segunda-feira, 13 de agosto de 2012

RESPIRO, ... E SOU LIVRE


Comecei aulas de Hanji aqui na Coréia. Pra quem não sabe o que é isso (provavelmente a maioria), Hanji é uma arte que usa papeis e é tradicional aqui na Coréia. As pessoas constroem de simples bandejas, até móveis e gaveteiros, usando papel e cola. Os papéis são lindos e coloridos. É uma arte apaixonante. Essas aulas são gratuitas e oferecidas pelo governo coreano para estrangeiros que aqui moram. Eles oferecem aulas de coreano, culinária típica e outras coisas também. Entrei nessas aulas aceitando o convite de Cristina Oshiro, uma brasileira/japonesa que conheci aqui, depois de muita insistência dela. Confesso que fui para a primeira aula, com uma sensação total de incompetência e sem muita convicção de que seria possível vence-la. 

Bom...quando eu era criança fiz aulas de pintura. Pintei muitos quadros. Adorava isso. Quando parei de pintar, nunca mais fiz nada artístico ou artesanal na minha vida. Nem sei porque, mas provavelmente por falta de tempo e por ter um foco muito voltado para o trabalho. Não tinha tempo para isso ou não tive chance...ou mesmo vontade. Na verdade nada nunca me atraiu. 

Aqui na Coréia tenho tempo. O Hanji apareceu diante de mim e me colocou diante dessa minha dificuldade de fazer arte, de fazer algo com as mãos. Resolvi aceitar esse desafio e me abrir para a beleza e a delicadeza dessa arte. 

Descobri logo de cara (com os erros que me fizeram rasgar os papéis) que preciso ser muito mais delicada e ter movimentos muito mais leves. É necessário fazer conexão com uma energia muito feminina para conseguir trabalhar como Hanji. Mãos leves, movimentos pacientes e muita concentração. Adorei. 

Tenho estado muito meditativa nesses tempos. Tenho estado cada vez mais quieta e reflexiva; num lugar dentro de mim de silencio e quietude em que posso observar meus pensamentos, e refletir conscientemente sobre questões relativas a projetos, e ao sentido da minha vida. O Hanji apareceu como mais uma ferramenta que me leva a concentração e que abre uma porta de meditação. Ficar pincelando suavemente cola sobre o papel, numa ação silenciosa e repetitiva, imediatamente me coloca nesse estado. Percebo que minha respiração desacelera a tal ponto que de vez em quando dou um suspiro grande, como se deixara de respirar por um tempo. Percebo minhas ansiedades e percebo o quanto elas são inúteis. Percebo meus medos e reflito o quanto eles são desnecessários. Percebo a respiração e me dou conta de que tudo é uma grande respiração. 


Respiro o sorriso acolhedor da minha professora que sem comunicação verbal alguma, entende que estou enfrentando a mim mesma para estar ali.

Não serei uma artesã. Estar na aula de Hanji para mim é como uma meditação, por isso respiro e me deixo levar!

Respiro e percebo meus medos. 
Respiro e percebo minhas ansiedades. 
Respiro e me liberto delas. 
Respiro e sou arte. 
Respiro e sou beleza. 
Respiro e sou livre. 

7 comentários:

  1. Olá querida!
    Que lindo texto. Que linda você.
    Obrigada por abrir o coração.
    luz e amor
    Mariana :)

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto Lu!! Como sempre!!!
    Adorei o final!!!! Vou colar no meu face!!! Não quero esquecer!!!
    Beijos!
    Rose

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Ludmila.Lendo as suas palavras me dei conta quão masculina eu estou.Trabalhando muito e me dizendo sempre da dificuldade de fazer coisas menores de não ter habilidade manual e como você bem disse o reencontro com a minha alma feminina é que me fará livre.Helena Bittencourt

    ResponderExcluir
  4. É muito gostoso mexer com essa forma de arte. É uma terapia às vezes. Comecei a mexer com umas caixas em madeira, pinturas e de repente comecei a me sentir mais calma em relação a situação complicada que estava vivendo, aquele momento da vida onde várias coisas surgem e são complicadas e parecem aqueles dominós, um cai e todos os outros seguem. Boa sorte com o Hanji, com certeza vai ser uma experiência fantástica para você. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Ludmila! Vou morar 4 meses em Seoul. Gostaria de saber onde essas aulas são dadas e como consigo particpar.. Grata, Cibele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele, eles tem aqui o que chamam de Global Center, tem alguns pela cidade. Oferecem cursos de coreano, Hanji, culinária e outras coisas... Tudo de graça e com muita qualidade. Só estrangeiros podem participar. Quando chegar aqui, procure um Global Center. Quando vc vem?

      Excluir
  6. Engraçado lud todas as vezes q respiro consciente numa yoga massagem ou numa meditação fico tão angustiada... Acho q algo q vem do silencia quer sair

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!