quarta-feira, 4 de março de 2009

Um passo...isso é o caminho!


Mais uma ou menos uma?
Fiz essa pergunta pra Judson hoje quando nos dirigiamos para a clínica para a sessão de quimioterapia.

O dia amanheceu lindo, claro, ensolarado, e como moramos em frente a praia no bairro de Piatã, e vamos até Ondina, atravessamos uma boa parte da orla da cidade de Salvador. Praias lindas! Dia tranquilo. Fomos mais ou menos em silêncio durante o trajeto....eu fico pensando.... Aliás, eu e Judson temos formas interessantes do nos organizarmos internamente. Somos tranquilos pra fazer o que deve ser feito. Temos baixíssima resistência a esse processo. Simplesmente fazemos tudo que deve ser feito e sem muitas queixas.

Ontem à noite fiquei olhando pra ele tão bem disposto e pensando que ele iria a partir de hoje passar mal outra vêz, que iria começar os vômitos, inapetência e náuseas. Lembrei da outra vêz e pensei que estávamos apenas no começo, que seriam 12 sessões, que essa será apenas a segunda! Lembrei de um dito popular: A ignorância é corajosa! Entendo porque muitas pessoas preferem a ignorancia, ela tem um certo conforto. Mas, devo discordar dessa fala, porque quando não sabemos do que vamos enfrentar, simplesmente atravessamos, não precisamos de coragem...a ignorancia é cega, mas não é corajosa! Quando sabemos o que nos aguarda, aí sim precisamos de coragem. Precisamos de tranquilidade e de uma mente atenta ao momento presente!

Então imediatamente organizo minha mente....essa sessão não é "ainda" e "tão somente" a segunda, como pensariam os pessimistas vislumbrando uma longa e dura jornada pela frente...., muito menos, essa sessão "já" é a segunda, que seria um pensamento dos "otimistas" que tentam criar uma fantasia de leveza, tentando negar as dores. Esta é A SESSÃO, essa é a única que importa, é a única que existe, não é nem mais uma, nem menos uma, é a sessão. Precisamos apenas dar um passo de cada vêz! Construir um caminho que, segundo Buda, não existe. Um caminho que só existe a medida que cada único passo é dado! Então nesse momento apenas um passo! Um de cada vêz! Por enquanto, só esse.

Namastê!

Ludmila Rohr
P.S. Foto de um amor sob sol da Toscana (Itália)


3 comentários:

  1. É isto amiga! um passo de cada vez, sem atropelo, enganos, com coragem, isto não falta em vc. Estou com saudade dos nossos encontros na terapia, breve vou aparecer, quem sabe para fazer yoga? não estou trabalhando, portanto tenho mais tempo. Ando pensando mil coisas para realizar, até agora não dei andamento, sou meio lenta nas decisões, mas uma hora sai. Beijo e que tudo corra bem com o maridão, estou firme na corrente de energia. Nubélia

    ResponderExcluir
  2. Querida Lud...
    Bom saber que mais uma etapa já foi enfrentada.
    Os efeitos colaterais são mesmo "assustadores", mas a Ciência está oferecendo um recurso que sem dúvida terá ação direta nas células doentes.
    Gostaria muito de estar por perto para conversar diretamente com vocês. Eu também acho que quando a gente fala sobre as dificuldades, surge muita luz nos caminhos que precisamos percorrer. A energia de amigos e pessoas solidárias nos dá força e coragem prá enfrentar o desconhecido.
    AbraçOM !
    Rosalice

    ResponderExcluir
  3. Minhas queridas....
    Sempre que escrevo, sei que vcs duas lerão, e isso me faz um grande bem.
    Uma aqui na BA, outra em SP e todas juntinhas comigo...
    bjo
    Ludmila

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!