sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ninguém é insubstituível. Como assim????

Tenho vivido momentos bem delicados....muitas despedidas que me emocionam muito, e que são muito dificeis.
Encerrar processos terapeuticos dos clientes no consultório tem sido especialmente dolorosos, sinto as lágrimas molharem meus olhos em muitos momentos em que os ouço falar desse "abandono".
Muitos alunos de yoga estão comigo por tanto tempo que nem sei mais, tenho imenso carinho por eles e tenho ouvido alguns depoimentos de pessoas que me agradecem por coisas que nem eu mesma sabia que as tinha feito.

Percebo a minha importancia na vida de muitas pessoas e posso assumir que isso foi intencional. Sempre quis ter importancia, e vou explicar bem isso pra que não pareça outra coisa qualquer.

Sempre dei muita importancia às pessoas que me procuravam como terapeuta ou como professora de yoga, elas entravam na minha vida e eu reconhecia a importancia de cada uma delas... achava incrível alguém querer fazer uma aula comigo, sentia que elas estavam me dando um presente e era muito grata, pensava que isso era algo muito incrível! Poxa...ela tá fazendo aula comigo!! Sai de casa, do trabalho...pega engarrafamentos e vem fazer uma aula ou uma sessão comigo!?!
Usei o verbo no passado, mas ainda sinto isso! Sinto uma felicidade em pensar que cada uma das pessoas que saem das suas casas pra receber algo que acreditam que eu tenha a dar e que me ajudaram a descobrir que eu realmente tinha muito para dar!!!

Me comovo com os clientes e sou grata a cada uma dessas pessoas que compartilharam comigo dores e histórias que estavam guardadas nas suas almas em algum lugar bem protegido...pessoas que choraram comigo, que abriram o coração, que abriram gavetas bem escondidas com lembranças fechadas a 7 chaves, que acreditarem e si mesmas e na companhia que eu oferecia nessa jornada de apropriação de si mesmas e de descoberta dos seus poderes e fragilidades, de descoberta das suas feridas e da sua humanidade.

Então, não está sendo fácil pra mim, sei que também não esteja sendo para eles, mas certamente não está sendo nada fácil para mim!

Essa semana em papo filosófico com Albertinho, aluno antigo e muito amado, sobre a frase tão popular que diz que Ninguém é insubstituível, chegamos a conclusão de que ela é um grande engano, é uma grande mentira. Não somos substituíveis! Ninguém é! Talvez suas funções sejam, mas as pessoas são únicas e insubstituíveis!

Acho que ele quis dizer que o que eu havia representado para ele nesses anos, não será substituido por ninguém. Essa é uma relação única e intransferível. Concordo com ele. Sei que me dediquei muito a minha vida e a tudo que fiz, isso não poderá ser substituido por ninguém, mas a tendencia é que fique na história, que a cada dia que passe, comece a ficar cada vez mais na lembrança...e é assim mesmo, é assim que tem que ser! O triste seria não permitir que isso aconteça e não conseguir viver o momento seguinte...as pessoas que virão....as novas experiencias, por que se está apegado por demais a uma expriencia boa mas que pertence ao passado.

Quero dizer a Albertinho, meu aluno querido, que ele é insubstituível na minha vida! Que o lugar dele, assim como de todos que um dia entraram no meu coração não será substituído por ninguém, pois não preciso fazer isso, porque descobri muito tempo atrás, que meu coração só cresce, que tem espaço para amar muito e amar muitas pessoas. Descobri que não preciso substituí-las, que posso apenas expandir o espaço da minha alma e ceder para o novo, para quem chegar, sem precisar abrir mão de nenhum amor, mesmo que eles façam parte da história, mas certamente será uma história de muito amor!

Namastê!

Ludmila Rohr






10 comentários:

  1. Vc é insubstituível e muito querida por todos!!T amo demais!!

    ResponderExcluir
  2. Só virtualmente sinto a tua energia, imagine quem convive contigo.Vão mesmo sentir a sua falta e vc a falta deles. Nunca vão encontrar outra pessoa como vc. Então, não somos substituíveis.
    bjobjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,

    você conhece o texto da Célia Spangher chamado 'Ninguém é insubstituível'? Lembrei dele ao ler seu post. Tem na internet com esse nome.
    Lindo seu vínculo com todos.
    Um beijo no coração,
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Senti saudades de vc. ao ler esse texto, entendi e gostei de saber que somos insubstituíveis "nossas funcões são substituivéis nosso amor e afinidade nunca, virão outras pessoas as quais amaremos mas, esta lembraça é única", vou ficar na esperança de encontra-la quando vier a Salvador, espero que convoque neste dia todos os seus ex-alunos de ioga e ex-clientes de terapia para saber das boas novas. Como sou uma aventureira e adoro mudanças, fico torcendo e imaginando que fará por lá o que fez por aqui e quem sabe não formará um espaço para ensinar aos americanos as técnicas da ioga e então começará tudo de novo... tenho certeza que fará coisas boas porque é sua missão. Vida longa para toda a família. Beijos de Nubélia

    ResponderExcluir
  5. Ninguém é SUBSTITUÍVEL.
    Somos unicos, e cada momento da vida é unico e não volta.
    beijos

    Mande notícias do mundo de lá
    Diz quem fica
    Me dê um abraço, venha me apertar
    Tô chegando
    Coisa que gosto é poder partir
    Sem ter planos
    Melhor ainda é poder voltar
    Quando quero

    Todos os dias é um vai-e-vem
    A vida se repete na estação
    Tem gente que chega pra ficar
    Tem gente que vai pra nunca mais
    Tem gente que vem e quer voltar
    Tem gente que vai e quer ficar
    Tem gente que veio só olhar
    Tem gente a sorrir e a chorar
    E assim, chegar e partir

    São só dois lados
    Da mesma viagem
    O trem que chega
    É o mesmo trem da partida
    A hora do encontro
    É também de despedida
    A plataforma dessa estação
    É a vida desse meu lugar
    É a vida desse meu lugar
    É a vida

    ResponderExcluir
  6. Verdade.....Ninguém compreende pq uma pessoa que trabalha no cabula e mora em ondina, sai até mesmo de csa pra fazer yoga na pituba!quando cheguei no mahatma tinha um sentido estratégico, tava no caminho....esse sentido se foi e um outro maior já havia sido construído:o vínculo, o carinho pelas grandes "mentoras",o acolhimento do espaço, o carisma e lógico .... o AMOR vibrado pela pessoa da LUD!Obrigada por tudo, sempre.
    um grande abraço da pequena Pili

    ResponderExcluir
  7. OI Lu. As suas palavras sempre são muito cheias de sabedoria e a sua conduta sempre foi naturalmente muitooooo amorosa para com todos. Eu não teria conseguido expressar esse sentimento de forma tão brilhante como você o fez. Estou aprendendo, e você tem me ensinado muito. Sou profundamente grato por ter te conhecido e ao espaço mahatma gandhi. Tudo isso hoje faz parte de minha história de vida e é muito único e insubstituível, mesmo quando eu estiver praticando yôga em outro local e com outras pessoas. E a ondeandaabanda????
    Um cheiro grande e sinta-se abraçada com todo carinho. Muita luz e paz na sua nova jornada. Albertinho

    ResponderExcluir
  8. Gente!! Esse cara aí de cima é o meu querido Albertinho!!!!

    ResponderExcluir
  9. Ludmila Querida.
    Vivi, recentemente uma experiencia também muito difícil, mas que expressa a outra faceta dessa nossa relação, do ser terapeuta. Perdi uma paciente. Alguém que desistiu da vida e resolveu seguir para um lugar de "descanso". Alguém que, independente da motivação deixou um grande vazio e que certamente, JAMAIS será esquecida ou substituída por mim, nesse encontro que foi o tempo que compartilhamos.
    Assim, acho que ninguém é SUBSTITUÍVEL porque cada um responde por um lugar único e especial na vida de quem encontra.
    É como sinto as experiências que vivi nesse meio século que visitei aqui na Terra.
    Ah! Ia esquecendo! TE AMO!
    Bjs Ana Teresa

    ResponderExcluir
  10. Ola! Ludmila Rohr adoro o seu blog hoje mesmo li muitas coisas que você escreveu, eu acho você uma pessoa incrível sensata e profunda nas suas colocações. Eu me chamo Marcia e moro em SP comecei a fazer ioga há 2 semanas estou adorando apesar, de fazer aula 1 vez por semana adoro mesmo a ioga. E sempre estou recebendo e-mail do seu espaço pena que é fora de SP,mas eu te acompanho no seu blog e adoro muitas felicidades para você e sua familía e aqui no Brasil te aguardamos com toda essa energia tudo de bom beijos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!