quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

COMIDA: UMA AVENTURA NA KOREA

Comida preparada da mesa.
 Adoro comer.
Passei dois anos nos EUA fotografando e falando sobre tudo que eu comia, cada restaurante, cada coisa nova, cada fruta regional, cada sanduíche... enfim, adoro comer e acho que essa é uma boa forma de conhecer a cultura de um país que visito. Sempre sou muito curiosa em relação a comidas que não conheço, acho fascinante pensar na história da comida, como aquele povo desenvolveu determinados hábitos alimentares e paladares. Penso também se existe humanos comendo aquilo e tem a mesma fisiologia que eu, posso comer também. Tudo é uma questão de hábito. É claro que posso até comer apenas uma vez, ou posso rejeitar pelo cheiro, mas mesmo assim acho fascinante conhecer. Sou baiana e a minha comida  favorita é  "caruru". Não posso julgar quem se recuse a come-lo por sua aparência. Caruru é feio e delicioso. Parto do principio que se adoro caruru e tem baianos que gostam de sarapatel (feito com tripa de porco), quem sou eu pra julgar cultura dos outros. 

Comida saudável


Passarei um tempo aqui em Seul, capital da Coréia do Sul, e terei um universo imenso e desconhecido de pratos e comidas pra desbravar e compartilhar com vocês.

O curioso em Seoul é perceber que as pessoas são magras na sua imensa maioria. Muito difícil encontrar um Coreano acima do peso. Eles são esbeltos, esguios, muito elegantes mesmo (falarei sobre a questão estética em outro post). Isso é um bom sinal. Podemos supor que eles tem uma alimentação saudável. Eles comem muitos legumes, cogumelos de várias espécies e frutos do mar em abundância.
Coisas estranhas




Essas coisas estranhas sendo vendidas na rua me chocaram um pouco. Demorei alguns instantes para me dar conta de que eram frutos do mar seco. Polvo, lulas, algas, peixes..etc...tudo desidratado. Parece muito popular. Nos remete ao nosso camarão seco.

comida de rua




Existem uma infinidade de pequenos restaurantes nessa área que moro e muitos ambulantes que vendem comidas  em suas barraquinhas que são muito frequentadas apesar do frio. Passo olhando cada uma delas e fotografando, tentando imaginar o que é aquilo que está sendo vendido, uma coisa é certa, tem pimenta. O Coreano ama pimenta. Assim como na Índia que tive que me acostumar com a pimenta, aqui acho que vai ser a mesma coisa. 
O que será meu Deus?

SOJU
Eles bebem SOJU. É a "cachaça" deles. É mais fraca que a nossa cachaça, muito mais fraca que Tequila ou Vodka, ou mesmo que o Sakê. É fraquinha...ou pelo menos parece ser...eles costumam colocar um shot de Soju em um copo de cerveja. Mistura que me pareceu deliciosa e que, só depois entendi, disfarça o Soju, quando percebi já não tinha volta. Fiquei de pilequinho.
O povo adora, mas o que será?











Minha gente...isso é cheiroso!!!
Depois descobri que é lula frita!
Parece que fica crocante e sequinho.
Esse é certo que vou comer.





Duas dificuldades a serem dribladas:

Cardápio com Fotos
 1- Os cardápios são na sua imensa maioria em Coreano e graças a Nossa Senhora Protetora dos famintos, eles tem fotografias, na maioria das vezes escolhemos nossos pratos por elas e contamos com a sorte.



2- Não existem talheres ocidentais nos restaurantes. Eles comem com a maior desenvoltura usando seus chopsticks de metal e nós ficamos no esforço. Nunca tive dificuldade para comer de "pauzinhos" nos restaurantes japoneses que frequentava no Brasil, mas esqueçam, lá a gente usa pauzinhos de madeira, a comida não escorrega, tem atrito. Aqui os "pauzinhos"são de metal como os nossos talheres. A comida escorrega ... damos um show a parte para eles que não entendem a nossa falta de habilidade. Estamos superando. 


Pegando habilidade


Bom....o capítulo "Compra no Supermercado" será provavelmente o seguinte. Não percam. Supermercado é como a Disney. Mil coisinhas para nos divertirmos. Mil letrinhas que parecem desenhos e com instruções de preparo em Coreano também. Uma coisa fofa e divertida.

Até a próxima!

Ludmila

9 comentários:

  1. Hummm eu iria adorar pelo jeito!adoro tudo que vem do mar...
    O que nós acrescentamos em ômega 3 e 6 na alimentação, eles têm de graça! Além de saudável é tudo de bom!
    Com certeza a alimentação fala muito de um povo, seus costumes e sua cultura.
    Me divirto com suas postagens...Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Lud, acompanho seu blog e embora nunca tenha comentado, me encanto e viajo com voce em todas as viagens, me emocionei com o blog sobre seus filhos, mas esta de Seul realmente foi de uma realidade incrível parecia que estava indo com voce.Continue nos proporcionando estas viagens maravilhosas porque mesmo longe estarei acompanhando e conhecendo os lugares através da sua narração tão realista. Feliz Aniversário!Feliz Natal e Feliz Ano Novo! Admiro muito Voce. Sua fã. Jane

    ResponderExcluir
  3. Hummmm. #Fome. A-do-ro comer. Amo. Supermercado pra mim é diversão garantida nos EUA, imagine na Coreia! hahahaha... mt divertido esse post.

    ResponderExcluir
  4. Lu!!!!

    Sou eu Carolaine!!!!

    Feliz Aniversário!!!! Hoje, dia 22/12!!!! Todo Amor, Paz e Saúde pra você e para todos os que ama!!!
    Um abraço cheeeiooo de carinho e muuiiito amor de sua amiga que lhe ama e que lhe é muito grata por todos os momentos vividos ao seu lado!!!

    Muitas Felicidades aí na Koreia!!!!

    "Para ser grande, sê inteiro: nada
    Teu exagera ou exclui.
    Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
    No mínimo que fazes.
    Assim em cada lago a lua toda
    Brilha, porque alta vive"

    Fernando Pessoa.

    Essa Lua Linda e Brilhante é você Lu!!!!!

    Beijos!!!!Amo-te!!!

    Carolina Cartaxo Penalva.

    ResponderExcluir
  5. Lu, e Ana Aguiar. So voce para agora quase meia noite no Brasil, rir de seus comentarios sobre as comidas e ficar com uma vontade enorme de ta ai.
    Quando fui ao Chile com Mariana e Aguiar, passei num mercado onde vi varias coisas do mar que me impressionaram, mas quando as vi no prato, que delicia!!! E isso ai, va desbravando para quando formos ai ja saber o que vamos comer. Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  6. Querida, acessei o seu blog após algum tempo, e foi rapidinho só para te deixar um forte abraço pelo seu aniversário e também para te desejar, juntamente com Judson, muita paz, saúde e luz em 2012. Continue essa sua bela caminhada e grato por nos ensinar tanto.
    Com carinho
    Albertinho

    ResponderExcluir
  7. Ludmila

    Feliz aniversário!
    Um natal e ano novo com muito boas vibrações.

    Beijos
    Nilza

    ResponderExcluir
  8. Nessa véspera de uma data tão importante (tudo bem q a gente sabe que Jesus não nasceu em dezembro, certo?!), só queria deixar um carinho pra todos que estiveram presentes no meu cantinho esse ano... obrigada!!!
    http://migre.me/7h6BZ

    ResponderExcluir
  9. A comida parece colorida e apetitosa... mas, nunca imaginei que estes danados fossem fã da pimenta!!!!

    Conta maissssssssssssssss....

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!