terça-feira, 23 de junho de 2009

um dia "Não".... pelo menos até agora....


Judson não pôde fazer a sessão de quimioterapia hoje. Essa deveria ser seu 8º ciclo. Não foi. Os leucócitos estavam abaixo do nível que permite uma quimio. Essa é uma notícia ruim. Dentro das nossas perspectivas, é ruim. Estamos com muita vontade de acabar isso tudo. Então sem nenhum tipo de filosofia, e reflexões a respeito da sabedoria da vida, de que existe um plano para tudo...só com o olhar da minha perspectiva humana e simples...é uma notícia ruim.

Claro que não ficaremos aqui chorando ou lamentando, mas não podemos também fazer de conta que nada aconteceu. Mas o que é pior nessa notícia é que as taxas do exame de sangue estejam baixas... é se dar conta de qua algo acontece no nosso corpo sem que tenhamos nenhuma percepção e controle sobre isso. Ele se sente bem...nenhum mal estar...vai fazer a quimio sem nenhuma sensação de que algo poderia estar errado e no entanto, está.

Segundo as pessoas que estão em tratamento semelhante isso é comum...isso acontece...e não é o acontecido que estou questionando, mas sim a nossa total falta de controle e de conhecimento a respeito do que nos acontece. Sabemos muito pouco sobre nós mesmos...que coisa...!

Assim que começo a eleborar essa notícia, me deparo com outra bem pior... IVAN morreu. Assim como muitos dos amigos que fiz nesse ano, ele mais um que eu só conhecia pela internet. A prima dele me escreveu avisando...fiquei em choque. Falei com ele ontem! Não é possível!

Ivan era um rapaz...recem formado em Psicologia, morava em pernambuco...e estava lutando contra a recidiva de um tumor...esteve bem deprimido quando descobriu que o tumor tinha voltado, mas nesses últimos dias estava engraçado, conversando...animado...Ontem ele me escreveu e ontem ele morreu! Como posso acreditar nisso? Ele me disse que estava lendo o meu blog e estava gostando muito....! ele morreu...

Bom...uma notícia dessas deixa a todos muito abalados. Aqueles que têm fé em Deus, se agarram nele. Eu que acredito que a vida sempre está certa, que eu não sei de nada...e que apenas tenho que lidar da melhor forma com o que acontece...vou tentando fazer isso. Sem questionar, apenas tentando me organizar e não me deixar tomar pelo desanimo e pela tristeza.

Esses acontecimentos reforçam minha crença de que a vida que temos é agora...é essa...que não sabemos de nada, e que apenas temos que viver cada instante de forma plena e verdadeira. É nisso que acredito, que a vida é essa mesmo, que quando entramos nela, é como aceitar entrar em um jogo, não podemos mais questionar as regras do jogo quando estamos dentro dele.

Em nossa defesa podemos até alegar que não sabiamos as regras antes do jogo começar, mas quem abriria mão da vida ao sabê-las? Bom...eu não abro...eu quero a vida assim mesmo...apesar das dores e perdas que nos são impostas.

Acho que não tenho do que me queixar...apesar de tudo, amo a maioria dos meus dias...

...não o dia de hoje....pelo menos até aqui...

Namastê!

Ludmila


7 comentários:

  1. "PRECISAMOS EDUCAR AS NOSSAS EMOÇÕES PARA SUPERAR AS PERDAS E AS FRUSTAÇÕES, CASO CONTRÁRIO NUNCA SEREMOS ESTÁVEIS.A VIDA É BELÍSSIMA, MAS NÃO É TÃO FÁCIL."
    BJOBJO

    ResponderExcluir
  2. è muito estranha esta sensação, vamos para a clnica alguns receios dos dias que virão com todos os efeitos colaterais das acamados... mas qd não é possivel fazer... o dia NÂO é ruim demais, fio com a sensação que não sei nada do meu corpo. Sinto tanto pelo Ivan...

    ResponderExcluir
  3. hoje meu lap resolveu se alimetar com o teclado!

    ResponderExcluir
  4. É Lu, é impressionante nossa sensação de impotência nesses casos. Eu também senti isso quando estava tentando antecipar minha quimio. Eu estava correndo todos os dias, me sentia MUITO BEM. Mas quando fiz os exames, acabei também sendo "reprovado" ( http://www.ppgi.di.ufpb.br/~gustavo/blog/?p=129 ).
    Mas o caso do Ivan realmente chocou. Como pode, assim tão de repente?

    ResponderExcluir
  5. Ola! Adoro os seus textos, sua maneira de pensar e sentir em relação aos fatos da vida. Dá para sentir o seu amor pela vida e pelas pessoas de longe.Voce irradia energia boa.Nao sei nem porque eu comecei a ler os posts da comu de quimioterapia. Nunca entrei porque nunca passei e nao estou passando por essa realidade, mas acabei me envolvendo de longe com as historias de diversas pessoas ali. Agora nao tenho mais como acompanhar pois a comunidade ficou moderada.
    Sempre leio tambem o blog do Dan.
    Queria só te falar que te admiro e admiro muito a sua maneira de viver e se relacionar com as pessoas.
    Parabéns por ser uma pessoa tao amorosa!
    Um bjo!

    ResponderExcluir
  6. Lu Bh,

    Obrigada minha querida.
    Saimos daquela comunidade. Aconteceram problemas sériso com a moderadora...
    mudamos pra:
    Faço/ Fiz quimio e sou Feliz

    Venha nos ver!

    ResponderExcluir
  7. Ludmila, estes seus dois últimos relatos deixou claro que estava passando por um momento difícil, todos fazemos parte deste jogo da vida, segundo a música "um dia chove o outro bate sol" e vamos caminhando todos para o mesmo destino, o importante é o que vc. fala, "vamos viver intensamente os momentos bons.Gostaria de te confortar, mas, não sei dizer com palavras, sei entretanto que vc. sabe que estou junto . Beijo, Nubélia

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!