segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SOBRE INVEJA

As pessoas costumam dizer que a inveja é um sentimento feio. Pra complicar ainda mais, ainda dizem que é feio sentir inveja.

Bom...a inveja é um sentimento como outro qualquer, e por isso mesmo, humano. Não existe inveja em outros reinos, que não o humano. 

Funciona dizer para alguém algo tipo, não ame essa pessoa, ou, não sinta raiva quando lhe fizerem isso; ou pra que ficar triste com aquilo? Os sentimentos surgem na nossa alma, e eles por si só não se constituem um problema. O problema dos sentimentos, não é o sentimento em sim, e sim o que fazemos com ele, ou pior ainda, quando não temos consciência dele, porque eles começam a nos levar a fazer coisas que nem percebemos.

A inveja é o sentimento mais negado de todos. É mais fácil assumir ódio, do que inveja. Assumir inveja é como assumir que não é boa o bastante, ou que existe alguém com algo que não tenho, ou que queria ter. É difícil porque é como assumir a falta. O invejoso é um faltante que não suporta saber disso. Tão narcísico que não suporta não ser pleno.

É bom deixar claro que todos nós somos faltantes, as coisas não são perfeitas e quase nunca temos tudo que queremos e quando queremos, mas isso não significa que todos nós sentiremos inveja de quem as tem, quando nós não a temos. 

Bom...pense, que vc quer muito algo e luta por aquilo, e aparece alguém na sua frente, que conseguiu aquilo que vc tanto quer. O que voce sente?

Algumas reações são muito comuns: Ficar feliz porque o outro conseguiu. Ficar triste porque voce não conseguiu. Ficar com raiva porque esse alguém conseguiu. Desmerecer o que o outro conseguiu, o que é o mesmo que criticar a forma como ele conseguiu, ou desqualificar o objeto de desejo...ele já não é tão bonito ou bom assim, ou pior ainda, dizer que a outra pessoa nem ficou bem com aquilo, ou que ela nem merece. No fundo, no fundo, exceto as duas primeiras reações..as outras são inveja pura.

O invejoso precisa desqualificar, destruir o objeto de desejo que o outro conseguiu e ele não. Por que não suporta reconhecer o valor do outro, pois pra ele isso, levaria imediatamente a se dar conta da sua falta. O invejoso fica preso nessa armadilha do próprio ego. Por desqualificar o outro, ele não pode assumir que também desejava aquilo e não fica livre para buscar o que deseja....ou melhor dizendo: Não fica livre para DESEJAR! Não é livre para dizer: Que bom que voce conseguiu, isso mostra que eu também posso!

Nesses anos de consultório tenho me dado conta de que o momento de se confrontar com a inveja, é algo que parece um 'Turn Point" na terapia. A pessoa sofre e resiste muito para admitir, mas quando consegue, dá uma virada incrível. Quando consegue admitir a inveja, se sente livre para desejar..e percebe que a inveja na maioria das vezes é um desejo negado. É uma falta que não pode ser espelhada pelo outro. Muitos abandonam a terapia antes disso, e dizem que o terapeuta não era muito bom.

Nem me lembro a última vez que senti inveja (ou pelo menos uma importante)...não que não as tenha, mas tenho tentado estar tão consciente dos meus desejos e me permitindo-os que acho que não existe muito espaço para elas. Nesse momento morro de inveja de quem perde peso facilmente, ou de quem faz uma viagem muito legal...ou (esse que é o mais difícil de confessar para o mundo) de quem não tem celulite.

As pessoas as vezes me advertem dizendo que eu me exponho demais, que eu falo sobre meu marido e filhos demais, que eu falo muito sobre as coisas boas que acontecem comigo. Dizem que eu posso atrair inveja. 

Bom....minha teoria é de que inveja faz muito mal pra quem a sente (minhas amigas que não tem celulite podem ficar tranqüilas, minha inveja não as fará aparecerem de repente nas suas pernas e bundas). Brincadeiras a parte...realmente não perco nenhum minuto da minha vida, nem gasto um segundo sequer me preocupando se alguém sente inveja de algo que tenho ou que eu seja. Quem me conhece, sabe bem disso. Sempre acho que isso nunca me atingirá de fato, a não ser que eu entre na mesma vibração, e daí, isso já seria minha responsabilidade.

Os invejosos por desqualificarem todos a sua volta, pensam que só eles estão andando e não percebem que na verdade, ele está ficando pra trás...os outros estão seguindo suas vidas..e eles ficando para trás..

Como acredito na perfeição da vida, como acredito em Karma e Dharma, acredito que só temos o que merecemos. Nunca me queixei da vida quando meu marido teve câncer. Nunca me queixei, nem achei injusto quando ele descobriu uma metástase, me aborrecia quando alguém dizia algo tipo: mas ele é tão legal...voces não merecem isso... Bom, merecemos sim, e merecemos tudo de bom que nos acontecem também! Tenho a crença tranqüila e firme na justiça perfeição da vida, mesmo que eu não entenda e nem consiga explicar, mas pra mim, é justo. Por isso, mesmo que detesto injustiças. Luto para que as verdades sempre venham à tona, e que seja sempre a última palavra.

Vocês podem estar se perguntando porque o tema do post de hoje é INVEJA. Nem sei responder pra vocês. Acho que as pessoas invejosas sofrem tanto...tenho pra mim, que a inveja é o pior sentimentos em termos de desconforto, ele causa um mal estar tão grande. Negá-la dá um trabalho tão imenso, é como fugir da própria sombra. Os invejosos sofrem muito. A partir do dia que um cliente conseguia falar sobre inveja, eu podia ver a transformação na sua vida...eles simplesmente ficavam mais felizes, podiam assumir os desejos sem culpa e podiam ficar felizes coma  felicidade do outro. A felicidade do outro não lhes pareciam mais um soco no estômago. Descobriam que era bom ver o ouro feliz, e que eles podiam ser também. Eles podiam rir de si mesmos também.

O invejoso por não assumir que sente inveja, atua com o sentimento. Isso sim é moralmente complicado. Sentir não é o problema, mas o que voce faz com o que sente, isso sim pode ser um problema. O invejoso, muitas vezes sabota e faz mal a alguém, e nem se dá conta de que está sendo movido pela inveja, já que nem pode reconhecer esse sentimento. Isso sim é muito complicado.

Bom...não moralizo nenhum sentimento. Não acho que um seja moralmente aceito e outro não. Somos humanos e na nossa alma cabem todas as vibrações. Não moralizar a inveja e apenas entendê-la como um sentimento que precisa ser conscientizado e trabalhado como outro qualquer, nos livraria de muito medo e dor... Não posso pensar em julgar alguém que assume a inveja, devo sim, parabenizá-la. Quem sabe esse é o "Turn Point" da sua vida???

Ludmila Rohr




26 comentários:

  1. Lindo post e forte também.
    Acho que é diferente ter inveja e ser invejoso.
    O ter "inveja" pode ser uma reação momentânea.
    Não podemos escolher os sentimentos que sentimos. Mas podemos escolher o que fazemos com eles, qual a atitude a tomar.
    Essa é a diferença.

    Quanto a atrair inveja, isso também é involuntário, penso eu.
    falando ou não falando, o invejo sempre arranja uma desculpa pra se corroer com as realizações alheias.

    Já tive inveja de pessoas, mas nunca fui invejosa. Sou egocêntrica demais pra isso. Meu mundo me "consome" e sou encantada em me observar na vida e observar como as interações podem me mudar a todo momento. E assim o fazem, cada dia mais.

    Já sofri muito, com pessoas invejosas ao meu redor. Minha história de vida é recheada de episódios de mulheres invejosas.
    Não sou a Miss Mundo e nem milionária. Mas sou dona de uma coisa que o invejoso não possui e não entende: Amor Próprio.
    Acho que vc tb tem isso.

    Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. nesse exatíssimo momento, me valho do seu post pra não me sentir eventualmente vítima da inveja alheia.. olhar os sentimentos, os meus e os alheios, e seguir adiante.. ok! bjs,

    ResponderExcluir
  3. Ummm... engraçado que essa palavrinha quase me é estranha. Sério. Não vejo a inveja por aí... ou talvez não dou a mínima importância. Sério! Eu tenho uma família e amigos onde muitos são educadores. E eu sempre fui muito de admirar esses "mestres" da minha vida. Dentro do meu coração, tenho uma vontade de ser como eles, de saber muito sobre alguma coisa e um dia, quem sabe, ensinar a alguém... Mas não é inveja. É pura e simples admiração. Reverência ao que aquela pessoa pode nos dar. Porque bens materiais, objetos óbvios de inveja, são tão efemêros!

    ResponderExcluir
  4. Lud, muito legal! reflexões importantíssimas. Uma coisinha: para o Budismo existe um outro reino, além do humano, onde existe inveja sim. É o reino dos Semideuses. Eles morrem de inveja dos Deuses. Pois é... Beijo, querida. Adoro seu blog.
    ANA LIÉSE.

    ResponderExcluir
  5. Inveja: Todos tem, mas poucos falam sobre o assunto. Adorei a frase: "(...)É uma falta que não pode ser espelhada pelo outro". Parabéns por abordar o tema neste artigo muito interessante.

    Abraço,
    j.

    ResponderExcluir
  6. Todos nós sentimos inveja. Eu acho isso digno, pois é este sentimento que nos faz erguer a cabeça e tentar levar a nossa vida por um caminho mais digno, pois, como seres humanos, sempre nos espelhamos no outro (ou, apenas, na vitória do outro). O grande problema é quando esta inveja não lhe faz caminhas, quando você se sente bem em estar estagnado, apenas, observando os passos do outro e desejando ser ele. A partir daí, acredito que o sentimento de inveja esteja lhe causando um grande problema.

    Por exemplo, sinto inveja dos meus professores por serem cultos e muito vividos quanto à vida literária; isso me faz crer que posso chegar lá também. Porém, sabemos que há tantos outros que se olhariam nestas pessoas e provocariam, não a sua ascensão, mas sim a "descência" do outro.

    ResponderExcluir
  7. Marcos (Dorian)..isso é desejo não é inveja! Acredite em mim!! Querer algo é desejar! A inveja vem necessariamente acompanhada de um mal estar...enunca levou ninguém a nenhum lugar bom!

    ResponderExcluir
  8. Lud,

    Sei la... Invejo qualidades que admiro e nao tenho. E ahco que se dizer perseguida por invejosos uma pretensão enorme.....!

    Mas, minha melhor amiga é invejosa... e eu e ela rimos muito da inveja dela com as minhas coisas. Acho que ela me ensinou a lidar bem com isto, porque eu a amo e mesmo percebendo o olhar dela invejeso, vejo que ela vibra com minhas conquistas!

    Menina,
    invejo vc, pela sua força como mulher e pela sua mudança radical de vida. Mas, é admiraçao mesmo...Porque te quero acompanhar cada vez mais mulher e cada vez mais feliz com suas mudanças, com seus desejos...

    beijossssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Ludimila, 10! - como sempre.

    ResponderExcluir
  10. Tô com inveja do conhecimento e alegria de vida que a Ludimila passa. Quero ser assim tbm. Fazer bem aos outros. :)

    ResponderExcluir
  11. Inveja não é um sentimento bom! Já escutei por aí...ah minha inveja é boa! Isso não existe, sinceramente.Também não acredito que todos tenham esse sentimento. Acredito em pessoas que sejam superior a isso. Muito lindo o que tu escreveste Lu..Um bjo grandão da tua amiga irmã,da Vera Fixa.que saudades!!!

    ResponderExcluir
  12. A inveja não é um sentimento bom, sinceramente! Já escutei por aí....ah sinto inveja boa! Isso não existe. Acredito sim, que existam pessoas, com grandezas de sentimentos e superiores a isso. Muito lindo teu blog Lu!!! Bjos nossa Diva.

    ResponderExcluir
  13. Nada mais que "PARABÉNS" pelo texto. Boa reflexão....bjs,
    Mariana

    ResponderExcluir
  14. Lindo e delicado. Como vc deve ser.
    Quero convidá-la a seguir meu blog, não é tão bom, quanto o seu, mas fala de sentimentos do meu dia.http://gisele-gitz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Como sempre um texto perfeito....
    Agora me ajude.....qdo vejo que alguem na clinica ou fora que acabou o tratamento sinto inveja....ou sei la o nome disso.....sera inveja?
    Desejo?
    Nao sei....mas outro dia chorei de vergonha por me sentir assim...
    Sou feliz!!!!
    Mas quero a cura....
    Luz!!!!
    Vc é maravilhosa....e isso eu falo sem sentir inveja....vc faz por merecer!!!!

    ResponderExcluir
  16. Verinha...não sei se é possível passar pelo que vc passa sem em algum momento sentir inveja de quem está saindo dessa guerra!
    Minha amiga...a luta contra o câncer é tão árdua, eu sei bem disso, e sei do que vc está falando..
    Mas..não acho que vc sinta inveja de quem conseguiu se curar..acho que vc tem muito, muito desejo de alcançar a sua cura!!!
    ...que bom que vc tem esse desejo imenso..percebo nesse tempo que passei a conviver com o câncer perto de mim, que esse desejo é muito importante.
    Mas...de qq forma..penso que nessa luta sofrida..devemos nos perdoar por todos os deslizes da nossa alma ...
    se fizer contato com a inveja..se perdoe amiga..e caminhe!

    Amo muito vc!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Eu iria falar sobre o post, mas no caminho li os comentários e no final me emocionei com sua resposta para Verinha.
    Quando vc diz " devemos nos perdoar por todos os deslizes da nossa
    alma "
    Para mim é o resumo do post, vamos nos perdoar e aceitar essa fraqueza humana da inveja, pq boa ou ruim ela é uma fraqueza/deslize que existe.
    Convivo com os meus deslizes, olhando de frente com a verdade, sem camuflagem então eles não me incomodam, na verdade me curam.

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  18. Ludimila, vc não sabe o TANTO que vc me ajuda, num momento tão só que tenho passado. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Que coisa...
    não sei quem é vc..., fico sempre muito tocada quando alguém me diz algo assim...
    Mas, sem saber quem vc é...
    Bom...que bom que tenho te ajudado!
    Coragem e amor no coração!

    ResponderExcluir
  20. Não sei se voce está sabendo, desculpa até o jeito de contar, confesso que se pudesse escolheria uma maneira melhor... Gustavo nos deixou no ultimo dia 31, hoje, ao invés de cuidar dele ele está cuidado de todos os que ele amava.

    Jr - João Pessoa PB

    ResponderExcluir
  21. Sei sim Jr.
    Soube na mesma noite...
    Estou desde então chorando....o próximo post será sobre ele...só estou tentando me recuperar um pouco para escrever como ele merece!

    Meu querido e amado filho paraibano...meu desbundado querido...
    Escrevi bastante no twitter e no facebook, além do orkut...
    Não sei quem é vc, mas sinto muito nossa perda!

    ResponderExcluir
  22. Lembrei e fiquei com saudade de suas aulas antes de começar a pratica de Yoga, bela postagem, eu tenho inveja e admiro quem sabe se expressar assim.

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Em alguns momentos já me percebi invejosa, rancorosa, essas coisas. Pude admitir pra mim mesma e fui pensar no que podia fazer com aquilo...
    Mas o meu turn point foi quando percebi que esses sentimentos SÓ fazem mal a mim mesma!É um atraso de vida...é como ficar atolada!

    ResponderExcluir
  24. O que eu mais ADOREI foi seu carão na foto de "Sai invejoso!" HAHAHAHAHA!

    ResponderExcluir
  25. Lu, vc nem imagina como seu post foi importante para mim. Tenho muitas coisas boas na vida, saúde, amigos, mas sempre sinto inveja de uma única pessoa e sempre em questões materiais. É um sentimento muito forte que me machuca muito. Ainda nao sei muito bem como fazer me sentir melhor, mas ler seu artigo já me ajudou a entender que meu sentimento é inveja mesmo. Fico triste por saber disso agora... agora preciso saber como tratar esse sentimento para que eu não me afunde com ele.

    ResponderExcluir
  26. Lu,
    Muito interessante essa perspectiva da INVEJA! Eu tenho muito medo de inveja...acho que atrai coisas pesadas e nao gosto que as pessoas sintam inveja de mim ou da minha familia....
    De outro lado eu nao costumo sentir inveja..fico feliz quando acontece coisas boas com outras pessoas....Comemoro e sempre que possivel comento com a pessoa...
    Me fez refletir..gostei!
    Beijos!
    Rose Sobrinha!

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!