quarta-feira, 8 de julho de 2009

A Verdade sempre está....

O que fazer quando tenho dúvidas se devo ajudar alguém ou não?

O que fazer se tenho dúvidas de esse alguém está sendo sincero, se está falando a verdade?

Tenho a tendencia humana de a principio não querer ajudar, mas isso dura muito pouco...

Ofereço à pessoa a possibilidade de se defender...de se explicar...falo abertamente da minha dúvida, da minha desconfiança, tentando não julgar, mas deixando claro o meu mal estar...mas tento não impor minha verdade..


No fundo, no fundo...sei que as pessoas que mentem, precisam muita da nossa ajuda, talvez sejam elas que precisem mais da nossa ajuda. A necessidade de mentir é humana, mentimos, isso é um fato...primeiro porque nem conseguimos entender a Verdade, segundo por que não a alcançamos... talvez também por achar que a verdade será dolorosa demais...bom...mil motivos são usados pra entendermos a necessidade da mentira. Mas de fato...acho que a mentira vem do nosso medo.


Quando não estou confiando em alguém, tento oferecer a chance da verdade aparecer, falando da minha desconfiança. Penso que eu não falar do que estou pensando, estarei mentindo também, e penso que quando falo da minha desconfiança, dou uma chance concreta das pessoas se abrirem e correrem o risco de exercitarem a confiança. Digo risco, por que acho que as pessoas temem confiar... temem o risco de confiar...não aprenderam sobre isso...não confiam em si mesmas...


Entretanto, mesmo com isso, algumas pessoas sutentam a mentira...acho que estão tão identificadas com a mentira que nem conseguem viver sem ela...ou falta a coragem necessária de se despir dela e correr o risco de se mostrar de verdade. Talvez falte a autoconfiança necessária pra sustentar esse risco. Autoconfiança de que sobreviverá sem os escudos da mentira...


Bom...o que fazer diante disso?

Chego a conclusão que prefiro ajudar mesmo assim.....
que prefiro entender que existe alguém ali muito necessitado de amor...e de confiança....alguém que foi traído na sua essencia, e que hoje trai a si mesmo o tempo todo...

O Satyagraha, que significa "Poder da Verdade", ensinado pelo Mahatma Gandhi...diz que a verdade sempre é o melhor caminho. Ele diz mais ainda, ele diz que a verdade funciona, torna avida mais simples. No entanto o Mahatma diz que temos que ter o Ahimsa (não-violência) nas nossas vidas também. Então quando nos vemos diante de uma encruzilhada, em que falar a verdade seria ser violento, Gandhi nos ensina que existe a opção do silencio...ele diz que poderiamos nos refugiar da máxima do "amor incondicional", que nos levaria a "ajudar sem ver a quem"...ajudar aquele que poderá nos matar depois...Gandhi fala isso...ele fez isso...

Então...como estou muito longe de ser um Mahatma (grande alma), e como sei que existe a minha verdade, existe a verdade do outro e existe a VERDADE VERDADEIRA, sinto que não devo me preocupar em fazer "a verdade" aparecer....ela sempre está lá...mesmo em meio às mentiras, a verdade existe, em algum lugar...ela de fato é a única coisa que existe...talvez eu apenas não esteja conseguindo vê-la, devido aos meus olhos serem pequenos e distantes de Deus..mas ela está lá, em todo lugar, porque a VERDADE é DEUS.
Assim eu acredito em Deus, porque acredito na Verdade!
Namastê
Ludmila Rohr

6 comentários:

  1. Lud, vc como sempre muito sensata..Tens razão, pois creio ser a mentira "uma verdade que deixou de acontecer", mas não deixou de existir, ela sempre estará lá, à espera de Deus sabe o que, para surgir...
    Beijo grande pra vc!
    Rosanne

    ResponderExcluir
  2. Mentira pra mim nada mais é q uma bola de neve, nos tormamos prisioneiros dela, minha mãe me ensinou que qdo mentimos um vez, a tendencia é mentir sempre para sustentar a mentira inicial...Realmente é fato que todos nós mentimos, uma grande falha do ser humano.Porém penso q devemos nos perguntar:Até q ponto não estamos prejudicando ao próximo e principalmente as nós mesmo?
    Bjos Lud, amei!

    ResponderExcluir
  3. uma pessoa me escreveu a respeito dessa postagem minha. Diz que lembrou de uma fala da sua avó que dizia: "Quando a mentira é doce, a verdade pode ser um coice".

    concordo...
    por isso...tento buscar as verdades que estão em toda parte...e em todas as pessoas...

    ResponderExcluir
  4. CONCORDO COM O QUE JAQUE FALOU. A MENTIRA É COMO UMA BOLA DE NEVE, VC COMEÇA DEPOIS NÃO TEM MAIS COMO PARAR.
    FUI EDUCADA A NÃO MENTIR, LEVAVA MUITA BRONCA DE MINHA MÃE, MAS SEMPRE FALAVA A VERDADE, POIS ELA SEMPRE APARECE.
    E É ASSIM QUE EDUCO MINHAS FILHAS TBM.
    DEPOIS DE ADULTA CONTINUEI A NÃO MENTIR,MAS NUMA SESSÃO DE TERAPIA DESCOBRI QUE NÃO MENTIA PARA AS PESSOAS,MAS MENTIA PRA MIM MESMA QUE É PIOR.
    TENHO UMA AMIGA, MUITO AMIGA QUE APRENDI A CONVIVER COM ELA, MAS A CONSIDERO UMA MITOMANÍACA GOSTARIA MUITO DE PODER AJUDÁ-LA , MAS NÃO POSSO, TALVEZ NÃO ENTENDA QUE QUERO APENAS AJUDÁ-LA.
    DEPOIS DA TERAPIA PASSEI A NÃO MENTIR PARA MIM, HOJE SOU SINCERA COMIGO MESMA.
    SE GOSTO FALO, SE NÃO GOSTO FALO OU COMO VC FALOU LUD DOU O SILÊNCIO...
    ACREDITO QUE O SILÊNCIO VALE OURO.
    CRIS

    ResponderExcluir
  5. "...cada um tem seu jeito próprio de fazer as coisas...e que se ainda não o reconheceu, deve buscá-lo urgentemente, sob pena de parecer uma cópia de alguém que nem ele sabe quem é." Quantas vezes teorizamos idéias e depois descobrimos que essas idéias já tinham sido elaboradas por outro alguém. Quantas vezes fomos o mais sincero possível sobre uma determinada questão e ainda assim desconfiaram da nossa nobreza. O mundo da ambiguidade está aí para ser percebido como apenas mais uma forma de encarar as coisas, o dualismo é mais uma cortina da qual escolhemos abrir ou não.

    ResponderExcluir
  6. Oi Felipe...que bom ter vc aqui....foi longe..texto antigo....

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!