segunda-feira, 18 de maio de 2009

Seja quente ou seja fria...


Na Bíblia existem muitas passagens que me tocam profundamente pelo seu aspecto simbólico. Estudei muito pouco a Bíblia, li quase nada do que eu acho que deveria. Li muito mais textos Védicos do que a Bíblia.

Hoje estava escrevendo pra esse blog quando recebi uma email de uma amigo muito amado que me lembrou de uma passagem que simplesmente adoro. Em algum momento da minha vida, essa passagem era a minha cara....eu a via como um lema!


é assim...


"Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito".


Quando conheci essa passagem, ela ganhou um significado que talvez fosse muito pessoal, mas que eu amei...Já escrevi aqui sobre o quanto a passividade e a acomodação não fazem parte da minha vida. Já escrevi também sobre o quanto pra mim é importante fazer a diferença, e que pra isso precisamos encarar os nossos medos, encarar que os nossos maiores inimigos estão dentro de nós mesmos.


Não consigo ser bege, não consigo ser morna...embora ache que existe um enorme conforto nisso. Acho que as pessoas mornas, pensam muito mais em si mesmas do que aquelas que não o são. Elas estão preocupadas com os riscos que correrão, com as consequencias dos seus atos, das suas palavras e dos seus afetos. Elas pensam muito e encontram um lugar de contenção para as emoções, e para os desejos. Elas dificilmente seguem algum tipo de impulso, precisam também freiar arroubos de paixão e desejos. Precisam deixar de ter opinião a respeito das coisas. Não podem destoar e jamais contrariar.


Elas são mornas; não são frias, e muito menos quentes; elas são mornas.


Acho que deve ser muito confortável estar ao lado de alguém morno, porque não existem surpresas, porque elas são esperadas e planejadas, exatamente pra não causarem instabilidades . Não existem muitas turbulências.... acho que a vida fica mais leve.... muitas vezes quis ser morna, ou bege...muitas vezes até tentei isso.... Porém as pessoas mornas também são perigosas, por que elas tentam controlar a temperatura do outro. Acho que elas pensam: Poxa, se eu me controlo e me freio tanto.....quem é voce pra se permitir sentir tanto! Os mornos são controladores de temperatura. Eles freiam as expressões de calor...eles querem tudo bege, não aguentam muita intensidade...


Fiquei um pouco receiosa de publicar aqui no blog o meu poema "Por tras de mim". Ele fala exatamente dessa dualidade, que é quente e fria. As pessoas tendem a pensar que isso é um desequilibrio, que deveriamos encontrar um lugar no meio disso. Que deveriamos com o passar do tempo ir ficando mais bege, mais morna. Não tenho conseguido.


Com o passar dos anos, tenho me conhecido mais e mais, mas não tenho conseguido ficar morna. É bem verdade que não tenho tentado muito. Não tenho me empenhado nisso. Tenho buscado todas as nuances possíveis da minha alma e tenho conseguido não ser pega se surpresa por mim mesma. Sei que minhas emoções não me destruirão, nem me farão perder a consciencia de mim mesma, por mais intensas que sejam, mas elas não me tiram de mim, mas daí a ficar morna....tá difícil... o que consegui foi ter cada vez menos medo de mim.


Quando decidi publicar o poema "Por trás de mim", pensei que talvez algumas pessoas pudessem pensar algo de mim que não correspondesse a realidade, mas em seguida pensei: O que poderiam pensar de mim que não corresponda a realidade?...provavelmente sou, ou seria qualquer coisa que pensassem, me sinto livre pra sentir o sentimento que vier....se vier o medo, vou lá dentro, se vier a raiva..sinto e por isso, posso não atuar nela; se vier o desejo me entrego; se vier a descrença, a esperança, a fé, a alegria...
....qualquer coisa que vier de mim, eu viverei....., pois prefiro errar do que me omitir, eu prefiro sofrer do que não viver, eu prefiro ser quente ou ser fria, mas jamais serei vomitada à terra, por ser morna.
Ludmila
P.s. na foto, gesticulando muito numa aula...sempre repleta de emoções....

8 comentários:

  1. Adoro estas declarações, sinto um impulso terrivel para estar entre estes dois polos, achava que não era uma coisa boa (recomendável), há uma defesa pelo morno, porque é mais seguro,entretanto, o morno não ajuda, não faz crescer, não transforma.O morno é um estado de férias. Adorei as últimas notícias sobre o Jadson. Bj. e até amanhã se a chuva deixar. Nubs

    ResponderExcluir
  2. Se você fosse morna, seria outra pessoa. Não seria Ludmila.

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Lud
    Que noticia boa que acabei de ler no post abaixo. MARAVILHA!!!!!
    Quanto a passagem da biblia é simplemsnete a minha cara. Eu sempre falo isso. E digo mais, as pessoas mornas me irritam, pq podem nos levar no inferno sem alterar o tom de voz. Experimentei isso algumas vezes na minha vida, e eu a quente(pelando) ou fria as vezes sou mal compreendida. Como vc bem disse, o morno é confortável.
    E gostei tanto do seu poema q publiquei no meu blog (com os devidos creditos, claro!)
    Um beijão

    http://patstarland.blogspot.com/2009/05/frente-e-costas.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Tia.
    Pessoas mornas são mesmo um saco. Acho que não sou assim também. As vezes, a minha "quentura" me queima! rs. Mas é com as "queimaduras" q aprendemos que a vida é cheia de momentos: as vezes precisamos ser frios também. Esse equilíbrio, que não é o meio-termo, acho que só experiência que nos traz. Mesmo que seja as experiencias de outras pessoas né?
    Quando puder, visite meu blog diario do ar! Um beijão tia!!! e parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. Por que é tão difícil dizer não, não ser neutro nem simpático o tempo todo, não querer salvar o mundo e as pessoas? Salvar...Como é que salva alguém? É podre ser morno, sem sal, indiferente. Passividade não leva a nada. Dizer ou fazer o que não se tem vontade é uma forma de violência. Um sorriso falso, uma traição ou uma desculpa esfarrapada doem muito mais que a verdade, por mais dura que ela seja. Assistencialismo não ajuda de verdade. Compaixão não é ver e ajudar no outro o que você não consegue admitir, muito menos arrumar em você. E sim fazer o bem não importa a quem. E sem esperar nada em troca!
    Sair de cima do muro, respeitar opiniões e limites, cuidar e pensar mais em si. Ser egoísta! Pelo menos um pouco...mas sem esquecer que o outro é como eu: quer ser feliz e não sofrer, então, é bom também cultivar e fazer crescer a compaixão. Sempre!
    Daí sim, acho que tudo passa a fazer sentido e ter mais valor!!
    Mudei para que não me vomitassem...!!!

    bjbj

    ResponderExcluir
  6. Realmente,pessoas muito mornas são controladoras de temperatura.Me culpei pela minha personalidade forte até o momento que descobri que Deua muda nosso caráter,mas não nossa personalidade.Ele nos usa segundo os traços da personalidade que temos para ganharmos vidas que se identificam ou gostariam de ser como nós.Então parei de usar máscaras falsamente espirituais.Agindo em justiça e de acordo com a vontade de Deus posso acertar mesmo com minha personalidade forte,e não corro o risco de deixar a máscara cair em algum momento,pois não a estarei usando.Claro,o amor e temor a Deus e o amor pelo próximo é essencial para temperar nossa personalidade.Gostei do seu blog,de vez enquando virei visitá-lo.Desejo que visite o meu e deixe um comentário:JESUS E EU-BLOG EVANGÉLICO-alessandra-jesuseeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Essa capricorniana está cada dia mais ariana!

    Gostei de lhe ver aliviada. Damos graças a cada vitória sobre essa doença.

    Por esse temperamento é que busco a força do bom combate. Temos o nosso santo guerreiro com essa forte prece:

    “Eu andarei vestido e armado com as armas de S. Jorge para que meus inimigos tendo pés não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos não me vejam e nem em pensamentos e1es possam me fazer mal.

    Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

    Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Espírito Santo.”

    Beijocas
    Nilza

    ResponderExcluir
  8. Falou tudo, Lud.
    A minha mãe sempre usava esta passagem para mostrar para os filhos que as pessoas tem que tomar uma posição. Não podemos agradar a todos mas temos a obrigação de ser fiéis a nós mesmos. A minha passagem bíblica favorita é Efésios 6.
    Bjs

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!