quinta-feira, 2 de julho de 2009

Vivendo a noite escura... sem resistir....


Hoje parece um dia de sol, depois de uma longa noite escura!!!
Assim eu sinto!

Judson na segunda fez quimio, quase que não consegue fazer, por causa dos benditos leucócitos que ainda estavam abaixo do mínimo. Fez. Passou mal, quase desmaia, vomitou, e teve febre! A febre é um fantasma pra quem está em quimio...ela não pode acontecer...febre significa infecção...leucócitos baixos significa baixa imunidade...péssima combinação...dias difíceis...

Nada a ser feito!
Esperar com serenidade e sabedoria. Só temos que esperar...

Acredito que tudo que aprendi na vida até hoje, me preparou para momentos como esse. A não-resistência é um grande aprendizado. Simplesmente poder estar, onde devo estar. Deixar a minha mente e o meu coração onde é possível estar. Não brigar com isso.

Nesse momento, não a há nada a ser feito, a não ser esperar. Esperar a "noite escura" passar. Esperar com serenidade...e isso não significa, sem dor...mas com serenidade. Eu posso fazer isso.

Sei que posso fazer isso, porque o que tenho uma certeza inquestionável dentro do meu coração. É uma crença inabalável. Sei que as noites tem um tempo de durar. Elas, assim como tudo na vida, não são eternas. São impermanentes, são finitas. Então, basta esperar!

Outra crença inabalável na minha vida, e que me ajuda nessa espera, é que depois de cada "noite", tem um "dia de sol"...eu sei disso. Sei porque nunca perco o contato com esse "Sol interno"...ele é perene...brilha sempre...mesmo quando estamos na noite...ele só está no meu outro lado...esperando a vida virar de novo...

Sei que preciso estar com a minha mente e o meu coração, no mesmo lugar onde meu corpo está. Isso me protege das ansiedades tão comuns quando nos deslocamos de onde temos que estar... e nos repartimos..nos fragmentamos. Isso aprendi com o yoga e com a meditação.

Outra coisa que aprendi faz tempo, é que a mente precisa estar no único tempo que existe, e que é esse que vivemos. Não devo estar no futuro, nem no passado. As ansiedades nascem assim. O tempo é o presente.

Bom, nessas "noites escuras", preciso apenas estar inteira. Com os medos que surgem e desaparacem. Com a perdas e mudanças que precisam ser feitas. Desapegando daquilo que na arrogancia humana havia programado...e esperar....o dia virá...e enquanto não vem....que a noite seja uma energia feminina de transformação que me envolve...não lutarei contra ela.

Recebo a noite no meu corpo e alma....e me despeço dela....tá na hora do Sol brilhar outra vez!


Namastê

Ludmila

4 comentários:

  1. Querida Lud.

    Sim. É com este pensamento que desfilava nas quimios, "que nada é para sempre e tudo fará parte do passado"!
    E lembro que minha pior sessão foi em um fim de semana de chuva. Na segunda-feira, amanheceu um dia incrível com um céu azul lindo, quando levantei e fui para o jardim, olhei para o céu e sol e chorei incontrolavelmente de felicidade!!!!!!

    Em muitas vezes, ja disse que o sofrimento físico purifica, parece uma loucura medieval e filosofia de Philifino para justificar a autoflagelação, mas, no final de um sofrimento físico, a sensação de renascimento é indescritível......

    Suas palavras, descreve perfeitamente o que é estar em tratamento de um cancer!

    beijos para ti.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ludmila, qdo leio seus textos,faço uma ligação assim: O meu Marido passa por tudo isso... Qd estou muito mal, ele pergunta:
    - o que vc está sentindo, eu respondo por um fio, não sei, acho que estou morrendo. Depois me arrependo, estou sendo cruel com ele, mas na verdade Lud, essa é a sensação do mal estar que passamos. li na commu// das reações do Judson. Eu faço esta quimio com bomba de infusão a 03 anos e meio, sei bem o que estão passando, mas como voce bem esvreveu tudo passa... e como digo: nada como um dia atrás do outro e uma noite no meio para nos aliviar... bjs. Força e Cura!

    ResponderExcluir
  3. Ludmila, vou adicionar seu blog e fica calma, às vezes nem sempre a febre realmente é uma infecção, o Tadeu tem neutropênia febril que é a baixa imunidade também e ele toma antibiótico e colhe exame pra ver se ta com infecção e todas as vezes da negativo, mas sempre vai ao médico ver o que é a febre.

    Logo isso tudo acaba e vai ser mais um aprendizado para a vida de vocês.


    Beijo enorme.

    ResponderExcluir
  4. Lu, ISSO é umas das coisas mais improtantes que aprendi com a doença: SEMPRE HÁ O DIA DE AMANHÃ... e na maioria das vezes, ele é melhor do que o de hoje. =)

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!