quarta-feira, 18 de julho de 2012

ME ENSINA A MEDITAR?

Recebi esse pedido esses dias. Não foi a primeira vez que alguém me pediu isso. Aliás, esse é um pedido constante que recebo de várias pessoas, e provavelmente já escrevi sobre isso aqui, não lembro bem. 

Desde que comecei minha prática do yoga, quando tinha 16 anos (já se passaram 32 desde então), descobri que as pessoas desejam muito meditar, mas percebi também que elas querem isso em cima de uma fantasia do que seja meditação. Não sei exatamente o que as motiva, mas percebo pelo nível de ansiedade que sempre acompanha o pedido, que elas não estão bem. 

A meditação aparece como uma possível salvação dentro de um momento de confusão, de cansaço ou mesmo quando as pessoas se vêem sozinhas com seus problemas. 

A minha resposta sempre é a mesma: "Não se ensina a meditar, no máximo podemos ensinar a concentrar".

Mas tenham calma, vou explicar melhor, antes de vocês percam as esperanças com relação à meditação. Meditar é um acontecimento natural para uma pessoa que pratica a concentração. Na verdade, a prática deve ser da concentração, e a partir dela, naturalmente a mente, um dia, entraria no estado meditativo.

Quando alguém diz que vai para aula de meditação, na verdade está indo para alguma prática de concentração. Ela vai provavelmente concentrar em alguma imagem, ou na respiração, ou até mesmo em algum mantra, ou questão. Ela está se propondo a pensar, ou focar em algo. Ela está se propondo a concentrar em alguma coisa. 

Aprender a concentrar é o caminho. Ter uma mente concentrada é libertador. Uma mente focada é uma mente poderosa. Imagine você poder concentrar em algo que precisa fazer, com a força da sua vontade, apesar das interferências internas (sono, tristeza, fome, dor, cansaço) e das interferências externas (ruídos, calor, tempo). Aprender a concentrar e desenvolver a capacidade de concentração deveria ser uma das nossas maiores metas dentro do yoga e na vida, pelos menos foi o que mais o Yoga me ensinou. Aprendi que uma pessoa que tem capacidade de concentração desenvolvida, certamente é uma pessoa que consegue com muito mais facilidades alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem. 

Então o que vem a ser Meditar? 
Encontrar esse estado de mente, uma mente que medita, é o resultado natural da concentração. A meditação se daria ao encontrarmos a vacuidade mental. Um espaço de tempo em que os pensamentos desaparecem e se encontra o vácuo, um vazio que é de absoluta paz e silêncio, um vazio que imediatamente é preenchido pela luz, pela sabedoria, pelo mundo espiritual, que nos levaria o passo seguinte que é o Samadhi, a sensação absoluta de integração com o universo. Esse estado não acontece pelo esforço, ao contrário da concentração, ele acontece pela entrega, pela total ausência de ansiedades, de buscas e de metas. Nada a pensar...o encontro com o Nada...o encontro com o Tudo.

No próximo post escreverei melhor sobre concentração e começarei a ensinar alguns exercícios. 
Escrevam, contem suas experiências com os exercícios de concentração que vocês praticam.
Aguardo.

Namastê

Ludmila Rohr

5 comentários:

  1. Ludmila, ja fiz Yoga participei de varios encontros para meditar e, juro. E muito dificil pra mim. Nao consigo ficar focada numa imagem so. Varias coisas me atrapalham. Atualmente, talvez pelo momento que vivo, estou adorando andar bastante, parar num lugar e, olhandotudo a minha volta, medito e agradeco a Deus. Algumas vezes entro numa igreja que fica aberta o dia inteiro. Adoro entrar nela vazia e conversar comigo mesma. Sera isso meditacao? Me concentro muito na energia boa e respiro e sinto que melhoro. Mas sinto que p eciso fazer mais, talvez com uma orientacao. Quem sabe continuo. Beijos Anaguiar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ludmila, boa noite (aqui no Rio)!
    Feliz dia da amiga, obrigado pela amizade no twitter e face.
    Iniciei a prática de meditar há cinco anos, junto com minha esposa Adriana.
    Procuramos acalmar nossos pensamentos e acompanhar nossa respiração, sempre de olhos fechados.
    Quando estamos no meio do caos, concentramos nossa atenção em mantras, para aquietar a mente... eu recorro também a orações, quando me sinto perturbado pelo ambiente hostil.
    Curioso fiquei, quando minha esposa percebeu, no meu momento mais concentrado, a minha voz apresentou fala diferente da usual, e canalizei mensagens para ela. Não me lembrava de nada, quando ela me falava depois, só recordando o início e final da meditação.
    Nem sempre isso ocorre, só esporadicamente, quando colocamos uma música bem calma e utilizamos incenso no ambiente.
    A respiração me ajuda bastante!
    Espero estar praticando certo, será?
    Obrigado pelo artigo, conversamos um bocado, aqui entre nós...
    Beijokas e pipokas, Brenildo.

    ResponderExcluir
  3. Saudades, por incrível que pareça hoje sonhei com vc. depois deste sonho liguei para a família pois como vc. foi uma pessoa como terapeuta decisiva na minha vida eu achei que poderia ser um aviso, mas até agora Graças a Deus está tudo bem e desejo que esteja tudo bem tambem com vc.
    No mais vamos vivendo e viajando, recentemente andei por Marrocos durante 25 dias, adorei, embora esteja cuidando do meu joelho até hoje pois tomei uma pancada de uma roda de carroça em uma Medina em Rabat que quase acabou com a minha viagem mas como não dou mole para o azar continuei andando com dor e concluir a viagem com antinflamatórios e bandagens, aqui fui ao médico fiz radigrafia e fisioterapia, estou bem embora a idade também faça a diferença mas eu sigo em frente sem pensar nela. Acompanho vc. mais pelo facebook, espero que volte a escrever no blog. Um grande abraço de Nubs

    ResponderExcluir
  4. Olá Lud, gostei do tema, venho me dedicando bastante a ele nos últimos tempos e pretendo ensinar algumas técnicas para as pessoas que auxiliariam aqueles que nunca meditaram. Penso que após a concentração se permanecermos quietos, no papel de observador do nosso movimento interno, dos pensamentos que chegam e passam, sem que nós fiquemos conversando com eles, chegaremos ao estado meditativo, de paz e plenitude. Bjs

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!