domingo, 13 de dezembro de 2009

Acarajé e praia!


Bom...acho que já disse aqui inúmeras vezes que nasci e vivi a vida inteira em Salvador na Bahia. Acho que isso é uma benção, uma questão meritória. Tenho a sensação de que nascer em Salvador nos dá um perfume especial.


Falo muito mal da minha cidade, consigo ver um monte de defeitos, mas não suporto que alguém que não tenha nascido aqui, fale mal dela. Salvador é mítica, é especial...acho que não existe lugar melhor e pior no mundo. Simplesmente amo.


Sempre que viajo fico encantada com os lugares que conheço. Voces que me acompanham nesse tempo de vida deste blog, já leram sobre meus encantamentos por Veneza, pela Toscana, por Paris...amei e declarei aqui a minha paixão pela Alemanha...e adorei Houston, a cidade onde a partir do dia 22 de dezembro morarei. Sempre que conheço um lugar e me apaixono, fico com muita raiva dos defeitos de Salvador, mas como uma mulher apaixonada, logo logo esqueço e me rendo à paixão.


Nesses últimos dias aqui tenho me dedicado a ir a lugares que acho que sentirei saudade. Tenho feito uma lista na minha mente de coisas que sentirei saudades, e as primeiras da lista, ironicamente são: Acarajé e praia!


Por que ironicamente? Porque nunca vou a praia e dificilmente como um acarajé.


Normalmente vou a praia no dia 1º de janeiro, todos os anos para um rápido mergulho...e depois disso, nunca mais. Passo o ano inteiro sem ir à praia! Isso parece uma piada, já que nasci perto da praia e moro em frente. O mar sempre foi algo adorado, temido e reverenciado. Entretanto, não suporto a praia, é verdade, adoro o mar, mas não suporto a praia. Não suporto calor, barulho de muitas pessoas, o sol queimando minha pele..mas adoro uma praia dos meus sonhos...que seria sem agitações, sem o calor do sol...e com água quentinha pra mergulhar...


Bom...sentirei saudade de ver a praia. Como moro em frente, vejo o mar todos os dias, na ida e na volta do trabalho...adoro ir na Barra ver o pôr-do-sol...adoro a visão do mar..adoro mesmo.


...e o acarajé?

Amo. Amo mas não como. Fico absolutamente indignada quando alguém diz que não gosta de acarajé. Acho uma delícia incomparável. Acho que que o criou e as pessoas que o desenvolveram são gênios. Como pensar que uma massa de feijão, frito no dendê bem quente ficarei gostoso? Como imaginar o Vatapá que o recheia? camarão seco? afe!!! Muito bom!!! Que pena sinto de quem nunca provou um acarajé bem feito e quentinho.


Agora que passarei algum tempo longe da praia e do acarajé sinto que a saudade será grande. Sinto que gostaria de ter comido acarajé todos os dias da minha vida (esse ano comi só um!!!!)...sinto que deveria ter ido à praia e comido acarajé lá!!!! Porque quem não viveu esse prazer de comer um acarajé na praia, não sabe o que é a felicidade!


Acarajé e praia. Como sentirei saudades disso!

e mais ainda da combinação sagrada dos dois!


Namastê!


Ludmila Rohr
P.S. na foto, com a boca suja comendo o único acarajé desse ano! e quem sabe dos 2 últimos anos!


7 comentários:

  1. Esqueceu um detalhe:
    acarajé + coca-cola(bem gelada) + praia = mistura baiana porreta da boa!

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Eu não nasci em Ssa, mas, me sinto baiana de verdade, amo de montão a Bahia, todos os lugares que morei fiz meu acarajé e abará, acho que a comida baiana é a mais gostosa de todas, Não vou dizer que sentirei saudades suas porque já a sinto faz tempo, você é minha mestra para sempre,amo você e sua Yoga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem adoro o mar, mas não aguento muito sol.
    Lembrei do Bloco do Jacu!!!
    "Tomara que esse ano eu te encontre de novo
    No meio da rua, no meio do povo
    Mortalha ensopada de cerveja até o pé
    E a boca lambuzada de acarajé"
    Ainda comeremos muitos acarajes!!! Axé!|!
    Rita Portela

    ResponderExcluir
  4. Entãooo é isso "mexxxmo"...Acarajé + praia = Carioca Felizzzz!!!O único acarajé do ano... bom saber q dividi esse momento com vc!!Mas sinceramente não ennntennnddoooo como consegue ficar sem comer essa coisa maravilhosa por tanto tempo, ainda mais qdo se tem uma barraquinha em cada esquina...ainnn é d matarrrr!!!!
    Salvador, sinônimo de alegriaaa, inspiração para arte e para grandes escritores, como não sentir saudades desse lugar mágico??? SALVADOR É LINDDDDOOOOO
    Ô minha amiga liinndaa(baianes), desejo q sua nova casa, sua nova vida seja abençoada, q vc leve toda essa energia boa pra Houston e sejam todos muito felizes...Ah, não deixe o gatão, leve-o com vccc!!!bjoksss

    ResponderExcluir
  5. Lud, estou viajando com o amado daqui a poucas horas, vou mas, volto. Para vc. e familia um bom Natal e ano novo bem curtido em Nova York, deve ser um disbunde. Este novo ano traga boas energias, saúde e paz. Bjs. Nubélia

    ResponderExcluir
  6. Lud, tu sentira falta de muitas coisas, mas tu tem algo que num te faz esquecer: AS LEMBRANÇAS, tu pode num estar em Salvador comendo acarajé ou na praia no primeiro do ano, mas vai estar com a tua família em todos os momentos.. Acarajé é bom e saboroso mas a família é um sabor sm explicação.. Boa viagem pra tu e pra tua família e TE AMO LUD...

    ResponderExcluir
  7. Querida Prò, nao sei se vai lembrar de mim, mas era sua aluna de cachinhos! rsrsr Karina, filha de Ana... Tenho muita saudades do Mahatma, das aulas de Yoga, de Ane, de Tati e de voce! Ainda agora, lendo o seu blog, me identifiquei com muitos temas, inclusive esse: partir! Estou morando em Bergamo, Italia e nao pude deixar de rir quando li na sua lista de "saudades" acarajè e praia! rsrsr sabe que essas sao as minhas saudades tambem? rsrsrs Comi tanto acarajè antes de vir, que nao sei como nao tive um troço! rsrsr Partir nos deixa apreensivos, com frio na barriga... mas é bom para nos encontrarmos com nòs mesmos! Da uma sensaçao de criar raizes e sermos inteiros em qualquer lugar... Outro dia me peguei dizendo: falata comprar uma calça jeans, falata limpar o chao do banheiro, falta fazer mercado... Depois disse em voz alta pra mim mesma: Nao seja boba! Nao falta nada! ta tudo certo! A gente tem mania de falar assim antes de começar cada frase! Nao falta nada!
    è isso ai! Estou feliz e sou grata por ter feito essa escolha de partir e me buscar! E de ver que a vida em SSA continua sem mim, e que eu continuo comigo! rsrsers
    Muito bom ler sobre seus pensamentos! Gosto muito de voce! Sei là! Empatia e simpatia!
    Seguirei voce no seu Blog e espero que voce visite o meu que sairà do forno em alguns dias... Sao cartas que escrevos para as pessoas queridas do Brasil de um lugar que criei na minha imaginaçao: Solarma!
    Um beijo grande!
    Karina.

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!