto que elas me conectam com a minha chama interna, com a luz que existe em mim, com a centelha divina que mora nas camadas mais profundas do meu coração. Elas me levam para um lugar dentro de mim no qual preciso de um guia...um lugar escuro e quieto...quentinho e aconchegante...um lugar que só posso chegar sozinha e certamente com uma chama sagrada fica muito melhor!

Namastê!

Ludmila

6 comentários:

  1. Bom dia, Ludmila. Vc com as velas e eu com os incensos... adoro queimar um incenso, gosto do aroma que vem com a fumaça... não me ligo muito com as indicações constantes nos rótulos, todo incenso pra mim é gostoso, deixa o ambiente melhor. Quanto às compras, cuidado... hehehehe
    Boa semana, fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Estou acompanhando o seus passos e torcendo para que voces sejam felizes aí!!!
    Comprar é bom, mas devemos resistir às compras compulsivas.
    " O bom caminhante não carrega bagagem"
    Beijos,

    Rita portela

    ResponderExcluir
  3. adoro as velas tambem!

    Quando era bem crinça e meus avós moravam em um sítio sem energia elétrica, iamos visitá-los e ficar a luz de velas, de lampiões e lamparinas, era maravilhoso !

    Ainda acho a penumbra da vela o tipo de luz mais encantador........ TUDO fica mais lindo com esta luz...rs

    E tudo fica mais bonito tambem com a sua luz.

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu cresci com as velas...na fazenda onde eu morava não tinha energia elétrica. Era uma festa acender e apagar as velas quando eu era criança.Eu ficava horas olhando para a chama das velas. Parecia mágica, eu ficava imaginando muitas coisas que pareciam reais. Acho que foi assim que aprendi a gostar de velas...hoje tenho muitas velas na minha casa, e o perfume que elas exalam...uhuhuhmmmm...maravilhosos. Continuo vendo magia nas chamas das velas...sonhos...reais...

    ResponderExcluir
  5. ...gosto de ler o que vc escreve, sempre que posso passo o olho no seu blog... ah, sou Capricorniana tb! (15 de jan.)
    Puxa que bom vc ter despertado para as velas! Não vivo sem elas, sempre foram muito presentes na minha casa. As vezes digo assim: não entendo como as pessoas vivem sem velas!
    Em todos os lugares da casa temos vela, penduradas, no chão, sobre os móveis, em banheiros, cozinha, entrada da casa, nos quartos todos e na sala... puxa, tenho umas 20 só na sala, sem exagero nenhum. Agora a mesa tem uma coleção de canladelabros diferentes, lindos!!! Amo acender todas ao cair da tarde (sempre), acender um incenso (bom!), sentar com uma xícara de chá de erva-doce, um som baixinho e tranquilo e ficar simplesmente contemplando tudo durante um tempinho.
    Receber amigos com velas é uma tradição.
    ...ah, vc já tomou banho somente a luz de velas? Estou tão acostumada a fazer isso que raramente acendo a luz do banheiro para tomar banho... fazia assim com Danilo e Felipe qdo ainda eram bem pequenos e virou um costume aqui em casa!
    ...já namorou com o quarto cheio, cheio mesmo de velas? Maravilhoso!
    Pena que as velas perfumadas encontradas aqui em SSA não valem a pena. São caras e geralmente não queimam bem, exceto as de citronela. Geralmente compro as pequenas em quantidade. Tenho 2 baús antigos pequenos cheinhos de velas, sempre! Vela não faltar na minha casa, nunca!
    Beijo de Tita

    ResponderExcluir
  6. Oi Tita!!!!

    Que bom saber que vc tá por aqui tb!!

    Bom...as velas tem sido minha paixão aqui nos EUA.
    Elas são lindas, perfumadas, baratas...de todos os tamanhos, formas...afe!!! Tô ficando doida por elas...
    não posso ver uma vela linda e não comprar!

    Essa mágia já me fisgou!

    bjos

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!