quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SEM RECEITAS....

 Hoje tive um grande insight! 
Adoro quando isso acontece. Sabe aquelas sacações absolutamente simples que só a meditação produz? 
Pois é...Como meditar pra mim é estar inteira e atenta no exato instante que está acontecendo, as vezes meus insights aparecem em momentos bem inusitados. Eles são absolutamente comuns nas minhas práticas do yoga, mas também acontecem assim, como hoje.

Estava cozinhando...resolvi preparar uma sopa para o jantar. Nada planejado...só o tempero básico estava definido (cebola+alho+azeite doce) ...no mais, fui simplesmente fazendo como quem brinca de comidinha...A maioria das mulheres brincaram de comidinha quando crianças. Lá em Salvador, na minha época, chamávamos de "cozinhado". Então, fui colocando coisas..abrindo a geladeira e pegando as coisas com a panela já no fogo...fervendo.."fazendo a medida que fazia", ou criando enquanto fazia...

Voces podem estar pensando, como ela pode ter um insight em uma situação tão comum? Bom...é preciso esclarecer aos que não acompanham esse blog, que até me mudar para os EUA, eu nunca havia cozinhado nada. Nem um arroz sequer. Aprendi aqui, por conta da mudança de realidade..., ou seja, essa não é uma situação tão comum assim, mas de toda forma, essa não é uma meditação sobre cozinha, só meu insight veio a partir daí.

Percebi que me divertia fazendo aquilo...em algum momento pensei, que se eu comentasse que havia feito uma comida deliciosa, que minhas amigas me pediriam a receita, pois isso já aconteceu outras vezes, e eu não as tenho. Daí vem minha grande (ou pequena) sacação a meu respeito. Não suporto receitas. Não suporto ter que lidar com "receitas" na Vida. Não suporto ter que fazer algo que tenho uma única forma de fazer, ou uma forma já pronta. 

Percebi que cozinho da mesma forma que dirijo. Não tenho medo de me perder, ou pelo menos não tenho mais. Sempre que estou em um país, ou cidade diferente, tenho a sensação de que posso me perder, porque irei me achar. E que me acharei melhor (tem um post aqui sobre isso "Me perdendo para me achar melhor"). Sempre penso que por mais "perdida" que eu esteja, sempre estarei em algum lugar, pois não existe, o "Lugar Nenhum".

Quando cozinho de forma livre...sem receitas..qual a chance que tenho de ERRAR? Nenhuma. O erro pressupõe que exista uma única forma CERTA, mas se ela não existe, qual a chance do erro? Zero. É claro que a comida pode não ficar agradável ao meu paladar..rs..., mas isso significa que errei? Não pra mim.

Fui uma aluna diferente nas universidades que fiz (fiz duas). Nunca tinha caderno..detestava anotações...adorava ler, mas detestava e nem conseguia decorar nada. Sempre tinha alguma opinião a respeito dos assuntos, porque refletia sobre eles, mas não sabia nada decorado. Nunca conseguia decorar uma fórmula de nada. Mas..contava histórias como ninguém e tinha um poder de saber o que era importante, o que eu devia valorizar nos assuntos...nunca perdia tempo estudando coisas sem importância.  Alguns colegas diziam que eu era sortuda, pois só caia nas provas aquilo que eu havia estudado, mas eu não acredito em sorte (só quando jogo baralho)...na verdade, eu sempre tive uma noção bem legal a respeito das prioridades. É claro que me ferrava com os professores babacas (eles são muitos), professores que temem o diferente, ou que exigem que os alunos decorem as partes dos livros, ao invés de que saibam discutir ou dissertar sobre elas. 

No mundo concreto, por conta dessa minha forma de ser, acabo precisando delegar muitas coisas. Sempre tive quem cuidasse da minha agenda, quem tomasse conta do meu dinheiro, quem me lembrasse de compromissos e datas e outras coisas que não esperam que minha alma tenha "vontade" de realizar. Sempre valorizei muito as pessoas que cuidaram e cuidam de mim. Sinto uma falta imensa de Ane Rose, minha secretária/amiga no Espaço Mahatma Gandhi, clínica fundada por mim em Salvador, ela sempre foi minha fiel escudeira. Sinto falta de Nil, que sempre cuidou da minha casa pra que eu pudesse trabalhar e estudar (tudo que eu amo fazer), e é claro que sem Judson, nunca conseguiria fazer tantas coisas porque ele sempre me bancou nas minhas "viagens criativas e desprovidas de receita"....com certeza as consequências dos "erros" que fui cometendo com esse meu jeito, foram bastante amortecidas por essas pessoas...

Meu insight não é a respeito de uma forma de viver...exatamente por que não gosto de receitas...O meu insight diz respeito a "minha forma de viver a minha vida" ou sobre como cada um tem seu jeito próprio de fazer as coisas...e que se ainda não o reconheceu, deve buscá-lo urgentemente, sob pena de parecer uma cópia de alguém que nem ele sabe quem é.

Somos nosso próprio mapa. Somos nosso próprio mestre. Somos nossa própria receita. Acho que é por isso que me identifico tanto com o tântrismo. Somos únicos, esse momento é único. Nenhuma receita conseguirá reproduzi-lo, portanto...vamos aproveitá-lo e viver cada momento como o único e do nosso jeito.

Já que estou no momento das frases, vou repetir uma que define o Tantrismo.

"O que existe aqui, existe lá. Se não existe aqui, é porque não existe em lugar nenhum."

Vivendo assim, qual a chance de errarmos? Nenhuma.*

Namastê

Ludmila Rohr

*Quem lê esse blog, sabe que quando falo que não existe chance de errar, não estou me referindo a não desagradar!!!
** Para os curiosos. A sopa ficou deliciosa! Nenhuma chance de reproduzi-la. Única. Finita. Assim como a vida! Só é possível aproveitá-la sabendo que nunca mais farei outra igual, praticando o desapego e o tântrismo. Momento único.




11 comentários:

  1. Praticar o desapêgo, Ludmila... como preciso disso! E como Yoga oferece isso... Experimentei, quando fazia, e burramente, deixei... Nunca mais me programei financeiramente, "temporalmente" para fazer...
    E vivo apegada a um futuro que nem chegou, nem sei se virá, quando virá... e, claro, sofro! Ansiedade é uma praga!
    Ah, adoro sopas... e, na cozinha, sou um pouco como você...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai Luuuuuu, tô tão cansada de errar. Tão cansada!

    ResponderExcluir
  3. Também sou assim, não gosto muito das regras, muito menos do relógio. Nada muito certinho me seduz. Mas na medida do possível procuro ser disciplinada. Prefiro muito mais acordar arrependida do que ir dormir com vontade. E enfiando as caras que vamos vivendo e nos tornando pessoas melhores, mais maduras, as regras vão ficando pra trás junto com o medo de errar. Isso é bom...Bjks.

    ResponderExcluir
  4. "Prefiro muito mais acordar arrependida, do que dormir com vontade"
    By Márcia Borri

    AMEEEIII!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Minha MESTRA querida, já te enviei o texto abaixo em OF. + ele cabe perfeitamente, aqui!

    Há pessoas,que querem ser bonitas para chamar a atenção.
    Outras desejam a inteligência para serem admiradas.
    Mas existem algumas, que cultivam almas e sentimentos... Estas, alcançam a admiração de todos, porque além de belas e inteligentes, são realmente PESSOAS!

    E vocé, é sem dúvida, 1 delas!

    PSI: Nunca te vi, sempre te amei...

    ResponderExcluir
  6. Lud
    Vc foi quem melhor me apresentou o YOGA e por isso escolhi o Espaço Mahatma(há 10 anos)para praticá-la.Vc é uma mestra iluminada ;sinto falta da sua voz,do seu abraço,da sua aula,enfim vc e o yoga são divisores de águas em minha vida.Mas seguir seu blog diminui a saudade.
    Lindas frases-amei.
    Bj no coração.CrisKelsch.

    ResponderExcluir
  7. NÃO EXISTE COMPANHIA MAIS AGRADÁVEL E BENÉFICA DO QUE A DE UMA PESSOA ALEGRE, DESCONTRAÍDA, FELIZ E POSITIVA. APRENDI MUITO COM VOCÊ DURANTE TODOS ESSES ANOS. OBRIGADA LU POR TUDO.DEUS TE ABENÇOE.
    COMO JÁ HAVIA DITO, VOCÊ ESTÁ SEMPRE EM MINHAS ORAÇÕES.
    SAUDADES!

    ResponderExcluir
  8. Essa Ane aí de cima é a minha Ane Rose, minha fiel escudeira!

    ResponderExcluir
  9. Eu queria ser assim na cozinha. Tem que ter pelo menos um passo a passo pra mim, senão não cozinho nada e fico perdida. Acho que é falta de prática rs! Adoro o seu blog, sempre leio mas acho que pouquíssimas vezes comentei. Você é uma pessoa muito iluminada, tenho muito orgulho de ser sua sobrinha! Te admiro muito! Acho que nunca te disse isso né... Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Lindo post!.. rs...
    Gosto disso! Gosto de coisas unicas! Pessoas unicas! Ainda não aprendi a tentar não errar... Mas estou aqui para crescer. Sempre!

    ResponderExcluir
  11. Um dos seus melhores posts, Lud. Muito bom, mesmo. A essência da meditação e da atitude de abertura diante da vida, tão necessária! Agradeço por todos os que vão se beneficiar das suas palavras.
    ANA LIÉSE.

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!