sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Estou em Salvador 2

 Amo estar aqui, e já disse isso. Amo porque faço tudo que sei fazer...e gosto de fazer...revejo pessoas e me sinto na cidade que nasci e me criei..estou em casa.

Entretanto estar em Salvador me coloca em contato com situações de tensão que jamais experimentei em Houston. Não dá pra negar o caos assustador e aterrorizador do trânsito, nem consigo lembrar de como eu antes dirigia aqui, sem me estressar! Agora cada fechada que eu levo, levo um susto também. As pessoas definitivamente encaram seus carros como armas. Elas dirigem de forma agressiva, e descarregam energias horrendas no trânsito. Nenhum sinal de trânsito é respeitado...Saudade do educadíssimo trânsito de Houston...

Mas...por outro lado...ver gente na rua é lindo! Ando de carro e vejo pessoas por todos os lugares...botequinhos em cada esquina, música por todo lado, pessoas comendo acarajé ali...paradas conversando acolá.. Acho que só quem mora em uma cidade como Houston pode entender o que estou falando... Em Houston não vemos uma viva alma nas ruas..ninguém anda a pé, ninguém atravessa ruas...ninguém espera ônibus no ponto...e a noite acaba cedo...

Adoro morar em Houston...mas Salvador tem uma coisa que mexe comigo...me sinto tão viva aqui..sinto que cada célula minha vibra. Faço palestras e sou escutada com tanta atenção...recebo tanta energia de volta. Dou aulas..As pessoas são vibrantes e rapidamente partem de uma conversinha informal para uma conversa íntima e profunda. 

Essa disponibilidade de conhecer pessoas..de se interessar pelo outro...de apesar de estarmos em um ambiente hostil, mas ainda assim sermos abertos e receptivos...isso é encantador. 

Fiz muitos amigos pelo twitter..só os conhecia de lá...mas hoje conheço muitos pessoalmente. Já fomos a encontro de twitteiros em um bar, ninguém se conhecia e ficamos tão amigos. Já tivemos um caruru (tuirú) para amigos do Twitter...e lá conheci mais pessoas ainda.. Ontem na minha palestra tinham várias pessoas do Twitter..e eles também não se conheciam pessoalmente e lá se conheceram... Um amigo tuiteiro levou o pai para a minha palestra, que descobrimos ser amigo de um amigo meu! Uma amiga tuiteira levou outra amiga, e como o mundo é muito pequeno..eu a conheci desde a barriga da sua mãe! 

Uau..é disso que estou falando...Em salvador..o mundo parece menor..as pessoas parecem mais próximas...abertas...afetivas...Pessoas desconhecidas viram amigas rapidamente. 

Hoje vou ao teatro...amanhã vou a um show de Jazz  no MAM que é um dos lugares mais lindos do mundo..tenho convite de ver malabares no Rio Vermelho...e comer um acarajé.. Tenho uma feijoada no domingo... Tenho muitas pessoas que ainda nem encontrei...e quero muito revê-las... 

Sei que Salvador tem problemas graves...muito graves, mas temos uma coisa que sem querer cair no clichê, ninguém mais tem...temos uma alegria e uma disponibilidade..uma abertura que também nunca vi em lugar nenhum do mundo.

Fora tudo isso, em Salvador ...TEM ACARAJÉ!!!!!!!!!!

Axé!

Ludmila Rohr

10 comentários:

  1. Oi Ludmila, bem vinda a terrinha rsrs...
    Olhando essa foto do acarajé (que me deu uma baita fome) e lendo o seu texto, percebo o quanto nós baianos não damos tanto valor a propria terra e a cultura local. Confesso que preciso sair mais e conhecer os encantos da cidade.

    Divirta-se, Bjos.
    João Linno - mosaicultural.com

    ResponderExcluir
  2. Preciso ser honesta...depois que escrevi esse post, fui ao Supermercado....bom, diria, que se tivesse escrito depois dessa experiência caótica...o post teria sido menos apaixonado!!!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh... Acho que você será, sempre, bem vinda em qualquer lugar que esteja. Essa sua energia positiva e vontade de ajudar as pessoas fazem com que você nunca esteja longe de casa.

    Pelo pouco tempo que te conheço (e sou um dos amigos virtuais que tem que te conhecer pessoalmente) sei que não é por nada que as coisas acontecem e por isso acabei conhecendo você.

    Esteja em Houston, Salvador, Bali, Nova Delhi, Tóquio... Não importa onde... A sua energia e o seu alto astral estarão sempre em todas as partes que você já passou...

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. esqueci de dizer que a foto do ACARAJÉ foi tirada por mim, e depois ele foi comido por mim tb!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nunca fui a Salvador, mas já fui a Porto Seguro umas 9 vezes, inclusive tenho um sotaquezinho básico de baiano, acredita??? Fui pra lá muito novo, com 1, 2, 3 anos. Aí acabei pegando um pouco, e o próprio sotaque mineiro sofre influência do nordeste. Ainda quero conhecer essa outra cidade maravilhosa e comer MUITO acarajé, porque né... não tem como ir à Bahia sem comer acarajé "quente"... Axé!

    ResponderExcluir
  6. SALVADOR tem seu povo alegre, mesmo com tantos problemas, amoroso e receptivo, com um enorme coração e como diz a música..."Deus no seu coração e o diabo no quadril..." AMO E TB MORRO DE SAUDADES...

    ResponderExcluir
  7. FIQUEI EMOCIONADA!!!
    SALVADOR É TUDO ISTO QUE VC DESCREVE!
    AINDA QUERO TE VER.
    BEIJOS-VERA MEDRADO

    ResponderExcluir
  8. Você tem toda razão!

    No seu post anterior, você retrata como é difícil construir uma vida descente aqui... O que muito de nós conseguimos é porque ajudamos uns aos outros... muitas vezes nem é por causa da competência e do talento. Isso me deixa triste aqui. Já pensei até em mandar meu currículo de Química para Seu Judson, quem sabe ele me daria uma oportunidade nos EUA, rsrsrs!!! Brincadeira... Acho que não conseguiria voltar para um laboratório... Nós, baianos, estamos preparados para isso aqui. E no meu coração, nas minhas víceras, sinto que posso contribuir com a nossa mudança!

    Mas para mim é uma honra que você venha nos ver, nos ouvir, nos deixar te ouvir, conviver conosoco, nos unir! Essa sua energia é incrível!!!

    ResponderExcluir
  9. Aproveite, as loucuras e delicias de estar em Salvador....
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Lud,

    O trânsito tem sido realmente o fator de maior estresse para mim em Salvador e infelizmente sem perspectivas de solução....enfim..."A dor e delícia de ser baiano"...rsrs.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!