quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PRIMEIRA IMPRESSÃO DE SEUL

O Frio
Estou morando em Seul, (ou Seoul - se diz como Soul em Inglês), na Korea e, a partir de hoje começo a compartilhar as minhas impressões com voces.

Pra entender a importancia de Seoul não podemos esquecer que ela renasceu de um pós-guerra que a devastou quase completamente. O país depois de 1950 estava destruído e faminto, depois de anos e anos de guerras que acabaram por dividir o país em dois. Moro na Coréia do Sul, que foi apoiada pelos EUA após a Guerra Fria. Um país pequeno, localizado entre a imensa China e o poderoso Japão. Pra quem nasceu no Brasil ouvindo dizer que nós éramos o país do futuro, começo a me dar conta de que o futuro, de fato chegou para os Coreanos, pra nós acabou sendo um promessa jogada ao vento.

Chegamos em uma noite gelada de começo de inverno. Logo as descer no aeroporto me deparo com a beleza do mesmo...lindo.. imenso e extremamente bem sinalizado e eficiente. Sei por um cartaz luminoso que esse aeroporto foi escolhido como o melhor do mundo entre 1700 aeroportos selecionados. Acreditem, é de impressionar mesmo... mas, ele não dá medo... de tão bem planejado, me deixou segura e com a certeza de que eu estava entrando num mundo "que funciona", que não preciso contar com a sorte. Fiquei tranquila.

Fofinhos
Os meus primeiros dias tem sido de descoberta, muitas descobertas. Começo a reconhecer alguns sons que se repetem nesse idioma impossível. Começo a descobrir as saudações do dia-a-dia. Muito incrível isso. Descubro que não me sinto pressionada a nada aqui. Ninguém pode me cobrar nada, nem mesmo meu ego, porque minha ignorância aqui é um fato, e não um problema, e isso é libertador.

Como um bebê, começo a descobrir como me relacionar com as pessoas e com as coisas nesse país tão diferente.  É uma sensação prazerosa, que me alforria de qualquer cobrança. Muito bom! Sinto que estou liberada pra andar de boca aberta de espanto enquanto olho as coisas..., liberada pra rir de mim mesma quando faço uma "besteira" ... a ignorância total me coloca em um patamar protegido que só as crianças tem direito. Decido fazer um bom uso disso e aventurar... olhar pra tudo com toda curiosidade que tenho direito...e fazer exclamações de espanto sem contenções....e me liberar da vaidade egóica que me cobraria saber o que não sei. Me divirto assim. 

Amanhecer da janela do meu quarto

As primeiras impressões são incríveis. A cidade é enorme, cheia de gente e, o inverno é frio, muito frio. Nosso primeiro dia foi brindado com a primeira neve desse inverno. Em qualquer direção que olho, vejo pessoas andando para lá e para cá. Preciso explicar que a pertinência desse comentário reside no fato de que antes de vir pra cá, estava morando em Houston, cidade grande do Texas, onde é quase impossível ver pessoas andando nas ruas. Elas estão dentro de seus carros. Aqui elas estão em todo lugar, nos carros, em um trânsito pesado, nos trens do metrô, que cobrem 100% da cidade de Seoul, andando nas calçadas e ruas. Adoro isso!!! Adoro ver gente! Posso passar um dia inteiro sentada em algum lugar apenas olhando pessoas passarem..olhando seu andar, suas roupas, seu gestual, suas expressões...realmente adoro, e percebi logo que isso eu terei em abundância aqui. 

Resolvo que sairei a andar livremente pela cidade conhecendo cada cantinho...sem pressa...e com curiosidade infantil. Com a curiosidade daqueles que sabem ver o extraordinário no ordinário. Resolvo que tudo aqui será extraordinário e não é difícil fazer isso. Acho que fiz isso em cada país que visitei...fiz isso nos EUA...farei isso aqui. Está decidido.

Casamento acontecendo em um shopping
O contato físico aqui não vem acompanhado de um "I'm sorry" como nos EUA. Cada pessoa que se esbarra sem querer com a gente não pede desculpa por isso. Percebi que esses dois anos que vivi no Texas já foram suficientes para incorporar esse comportamento, percebi que eu aqui me desculpava o tempo inteiro e que ninguém dava bola para minhas desculpas. Parei com isso. Relaxei. Que coisa boa. Os contatos físicos aqui são menos carregados de tensão. Começo a ver que os namorados se abraçam com carinho e trocam olhares apaixonados em todo lugar. O Coreano é um povo romântico!!! Que coisa linda de ver. Os rapazes carregam as bolsas das namoradas no metrô.

A estética coreana é um capítulo a parte. Cheguei cheia de idéias preconcebidas e de informações equivocadas que caíram por terra rapidinho. As mulheres são simplesmente lindas!! Elas são magras, esbeltas, elegantes e estão bem vestidas o tempo todo. Casacos lindos, botas lindas, cabelos e maquiagem bem feitas....elas são show. Muito difícil encontrar alguém com visual descuidado e relaxado. As pernas que são lindas, sempre estão expostas. Saias curtas o tempo todo. Os jeans e camiseta dos americanos dançaram aqui. Elas usam saias, vestidos com as pernas cobertas por meias pretas que valorizam ainda mais a beleza natural. Elas são realmente lindas e elegantes, e tenho a impressão que elas sabem que a estética oriental está na moda. Elas são sexualizadas e alegres, bem diferente das americana que oscilam entre os extremos da histeria e da assexualidade. Diferente também da erotização comum no Brasil, que beira a deselegância.

Esse país que ressurgiu das cinzas em um pouco mais que 50 anos, pobre e faminto, hoje tem o melhor e mais eficiente sistema de transporte público do mundo. Toda Seoul pode ser visitada de metrô. Eles são bem sinalizados, modernos, seguros e limpos. Andando neles (minha grande paixão no momento) vejo cenas fantásticas. Vejo que as pessoas entram, colocam seus pertences em uma prateleira que tem acima das cabeças e sentam. Passam o trajeto inteiro sem checar se a bolsa ainda está lá. Quando chegam ao destino, levantam, pegam seus pertences e saem. Eu, brasileira assustada, fico tensa, olhando, achando que alguém vai me roubar. Será que um dia me curo desse trauma?

Bonecas do artesanato coreano
 Em uma das minhas andadas fui parada por um grupo de estudantes coreanos para uma entrevista. Educadamente me pediram que perdesse um pouco do meu tempo com eles. Estudavam inglês e tinham como atividade de casa, entrevistar alguém em inglês. Expliquei que meu idioma era o português, mas eles me quiseram mesmo assim. Tive os 15 minutos de contato mais caloroso com estranhos desde que deixei de morar no Brasil. Eles eram doces e educados, perguntavam se eu conhecia alguma marca coreana. Ficaram encantados quando contei que meu último carro era coreano e que havia sido o melhor carro que já tive. Perguntaram se eu já havia andado de metrô e queriam saber como era o sistema de transporte do Brasil. Falamos sobre futebol, sobre a Copa do Mundo...eles só tinham 5 perguntas do homework pra fazer, mas ficamos papeando...e rindo.. eles riam muito de mim e eu deles. Achei isso tão próximo de nós brasileiros. Apaixonei. Despedimos com fotos, em que ficamos corporalmente coladinhos...pude sentir o calor do corpo de uma menina que estava pertinho de mim. Que saudade estava disso depois de dois anos morando nos EUA, onde o espaço físico do outro não deve ser invadido. Fiquei com saudade deles.
Meus entrevistadores

Gente... escrevendo agora, me dou conta que quando comecei esse blog estava percorrendo uma jornada dura, na luta contra o câncer do meu marido, esse blog nasceu como uma terapia para mim na época, todos os posts dessa época falam disso; em seguida a jornada morando nos EUA e tudo que aconteceu comigo lá..... e agora percebo que mais uma jornada começa aqui, em Seul na Coréia do Sul... Quero dizer que conto com a companhia de vocês e adoro quando vocês me escrevem e comentam o post. Ficarei contando e refletindo aqui nesse espaço sobre as minhas experiências nesse tempo meu que começa agora. No fim do ano estarei em Bali para o reveillon, e contarei pra vocês como é esse lugar mágico que jamais sonhei conhecer.... e já tenho outras viagens agendadas para logo mais aqui na Ásia.

Conto com a companhia fiel de voces.
Escrevam, comentem...me contem como estão sendo tocados pelo meu blog. Eu agradeço.

Beijos


Ludmila Rohr

33 comentários:

  1. Ludmila, que legal esse seu primeiro Blog ai. E uma maravilha ler o que voce escreve, sempre aprendo coisas boas. Quando for visita-la, quero ir sabendo muita coisa desse lugar que voce descreve tao bem e com muita energia. Um beijo. Continue sua garimpageme nas descobertas e va nos contentando com as informacoes. AnaAguiar

    ResponderExcluir
  2. Você já está na boca do povo por aí...
    E seu texto nos faz viajar juntinho com você.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Sabia que voce irira tirar de letra! Com certeza voces vão amar esta experiencia!Fico feliz de poder compartilhar essa vivencias com você!
    Beijo Grande, Feliz Aniversário, Feliz Natal e com certeza 2012 vai ser uma ano de Muita Paz, Saúde, Amor, Alegria e Prosperidade!!!

    Rita Portela ( de Irará)

    ResponderExcluir
  4. Ludmila, estou amando dividir esta experiência com vc, te acompanho pelas ruas de Seul, como vc adoro observar pessoas, tbm ficaria por horas, todo dia vc nos brinda com algum conhecimento.
    Seja muito feliz aí.
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei, e vou continuar a explorar Seul com vc, porisso vá preparando mais material legal assim.
    Desejo que vc tenha muitos bons momentos nesse seu período aí, e que seja muito feliz. bjs

    ResponderExcluir
  6. Ludmila, que emoção ao ler este post! Que vontade me deu de conhecer a Coreia do Sul! A historia desse povo é linda. Continue nos brindando com seus textos tão bem escritos e ricos em detahes. Bjs. Elda Araújo

    ResponderExcluir
  7. Prima, como sempre adoro ler o que vc escreve, além do dom das palavras vc é simples e direta, sem formas rebuscadas ou tentando mostrar superioridade, longe disso, enxergamos uma mulher que está com o coração aberto e tem muita generosidade em dividir, passar adiante,compartilhar.
    Incrivel como 2 anos nos EUA passaram rápido lembro das suas experiências que li com muita curiosidade. Mas sem dúvidas essa agora é a mais impressionante e que me remete ao grau máximo da curiosidade e aprendizado.
    Quando morei na Europa tive a oportunidade de conhecer a Tailãndia de norte a sul, viajamos por todos os cantos e foi a maior experiência da minha vida guardo mtas recordações, um lugar que indico, lá é o paraíso.
    Fica com Deus e que Ele te guie por mais experiências, que generosamente vc compartilha com todos.
    Grace Furtado

    ResponderExcluir
  8. Ludmila, Sou a Mariana, uma brasileira de 31 anos que veio fazer um mestrado em Aveiro, Portugal.

    Leio seu blog há uns meses e ele me ajuda muito na minha mais interessante descoberta: conhecer a mim mesma! Adoro seus posts e me emocionei em vários deles.
    Admiro-te e vim aqui comentar, dar força, agradecer, mandar energia, uma brisa, um sorriso aberto.
    Obrigada por partilhar suas emoções.. acredito que quando a gente se abre e manda amor pro universo, isso ilumina pessoas e inspira a fazer o mesmo.
    Obrigada mais uma vez,
    Mariana Maciel

    ResponderExcluir
  9. oie!!!
    vou comentar todos os seus posts agora!! Assim temos um contato maior!!!
    Fico feliz com o que você esta curtindo e conhcendo por aí! Nunca tive maiores contatos com alguem da Coréia..mas as pessoas do Japão que conheci (com direito a uma nativa que foi fazer intercâmbio em Londres e esbarrou com a gente por acaso) são muito muito simpáticas, prestativas e educadas!!
    Ludmila a cidadã do mundo!!! Beijos!
    Rose Any Sobrinha!

    ResponderExcluir
  10. Que interessante isso..... conhecer um pais, um povo, costumes atraves de palavras e fotos.... isso acontece em livros, revistas, reportagens.... mas sinto mais proximo e intimo esse conhecimento pois eh atraves das palavras e fotos de alguem que conheco bastante e me traz isso com emocao. Muito legal e gratificante... Thanks Lud pela experiencia. Didja

    ResponderExcluir
  11. Nossa q legal ler seu post, viajei com ele, imaginei kda palavra q vc escreveu, suas experiencias, sua emoções, seus novos conhecimentos, descobertas de um mundo tão grande e diferente do nosso, tão evoluido onde as pessoas não roubam umas as outras...q sonho isso!!! Desejo a vcs uma FELIZ estadia em SEOUL,e continue a nos presentear com suas descobertas...fiquem em PAZ e q venham só coisas boas!!! Beijooo querida

    ResponderExcluir
  12. muito verdade! To em londres estudando ingles e aqui eh cm nos Eua.. Sorry pra todo lado. Na turma do curso metade eh d coreanos. Essa eh minha primeira experiencia com esse povo e eles sao simplesmente incriveis! Sempre sorrindo e brincando, inteligentes, calorosos, acolhedores... Enfim, tambem me apaixonei!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por partilhar a sua rara experiência de uma maneira tão sensível, estética e amorosa. Feliz Natal para você e sua família.
    Abraço,
    Laís

    ResponderExcluir
  14. Emocionante esse primeiro encontro com o lugar! Creio que vc vai se dar muito bem por aí!
    Boa sorte no paraíso, minha querida!
    ANA LIÉSE.

    ResponderExcluir
  15. Ai Ludmila.. Que descrição fascinante. Não consigo nem descrever o arrepio que senti ao ler tudo isso.. Exatamente como minha primeira e chocante vivencia com "o mundo lá fora". Quando eu imagino minha futura vida de diplomata, penso muito por esse lado. Fui uma vez ao exterior e percebi o quão diferente é.. No primeiro dia já senti falta do calor brasileiro. Por um lado, tens seus filhos, seu marido.. Mas ainda sim, nada vai substituir..
    Seul deve ser fascinante, assim como a sua descrição.. Desde as crianças interessadas (eu passei por um interrogatório parecido) às culturas diferentissimas, e o teu choque de realidade foi bem parecido com o meu.
    Te desejo boa sorte nessa nova caminhada.. Desafios são necessários. Pelo pouco que li teus escritos me identifiquei bastante com tuas palavras.
    Prometo ser fiel e voltar aqui sempre que tiver novas atualizações..
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  16. Ludimila, suas descobertas em Seoul sao fascinantes, Eduardo

    ResponderExcluir
  17. Amei o texto prima, a gente viaja junto! Impressionante a educação do povo sul-coreano! Senti muito do que você escreveu, mas como turista. Você terá mais surpresas, isso é fantástico!

    ResponderExcluir
  18. Ludmila, eu, uma taurina tão taurina, fico admirada com sua predisposição de conhecer, abraçar, dormir, se engalfinhar com o novo. É garantia de juventude mental. Beijos, Irena

    ResponderExcluir
  19. Lud, realmente é real seus sentimentos por momentos que quer vivenciar. Seoul como você esta nos expondo parece ser realmente um primeiro mundo com reais seres humanos. Sua experiência esta sendo uma verdadeira informação para minha nova vida aí no City park- Yongsan-Seoul -Korea do Sul. Obrigada continue feliz. Nos vemos semana que vem.
    Bjs Graça Groberio

    ResponderExcluir
  20. Conto sempre com a sua companhia para viajar por lugares que nunca imaginei conhecer!!!!! Bjssssss, minha Deusa querida!!!

    ResponderExcluir
  21. Ludmila, acompanho o blog e hoje seu post me tocou de uma forma especial. A sensação maravilhosa que é conhecer um lugar novo, uma nova cultura e que na maioria das vezes não nos permitimos conhecer sem cobranças, com liberdade e aceitar nossa "ignorância" sobre o novo. Nos permitir descobrir como crianças.

    ResponderExcluir
  22. Ludmila,que delícia participar com você dessa viagem.Me sinto em Seoul conhecendo as pessoas e os lugares ,senti o calor do corpo da menina que te entrevistou,a sua energia ao falar dessa vivência é mágica.Obrigada por nos deixar penetrar no seu mundo e torná-lo nosso.Beijos .
    Helena Bittencourt

    ResponderExcluir
  23. Lud, acompanho seu blog e embora nunca tenha comentado, me encanto e viajo com voce em todas as viagens, me emocionei com o blog sobre seus filhos, mas esta de Seul realmente foi de uma realidade incrível parecia que estava indo com voce.Continue nos proporcionando estas viagens maravilhosas porque mesmo longe estarei acompanhando e conhecendo os lugares através da sua narração tão realista. Feliz Aniversário!Feliz Natal e Feliz Ano Novo! Admiro muito Voce. Sua fã.
    Jane

    ResponderExcluir
  24. Lindaaaaaaaaaaaa Seoulllllllllll... ela é linda pelos seus olhos e estou fascinada!!!!!!!!!!!!

    Como vc adoro observar as pessoas e também tenho um conceito bem cristalizado sobre os orientais, acho que poderia ficar horas sentada em um lugar junto com vc observando os detalhes.

    Impressionada com o que disse sobre as mulheres e sua elegancia e sobre o contato físico...

    Conta maisssssssssssssssssssssssssssss...

    ResponderExcluir
  25. Gostei de saber da sua experiencia acerca da coreia do sul, tou pensando em ir pra la e seus posts estão me incentivando mais ainda. Obrigado por compartilhar a experiencia.

    ResponderExcluir
  26. Adorei o seu texto. Sou portuguesa e, dentro de menos de um ano eu irei viver para Seoul, sozinha.
    Tenho 19 anos e chamo-me Mariana.
    Gostava de saber como é que são as casas aí para alugar, se são caras e, fáceis de adquirir.
    Gostaria de obter uma resposta, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,
      A vida aqui em Seoul é bem cara em relação aos EUA, onde eu estava antes.
      Mas, provavelmente tão cara quanto ao Brasil, de onde sou.
      A vantagem aqui é a imensa segurança e o transporte público de qualidade.
      Vc pode morar mais afastada do centro, onde provavelmente achará aluguéis mais baratos, e vir estudar ou trabalhar de metrô.
      boa sorte e qualquer coisa tem uma comunidade grande brasileiros aqui.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta.
      Eu irei viver em Gangam-Gu, espero que me corra tudo bem aí. Eu irei aí para a universidade e, ir para uma companhia tirar um curso de dança. Muito obrigada, mais uma vez.
      Tenho estado a aprender coreano mas, em todos os sites tem coisas diferentes que eu não consigo entender. Deixa-me muito confusa.

      Excluir
    3. Eu irei viver para Gangam-Gu... Vou para uma universidade e, irei para uma companhia tirar um curso de dança. Muito obrigada pela resposta.
      Ando a tentar aprender a escrever e a falar coreano em sites mas, em todos eles têm coisas diferentes que eu não consigo entender e, deixa-me confusa.

      Excluir
  27. pois é. Aprender coreano foi impossível para mim. Nesses quase dois anos que estou aqui, apenas sei dizer : "sim", "não", "obrigada", "olá". Algumas pessoas entendem inglês, mas a linguagem universal do corpo é a que me ajuda. Saio de casa sempre com os endereços escritos num papel, e me viro nas situações que preciso perguntar algo. Nos hospitais, os médicos falam inglês, e no comércio muita gente se vira no Inglês.

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pela informação. Eu sou completamente fascinada por esse país e, com o seu blog ainda fico mais... Eu estou a aprender coreano na internet :)
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  29. Sua descrição é incrível, mesmo nos detalhes que 'aparentemente' são menos legais, você descreve pelo lado bom. É como se realmente fosse uma criança descrevendo o mundo que está descobrindo, e é simplesmente maravilhoso de ler. Se todos fossem que nem você, e procurassem beleza nos pequenos detalhes, talvez o mundo fosse melhor. Fiquei simplesmente fascinada pelo post, e quero ler mais e mais.
    Irei para Seul em out/13 agora, e estou tão ansiosa que ler seu post só me fez querer ir agora.
    Você escreve muito bem e me parece ser uma pessoa encantadora!
    Obrigada pelo post (:
    Kat
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kat, depois de quase dois anos morando aqui, amo ainda mais!

      Excluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!