domingo, 18 de novembro de 2012

ESSE CARA É MEU!


Lendo os vários e constantes comentários irônicos no facebook, sobre "Esse cara sou eu", deduzi que era uma nova música do Roberto Carlos. Os comentários riam do fato de que "esse cara"só existir em sonhos e na cabeça do Rei. Invariavelmente eram mulheres que os faziam.  Não me lembro de ter lido um homem sequer rindo ou desqualificando "esse cara". Fiquei curiosa, fui ouvir a música no youtube.

"Esse cara" é meu! 
Não sou uma fã ardorosa do Rei. Não sou daquelas que amam tudo que ele faz, ou que compram seus discos e CDs. Lembro de ter tido apenas um disco (LP) dele. Aquele em que ele cantava "Debaixo dos caracóis", (música que amo). Nunca tinha ido a um show dele enquanto morava no Brasil. Meu primeiro e único show do Roberto Carlos foi em Houston, e era uma show para a comunidade hispana, ele só falava espanhol e cantava músicas que nunca havia ouvido antes. Mas gosto de muitas coisas dele. Acho realmente que ele não é "Rei" por acaso. Um cara que consegue manter-se longe dos paparazzis e das revistas de fofoca, com a carreira longa que ele tem, definitivamente não é Rei por acaso. 

Sou daquelas pessoas que não conseguem cantar uma música inteira. Não gravo letras. Entretanto as poucas músicas que consigo cantar a maior parte, são do Rei Roberto Carlos. Ele tem músicas inesquecíveis e marcantes. Realmente ele tem o meu respeito e admiração. Gosto muito do Rei.

"Esse cara" é meu! 
Mas, esse post não é pra falar dele, e sim sobre a reação comum que vi das mulheres com a letra dessa música. Fiquei pensando no porquê delas acharem que "esse cara" não existe. A música descreve "um cara" apaixonado. Um cara que ama e não tem medo de amar e de expressar esse amor. Quem não sonha com isso? Por que achar que isso é impossível? 

Lendo a letra da música encontrei algo que não concordo, mas que entendo como figura de linguagem. O Rei chama "esse cara" de Herói. Não o vejo assim. Não acho que esse cara que se conecta com o amor por uma mulher, e que a respeita e admira, e não tem medo de mostrar isso, seja um herói. Mas, pensando no mundo em que os homens estão cada vez mais aprendendo a ver as mulheres como algo a ser violado, usado e desrespeitado. Um mundo em que a misoginia é comum tanto na mente masculina quanto na feminina, não me espanta que mulheres achem essa música uma piada, nem que o Rei Roberto Carlos o veja como um herói. 

esse cara é meu!
Acredito em homens que amam. Tenho dois filhos homens e acredito piamente que os ensinei a amar e a respeitar as mulheres. Não consigo imaginar um filho meu com pensamentos ou atitudes misóginas. Sou amada e respeitada. Não espero nada menos que isso do meu marido e dos meus filhos em relação aos seus amores. 

Acho que no lugar de olharmos e rirmos "desse cara" achando que ele não existe, nós mulheres deveríamos pensar na mulher que "esse cara" ama. 

Não espero do amor nada menos que respeito, admiração, companheirismo, tesão, amizade e carinho. Essa mulher sou eu! (rsrsrs) 

Sejamos essa mulher que sabe amar e que realmente acredita que merece ser amada. Sejamos uma mulher que não aceita pouco, que quer tudo, que quer tudo que merece. 

Ensinemos aos nossos filhos o valor do amor. O quão importante é amar! Ensinemos para os nossos filhos que machismo e misoginia são degradantes. Ensinemos que o machismo e a misoginia são  indignos daqueles que tiveram uma mãe, têm uma esposa e que possivelmente terão filhas. Ensinemos aos nossos filhos, não só com palavras, mas com exemplos, sobre o valor que temos, sobre o valor do amor e sobre como AMAR é a coisa mais importante da vida. 

Ensinemos para os nossos filhos a serem "esse cara".
Ensinemos para as nossas filhas a não buscarem nada menos que "esse cara". 

Obrigada Roberto Carlos por sempre cantar sobre o amor ! 

eu e o meu "cara".



9 comentários:

  1. Arrasou Lud!!! Encontrei esse cara tambem!! O que essa musica ensina é que não devemos nos contentar com pouco! E que esse cara existe a depender da forma de como enxergamos o amor!!! o meu cara existe!! meu noivo!!!

    ResponderExcluir
  2. MAravilhoso esse post!Voce realmente definiu tudo!
    Quando ouvi a musica me apaixonei de cara e escuto toda hora, eu acho que as mulheres hoje em dia procuram uma perfeicao que nao existe, ninguem e perfeito, o principe encantado nao precisa ser o que vem no cavalo branco e que so faz coisas lindas, o principe encantado pode desagradar sim, pode errar sim, mas ele sera verdadeiro e nao tentara mudar o seu jeito, te amara do jeito que vc e e juntos apararao as arestas e farao com que o relacionamento funcione, de certo, que a chama do amor, da paixao, do tesao continuem mesmo depois de altos e baixos, depois de anos.Isso sim e ser o cara e acho a musica simplesmente fantastica! Acho que as pessoas que ironizaram talvez nunca tenham experimentado um amor onde um aceita o outro e faz tudo um pelo outro, a fe no amor anda abalada pelo mundo.Nao sei se pelos novos tempos em que vivemos ou simplesmente porque as pessoas esperam demais do que e pra ser simples e delicioso.

    ResponderExcluir
  3. Ludmila , uma amiga postou no face o link do seu post! Amei é tudo de bom e traduz e nós e muitas outras mulheres pensam sobre o Amor, sentimento de respeito, cumplicidade e carater .
    Visitarei outras vezes ,
    abração
    Julia / Ssa-Bahia

    ResponderExcluir
  4. Achei ótimo o seu comentário, correto e sempre procurarmos essa mulher ,desse cara.

    ResponderExcluir
  5. Um princípio básico: o cara apaixonado só é o "cara" quando também estamos apaixonadas....princípio básico!
    Adorooooooooooooo os "memes" da música, já a música não me toca em nada, não me diz nada.... Mas, ando meio cínica mesmo!
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ludmila...

    Sou Caroline Silvino, encontrei seu blog atravez de uma pesquisa sobre morar na coreia do sul. Meu marido recebeu uma proposta de emprego em Seul e eu estou super animada para viver esse nova experiência. Adorei seu post a respeito de Seul e principalmente a forma como vc se permitiu viver essa experiência com o olhar encantado de uma criança, simplesmente maravilhoso... Se vc puder e não achar nenhum abuso poderia me passar seu e-mail tenho tantas dúvidas a respeito do cotidiano coreano e ninguém para poder perguntar... rsrs Deixo meu e-mail de contato dra_carolinesilvino@hotmail.com, vou adorar se responder. Um grande abraço. Carol.

    ResponderExcluir
  7. Estava ouvindo este disco agora! Eu continuo romântica e não resisti quando vi o CD com apenas 4 faixas... Naquele tempo do LP, ele iria ser apenas um "compacto". Quem não sonha com um cara assim?
    Seja feliz com o "seu cara" para sempre!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Sim, para que a mulher encontre um cara como aquele da música, é preciso que ela também seja algo correspondente. Poucas se lembram disso.
    Continuo adorando suas postagens. As vezes demoro de vir por falta de tempo, mas curto tudo.
    Beijos,
    Ana Liése.

    ResponderExcluir
  9. Realmente .....
    Só quem é muito amada , desejada ,querida ,respeitada e admirada por um excelente esposo sabe e pode diferenciar o conteúdo da letra dessa musica .
    Sou feliz e privilegiada por ser uma dessas mulheres que o Rei se refere na letra de "ESSE CARA SOU EU "
    bjussss
    Stella Sampaio

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!