domingo, 29 de janeiro de 2012

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!

Nunca cansarei de dizer que cada dia que tenho vivido aqui na Coréia tem me deixado extremamente encantada! Alguém no twitter me perguntou se eu já conseguia ver coisas ruins nesse país, minha resposta foi que ainda estou muito apaixonada para vê-las. Sei que elas existem, não sou uma "Polyanna", longe disso, mas assim como quando morei nos EUA, meus olhos preferiam ver o que me encantava, aqui na Coréia, eles tem funcionado do mesmo jeito. Acho que sou uma pessoa apaixonada. Sofro da doença do encantamento. Espero que não tenha cura para esse "mal".

Seul é uma cidade imensa, e como já disse aqui, esse país renasceu das cinzas e muito rapidamente, por isso mesmo, quando contextualizo historicamente esse país, meu encantamento chega a níveis mais elevados ainda. Esse é realmente um mundo novo, dentro de um muito antigo.

Hoje quero mostrar pra voces mais alguns detalhes desse país incrível.

Robô recepcionista 

Tinha que fazer uma consulta médica. Dentre a lista de clínicas e hospitais que nos foi oferecido, escolhi um hospital Universitário porque eles diziam tinham médicos que atendiam em inglês. Pegamos o metrô (não tenho carro pela primeira vez na vida desde os meus 18 anos e não sinto falta), e chegamos facilmente ao local.
Chegando na recepção fomos surpreendidos por essa robô recepcionista. Gente, ela é linda!!!!! Olha nos olhos da gente enquanto fala, se mudarmos de posição os olhos dela nos acompanham! Ela oferece as primeiras informações sobre os serviços do hospital.

É claro que fiquei parecendo uma abestalhada tirando fotos da robô! Os coreanos passavam tranquilamente, mesmo os idosos, ninguém se espantava ou se surpreendia com ela, mas eu estava boba. Completamente boba. Mas me digam se vocês não ficariam também?  Admirável Mundo Novo!




Mas esse mesmo hospital conseguiu me encantar ainda mais, não só pela pontualidade do atendimento, nem pela qualidade dele, mas pelo que vi em seguida: Música clássica ao vivo para todos que ali estivessem. 

Pessoas que esperavam consultas ou faziam vistas, pacientes carregando seus soros e de roupas de internamento, todos sentados ouvindo música de qualidade e ao vivo!

As pessoas aplaudiam ao término de cada peça. Gente, me digam se isso não é lindo??? Me digam se isso não é absolutamente incrível? O mesmo hospital que lida com tecnologia avançada, lida com aspectos da alma que só a música acessaria de forma curadora. Não é pra se apaixonar? Admirável Mundo Novo!




cinema 4D
Uma informação que talvez vocês não tenham é de que a Coréia produz cinema de qualidade. Eles sempre estão exibindo em suas salas, as produções nacionais. Infelizmente pra mim, elas são inacessíveis devido ao idioma. Entretanto quando eu voava dos EUA para cá, pude assistir um filme coreano no avião já que tinha legenda em Inglês, e posso garantir, eles não são amadores, nem muito menos histriônicos como os indianos, eles fazem cinema que agradaria a qualquer público do ocidente.

Fomos ao cinema em um mega shopping center como em qualquer país ocidental, e lá soube que eles tem salas 4D. Devo ser a pessoa mais abestalhada desse mundo, mas eu nunca soube que essas salas existiam e nem fazia idéia do que era isso.

A sala 4D oferece sensações junto ao filme. Além dos efeitos tridimensionais que já estamos acostumados com os filmes 3D, a sala 4D tem cheiro, vento, muda a temperatura de acordo com o filme, as cadeiras balançam te levando a sentir o movimento que está nas telas ... ou seja, um loucura. Admirável Mundo Novo!



Os metrôs são para mim um grande motivo de inveja. Morro de inveja do Sistema Público de Transporte da Coréia. Metrôs que atendem 100% da cidade, com estações lindas, confortáveis e seguras me matam de inveja. Queria que Salvador tivesse 1/10 do que eles tem! 

Cada vez que pego uma linha de metrô diferente descubro estações que me impressionam. Vejam essa estação da foto. São lindas ... na maioria delas é possível encontrar cafés, Shoppings Undergrounds e mercados... elas são limpas, imensas e nos revelam uma Seoul underground. Seul existe em cima e embaixo, essa é uma constatação incrível. Temos duas cidades para conhecer, e as duas são lindas.

Admirável Mundo novo.

Estou apaixonada, é verdade. Sei que eles tem problemas importantes nesse país. Eles estão preocupados com os níveis crescentes de casos de "bullying"nas escolas, que é resultado de uma juventude extremamente competitiva. Eles precisam colocar os estudantes para fora das escolas porque os alunos simplesmente não querem parar de estudar. O nível de suicídio entre jovens aumenta, devido a dificuldade em lidar com o fracasso e as cobranças. Acho que existe um "gap"grande entre os velhos coreanos que viveram a pobreza e a miséria pós-guerra e a juventude que nasceu em um país rico e próspero. Isso provavelmente constitui um problema social aqui, mas para mim....uma estrangeira encantada...nada consegue diminuir meu encantamento e só aumentam as minhas questões com os caminhos sócio-econômicos do nosso Brasil.

Porque eles chegaram aqui e nós não? Alguém sabe responder?

Ludmila Rohr

11 comentários:

  1. Que delícia este seu encantamento,sinceramente fico encantada igual,fico abobalhada igual e que bom isso.Prova de que a ação política funciona quando se quer realmente se consegue uma mudança impressionante.Me preocupa o fato dos jovens serem tão cobrados e por eles mesmos o que leva ao ´suicídio provavelmente.Mas torço para que resolvam estes problemas pois o que eles conquistaram é tão grande e eles precisam saber disso.Helena Bittencourt

    ResponderExcluir
  2. Que bela postagem, Ludmila!
    Realmente é um país vitorioso, trabalhador, pena que a Coréia vizinha não se rende a um acordo de paz para que essa região fique ainda mais forte e democrática.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Musica classica tocada ao vivo... Me lembrou muito as varias horas de espera vendo Ana Maria Braga e toda aquela maravilhosa programacao da tv brasileira nas telas dos consultorios aqui de Salvador... Fico feliz pelos coreanos e mais triste pelos brasileiros que se contentam com migalhas...
    Bjs,
    Josi

    ResponderExcluir
  4. Admirável Mundo Novo!!
    Próximo título do seu novo livro.
    Nese livro tenho certeza que vc. tem matéria suficiente para nos deixar boca aberta, pois se assim estamos, com suas publicações.....imagine!!
    Continue, continue não se esqueça denós.
    Bjos,
    Gracinha.

    ResponderExcluir
  5. A chave da transformação foi a valorização da educação e da meritocracia. Enquanto isto, na Coreia do Norte, um regime totalitário e o culto à personalidade do líder, produziram um país onde a pobreza e o militarismo são predominantes. Como políticas públicas diferentes podem gerar resultados tão díspares não? Abraços e boa estadia na Coreia.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ludmila, descobri o seu Blog ao acaso e apesar de não lhe conhecer me permiti "passear" enebriado pela forma como você divide as suas experiências/conquistas. Sem falar no "admirável mundo novo" que você nos desvenda com a sua nova realidade. Leitura leve e gostosa demais. Serei um leitor assíduo. Parabéns!

    Allan Ramalho
    Macapá/AP/Brasil

    ResponderExcluir
  7. Ops, quis dizer *inebriado no comentário anterior! Erro de digitação.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ludmila,
    Deve ser de ficar mesmo abobalhada ao encontrar um mundo tão diferente assim. Quanto a sua pergunta, respondo pelo que conheço da doutrina espírita. São espíritos muito mais evoluídos que tiveram a missão de reencarnar nesse país, justamente para reerguê-lo das cinzas. O Brasil ainda precisa de muitos anos à frente. Agora que estamos passando do mundo de expiação para regeneração e até lá ainda vamos passar por muitas catástrofes. Mas, pelo que estou sabendo das mensagens espíritas, a partir deste ano, os espíritos de luz estão reencarnando, inclusive os gênios estarão voltando. Acho que já podemos notar crianças precoces, cantando, tocando piano e fazendo coisas além da sua idade. É só prestarmos atenção e colaborar com essa evolução. Um dia chegaremos lá. Não sei se estaremos aqui para constatar, mas mesmo do outro plano, saberemos.
    Continue se admirando deste mundo novo e nos enviando suas mensagens. Viajamos com você. Felicidades!
    Muita Paz!
    Lia Lima

    ResponderExcluir
  9. Ola Ludmila, adorando todas suas postagens sobre a Coreia, estou aqui algum tempinho e adorei oq vc escreve sobre a coreia, muito lindo mesmo meus parabens, queria ter a oportunidade de conhece-la pessoalmente ja q vc esta morando em Seoul tao pertinho na cidade onde moro. Um forte abraco e continue postando sobre suas aventuras aqui nesse Pais maravilhoso, a comunidade todos os meses tem encontros espero q em um desses encontros possa ter a oportunidade de conhece-la, um forte abraco e meus Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  10. Pois é, e ontem (03/10/2012) foi noticiado que uma empresa brasileira adquiriu 100 desses robôs recepcionistas, iguais aos da tua foto, para "prestar serviços" no Brasil em feiras, congresso e outros eventos de mediano e grande porte, e em lugares com grande fluxo de pessoas como shoppings centers, estádios, hospitais, etc. Coloquei até uma matéria sobre o tema no meu blog. Tomara que consigamos abrir cada vez mais portas para permitir no Brasil uma maior entrada desse teu "admirável mundo novo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara Pablo, que o Brasil também siga a Korea nos quesitos educação e saúde. A Korea saiu da condição de país miserável para o que é hoje, investindo muito nisso.

      Excluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!