sábado, 21 de março de 2009

Ação na Inação


Estamos no fim de semana "Não". Judson fez quimioterapia e agora vive os efeitos colaterais dela. Os efeitos curadores não podemos ver, nem sentir, temos que imaginar que essa coisa tão desagradável o está curando. Temos que metalizar isso, para não cair nas queixas, nem se sentir vítima de nada. Prostração, inapetência, náuseas, fraqueza, mudanças de humor, muito sono....tudo isso acontece nesses dias, mas o que é incrível é que de alguma forma vamos encontrando maneiras de atravessar isso da melhor forma possível.

O fim de semana passado que chamei de "Sim", e que fomos pra Praia do Forte, namoramos, comemos, nos divertimos, nos amamos, faz oposição é esse fim de semana que é do "Não". Não podemos fazer nada, não saimos de casa, não rimos...ele descansa....come muito pouco, dorme...e eu faço companhia...fico ao lado, escutando e tentando atender as demandas.

Percebo o quanto essas denominações (Sim e Não) não revelam a verdade. Como todo rótulo, acaba por limitar e se distanciar da verdade. Me dou conta de que no fim de semana "Não", vivo intensamente questões internas, invisíveis, tenho ações de expressão minimalista do meu amor. Não mergulhamos no mar e nos beijamos, mas posso levar uma maçã já cortadinha em cubinhos pra ele no quarto. Posso ficar atenta ao que ele precisa e tentar atender. Compreendo que são dias muito ativos, silenciosamente ativos. Faço muitas coisas pequenas, silenciosas...e o meu mundo interno está em constante movimento.... reflito, medito, estou atenta a tudo, minha mente fica expandida e concentrada ao mesmo tempo... é a ação na inação!

Bom, esses dias passarão, como tudo. E nós, com todas as vivencias com as quais fomos contemplados, estaremos aqui para contar histórias e para nos olharmos sem arrependimentos, e com a paz no coração própria daqueles que sabem que fizeram tudo que podiam e da melhor forma possível.

Namastê!

Ludmila
P.S. Em Paris....

7 comentários:

  1. tambem denominava meus fins de semana como não.................... e sim!
    o não, parecia que o mundo ia acabar no simmmmm...rsrsrsrr

    lindo depoimento!

    força e fé em Deus para nós.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Renata,
    Me sinto acompanhada qdo recebo uma devolução assim...

    ResponderExcluir
  3. Neste final de semana "não" gostaria de ter talento para dizer algum alento, no meu pragmatismo "defeito?" sou posso dizer que vai passar e tudo vai ficar bem, este é o meu desejo, junto vai um monte de carinho e afirmar que não está sozinha, no silêncio estou perto. Bjo. Nubélia

    ResponderExcluir
  4. Minha querida Nubélia...adoro saber que vc está aí tão pertinho....vai passar...como tudo, vai passar!

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Lud,
    Com certeza amanhã tudo estará melhor e voces terão dias lindos para viver com fé em Deus.Saúde para Judson e bjo no seu coração.

    ResponderExcluir
  6. UM grande abraço. Fé, Otimismo que já é metade da cura para seu marido!!!!

    Um abração

    ResponderExcluir
  7. Lud,
    Com certeza amanhã tudo estará melhor e voces terão dias lindos para viver com fé em Deus.Saúde para Judson e bjo no seu coração.

    Cris Kelsch

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!