sexta-feira, 10 de julho de 2009

Como uma bola de neve...


Me envolvo...como uma bola de neve...
...vou me envolvendo...

Não sei ser diferente...


Li no livro de Nilton Bonder, "A Alma Imoral", uma passagem que vou tentar reproduzir aqui...está no capítulo "O certo que é errado e o errado que é certo"...

"...não há nada na experiência do ser humano que não tenha sido criado sem uma utilidade., Então vem a pergunta: E pra que serviria a atitude daqueles que negam a existencia de Deus? ... ... Há alguma transgressão à crença em Deus que seja, em algumas condições, mais construtivas do que a própria manutenção desta crença?

Depois desses questionamentos, Bonder discorre sobre o quanto é comum, pessoas carentes de alguma ajuda, ouvirem de crentes em Deus, que elas devem ter fé, que devem entregar a Deus, que devem confiar que Deus as ajudará...etc...

Depois ele começa a explicar que por não acreditarem em Deus, muitas pessoas produzem um efeito de acreditar nele. Promovendo ações positivas e de acolhimento, envolvendo-se de forma direta nos problemas e, de fato oferecendo ajuda necessária e concreta...


Não sei se acredito em Deus...definitivamente o "meu" Deus, não se parece em nada com muitas descrições que ouço...já falei sobre isso outras vezes aqui nesse blog. Uma vez escrevi até por conta de alguém que questionou de forma agressiva a minha fé...disse que eu era uma pessoa inteligente, mas que precisava me ajoelhar diante do pai e implorar pela cura do meu marido! Respondi na época, que o meu Deus não precisava que eu implorasse nada, que nem meus filhos nunca precisaram me implorar nada...e que eu (que sou apenas eu), faria tudo que estivesse ao meu alcance pela vida de qualquer pessoa sem que ela precisasse implorar, imagine o meu Deus? Disse ainda se Deus atendia a quem pedisse mais, que eu não queria esse Deus...


Acredito na vida e no ser humano...por isso me envolvo. Não consigo dizer pra alguém, que me conte que está sofrendo, "Tenha fé em Deus"...simplesmente, não consigo!....Eu digo: Posso fazer alguma coisa? Quer que eu va aí? às vezes já digo: Tô indo aí. Ou digo: voce vai vencer! Respire. Voce tem coragem o bastante! ou...é possível vencer isso! ou até mesmo: Estou aqui para o que voce precisar! e ainda..tem momentos que digo: que merda! vc tem todo direito de chorar, ou de estar assim!


Quando eu era mais jovem, eu tinha um certo medo disso em mim, achava que isso seria como uma bola de neve, que não teria fim...que eu teria que me envolver cada vez mais, que quando eu parasse pra avaliar, estaria envolvida com as dores dos outros até o pescoço. Dizia pra mim mesma, que nao era Madre Tereza, nem Irmã Dulce, e de fato não sou. Sou egoísta demais. Penso em mim. Penso no meu bem estar. Quando ligo pra alguém ou faço um movimento na direção de alguém estou pensando em mim. Quero fazer algo pra não ficar no mal estar, ou talvez por que não acredite muito em Deus.


Paciencia...sou assim...talvez seja essa a função das pessoas que não acreditam ou não sabem se acreditam em Deus...

Eu acredito no Deus que existe em mim, e preciso dar movimento a ele.
Acredito na Energia Vital que me foi confiada e preciso fazer algo útil com ela.

Acredito que tudo é possível e acredito no amor.
Essas são minhas crenças...


Namastê!


Ludmila Rohr


7 comentários:

  1. Querida amiga, nem se torture com esses questionamentos..Vc é caridosa, vc é amiga, vc é mãe, vc é filha, vc é esposa, vc é amorosa, vc é generosa, vc é bondosa, vc é verdadeira, vc vive..Deus está em tudo isso!
    Deus está na caridade, Deus está em nosso próximo, Deus é o caminho, a verdade e a vida!Deus é misericórdia! Portanto Deus está em você, te ouve, te sente, te protege e age através de vc em cada abraço, em cada palavra amiga que vc dá para quem precisa e para quem vc ama, em cada gesto caridoso, amoroso, gentil que vc tem para com o seupróximo! Portanto, Deus existe, porque o amor que tens em seu coração dá vida a Ele!
    Te amo!
    Rosanne

    ResponderExcluir
  2. ACREDITAR OU NÃO? PELO QUE VI NESSE TEXTO, DEUS ESTÁ EM TANTAS COISAS... E COM CERTEZA LUD, SEU MODO DE SER PERANTE AO PRÓXIMO,ISSO TBM É DEUS. SEI QUE VC PODE FALAR QUE NÃO ACREDITA EM UM DEUS, MAS TENHA CERTEZA QUE ELE HABITA EM VC, COM SUAS AÇÕES, SEUS ATOS QUE SÃO LINDOS.
    DAÍ ESTÁ O MAIOR DOS SEUS MANDAMENTOS:AMAI AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO, ISSO VI EM VOCÊ.
    BEIJOS!
    CRISTIANE

    ResponderExcluir
  3. Olá Ludmila, gosto muito dos seus textos sobre Deus, Fé e acima de tudo o amor ao próximo. Tenho algumas dificuldades em relação a Deus. Cresci acreditando que Deus é o cara que castiga, que temos sim, que implorar por tudo, e junto com tudo isso uma culpa gigante diante de uma situação em que não conseguia realizar. Hoje acredito mais nesse "seu" Deus, um cara bacana, gente boa mesmo. Não consigo imaginar Deus sem um rosto. Então fico imaginando uma figura com um rosto suave, uma voz doce... E ai sim eu o sinto por perto. Esse perto é em todas as açoes que pratico, de amor ao proximo, compaixão, ajudar e, como diz uma amiga escrever na água por que desta maneira vai embora e não pensamos em que aquela pessoa que ajudamos nos deve alguma coisa. Todos os dias procura ver |Deus em cada coisa, pois assim tiro de vez essa idéia de um Deus castigador. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oh, Lud....
    Minina do céu..... Vc é de Deus..
    rsrsrsrsrsrsr....


    Um doce de leite cremoso enviado por Deus!!!!


    E isto é suficiente...

    srsrsr...

    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu te entendo porque meu caminho em direção a Deus é um mistério até hoje. E acredito que se Deus existe, existe quando estou feliz.
    Acho tão complexo, mas gosto do teu jeito de questionar isso tudo e ao mesmo tempo ser a pessoa "doce de leite cremoso" que você é.
    Fazia tempo que eu não vinha aqui. Estou lendo... lendo... lendo...

    ResponderExcluir
  6. Lu, eu tenho umas idéias um pouco contrárias às suas. Eu espero que você leia e interprete como apenas outro ponto de vista:
    - Eu também achava que a relação de Deus e seus filhos era isolada de todos. Essa história de que "Deus para mim é assim" é algo, na minha humilde visão, egocêntrica demais. Porque Deus tem que ser da maneira que mais nos conforta? Se fossê assim, Deus seria um grande mundo de contradições! Eu acharia que Deus perdoa quem mata e outra pessoa acharia o contrário.
    - Aí entramos nos méritos das Doutrinas (Igrejas). Não acho que haja igrejas erradas, mas apenas diferente modos de atingir o mandamento mais importante: Amar ao próximo. No final, todos os atos convergem para isso.
    - Não sei se você já leu a bíblia em profundidade, mas ela é um documento histórico interessante. Tirando a parte de adoração, a bíblia contém ensinamentos seculares e que, sem dúvida, fazem a diferença em nossa vida. E é baseada na FÉ, que eh acreditar e ter certeza naquilo que não se vê. Se colocamos nossa fé baseada em nossas vontades, não temos fé!
    - Não sei explicar o que é sentir Deus e ter certeza de sua palavra. mas sei que é verdadeiro. Pense como se você tivesse que explicar para alguém que nunca comeu nada salgado, como é o gosto do sal. Você conseguiria? Mas mesmo assim você sabe do gosto do Sal. Acho que é esse o caso.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Ludddddd...

    tem um selo para ti
    http://hodgkineuconheoestecara.blogspot.com/

    beijos.

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!