quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Impermanência...Shiva e Kali...fazendo tudo passar...


A vida é realmente interessante! Várias rodas, giram ao mesmo tempo...Ontem enterramos o nosso Simba, ele estava bem velhinho, Caio e Lucas o levaram à clínica para ser sacrificado...não havia mais o que esperar...era a hora dele......Meus filhos voltaram dessa situação completamente devastados, choraram muito....Caio que tem mais facilidade em demonstrar os sentimentos simplesmente deixava as lágrimas soltas...estávamos todos muito tristes....mas sabiamos que o nosso Simbica tinha vivido uma vida muito linda...e que a partir dalí não seria mais ele.

As coisas tem o seu tempo certo....isso é uma verdade....entender a Impermanência é compreender a própria vida! Quando estudei no Budismo sobre a Impermanência, senti que estava tendo acesso a algo que transformaria a minha vida. Buda ensina que tudo tem seu tempo, que tudo absolutamente tudo passa. Não adianta nos apegarmos às paixões, porque elas vão passar, e quando algo está nos causando dor, também isso vai passar. Tudo cumpre o seu tempo, e querer prolongar o tempo de algo que já morreu, é causar dor desnecessária.

Os filhos crescem, e temos que vê-los como adultos...aquelas crianças não existem mais. Os amigos de um momento podem não ser de outro, e outras pessoas podem surgir. Amores aparecem e trazem um alimento, mas se o ciclo encerra e insistimos em manter algo que não mais existe, ou se não conseguimos perceber que aquilo ou aquela pessoa já não é mais a mesma, e cegamente continuamos e nos relacionar como se fosse, algo começa a se deteriorar.

A vida muda....mas a Lei da Impermanencia não. Tudo é impermanente.....absolutamente tudo. O que não é impermanente é a manifestação da vida, em todas as suas formas....a vida é permanente.

No hinduísmo a impermanência é representada pelo Deus Shiva que é o Deus da morte, da transformação, aquele que ceifa, que diz que o tempo acabou, sua manifestação feminina é a Deusa kali, que destroi para purificar.....e nos ensina que esse aspecto (destruição/purificação), por mais que nos assustem, garantem a própria vida...garantem o ciclo interminável e permanente da vida! Essa sim, permanente, não em forma, mas em essência!

Ganhei de presente da minha amiga Rosa uma agenda que na capa tem escrito, " Tudo o que é bom, dura o tempo necessário para ser inesquecível...". É verdade...porque se nos apegamos tentando fazer com que algo dure mais do que o necessário, geraremos muito sofrimento na nossa vida. Buda ensina que apego e aversão são faces de uma mesma atitude. Nos apegamos muito a algo que julgamos prazeroso e queremos a todo custo que aquilo continue em nossas vidas, não conseguimos abrir mão quando chega a hora, e nem conseguimos perceber quando aquilo que amávamos tanto, nem existe mais. Por outro lado, a aversão produz algo semelhante com as situações e pessoas desagradáveis. Por estarmos tão reativos, evitamos algo, ou fugimos e, dessa forma nos mantemos ligados, nos esforçando para não encarar algo que se tivéssemos vivido simplesmente, provavelmente já teria passado. Dessa forma arrastamos alguns sofrimentos por um tempo além do necessário em nossas vidas.

O Budismo e o Yoga falam que a saida para isso é a contemplação. Nem apego, nem aversão...contemplação. A pergunta básica é: O que isso quer me ensinar? O que essa dor quer me ensinar? O que esse prazer quer me ensinar? Se respondemos essa pergunta e de fato aprendemos com aquilo....essa história chega ao fim. Esse ciclo gira, e (psicologizando) essa gestalt se fecha.

Essa atitude contemplativa não nos tornará pessoas insensíveis, que não se afetam com as dores e prazeres, mas certamente nos ajudará a não estarmos tão identificados com as situações. tão apegados a elas, na tentativa vã e inútil de parar a vida, impedindo que as rodas girem e que novas experiências aconteçam.

Os meus filhotinhos lindos cresceram...por mais que eu quisesse que o tempo em algum momento parasse e eles continuassem a me achar a melhor e a mais linda mãe do mundo! Esse tempo passou. Meu cachorro morreu....o tempo dele passou...e a dor que sinto hoje, também vai passar, deixará uma lembrança, mas vai passar. Judson está melhorando, e isso que estamos vivendo agora vai passar....viveremos outras histórias, mas "essa" vai passar.

O grande aprendizado é: " A cada dia, o seu bem e o seu mal". Basta isso....viver uma dia após o outro com intensidade e verdade....contemplando, aprendendo, conhecendo...desapegando....e amando, amando muito o que realmente existe....e o que existe é o exato momento que vivemos...um segundo atrás não existe mais, um segundo à frente ainda não existe....

Bom....Simba existe em nossas lembranças e em fotos, mas a sua energia continua a existir nesse momento na natureza...aquilo que de fato ele foi...continua existindo....nada se perde, tudo se transforma e a vida continua....

Namastê

Ludmila Rohr
P.S. Fotos de Caio e Lucas (quando me achavam a melhor mãe do mundo...rsrsrsr) com Simba!!

4 comentários:

  1. Catitos que Tilali ama mais que tudo nessa vida!!!! Fala "papo", fala "papo"!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ludmila,

    Tenho te acompanhado e sinto a dor e as sensações de cada linha escrita. Estou passando por um momento de perda muito significativa, que afeta minha alma e meu corpo, e suas palavras às vezes me servem muito bem. Estou tentando aprender com elas e hoje, lendo sobre a impermanência, percebo o quanto tenho que aprender. Quero deixar o meu registro, para te acolher, na medida do possível, porque a cada visita ao blog eu sinto que o que vocês estão vivendo, vai realmente passar, que tudo vai ficar bem... esse é o meu pensamento positivo para vocês. E quanto a mim, agradeço por suas palavras. Um grande abraço,
    Josiane.

    ResponderExcluir
  3. Josi,

    Obrigada! e no que eu puder te ajudar no seu momento, pode contar comigo!

    bjo
    Ludmila

    ResponderExcluir
  4. Não precisei ler tudo. Muito tocada, passei a acompanhar o seu blog inserindo-o no meu: pemalodro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!