segunda-feira, 27 de julho de 2009

Caminhar Juntos


Ontem fui procurada por um homem cuja filha está com câncer. Ele soube de mim através de uma amiga com quem tenho uma longa história de trabalhos voluntários de ajuda ao próximo. Fizemos parte por longos de incríveis 18 anos de um serviço que se chamava Plantão da Fraternidade, atendíamos 24 h por dia, pelo telefone, pessoas que estivessem precisando de algum tipo de orientação, acolhimento..etc.. Esse pai precisa de ajuda nesse momento. Me senti extremamente honrada ao ser procurada por ele. Ser reconhecida como alguém que tem algo pra dar , me faz sentir uma felicidade no fundo do meu coração e percebo que tudo que tenho vivido junto com minha família não tem sido em vão!

Aprendi também nesses anos, que quando uma pessoa ajuda a outra, nesse momento está sendo ajudada também. Minhas ilusões a respeito de que fazendo aquilo eu seria uma pessoa boazinha, caíram por terra imediatamente quando percebia a cada atendimento do Plantão da Fraternidade, que podiam ser pela madrugada, sábado, domingo e feriados, em que eu saia tão feliz, tão alimentada. Descobri muito cedo que na verdade eu me ajudava, quando ajudava alguém. Eu me alimentava na alma, quando escutava as dores da alma de alguém. Aprendi que quanto mais dou, mais recebo. Essa é a única forma de aprendermos sobre Generosidade e Fraternidade.

Descobri que a fome maior vem do isolamento, e a minhas duas maiores descobertas foram:

"É dando que se recebe" e "Amar é mais importante que ser amado".

Nunca me senti perdendo nada quando eu estava dando. Nunca me senti mais rica, do que quando eu estava tirando de mim para dar a quem mais precisasse. Nunca me senti mais preenchida de amor, do que quando eu estava amando.

Amar vale a pena. Sempre ganhamos quando amamos.

Com a doença de Judson tenho entrado em contato com dores que não conhecia, pessoas que não conhecia, e por incrível que pareça chegam pra mim pessoas que estão com câncer ou têm parentes com câncer também no consultório.

Acho que no momento que entro num caminho, não fico sozinha. Aparecem outras pessoas que eu posso ajudar, e que vão caminhar comigo, e me farão companhia. Um empurra o outro. Um puxa o outro. Um dá suporte ao outro.

Uma amiga me disse, que eu devia evitar tanto envolvimento, me perguntou porque eu estou me martirizando? Disse que me envolver com essas pessoas iam me deixar mal. Nunca senti isso. Desde que tornei pública a luta de Judson, só encontrei pessoas que me ajudassem, caminhando comigo, não me deixando sentir solidão nunca. Com elas falo a mesma linguagem, o mesmo idioma, me sinto tão entendida..acho que ninguém que não tenha vivido isso poderia me entender tão bem! Não sei como isso pode ser um martírio.

Essas pessoas que parece que estou ajudando, é que na verdade me ajudam. Elas me tiram de qualquer possibilidade egoísta de me fechar em mim mesma, ou de ter pena de mim mesma.

Não me sinto fraca diante de alguém que luta contra o câncer, muito pelo contrário. Pessoas que lutam, que fraquejam, que querem desistir, que adorariam poder desistir, mas não conseguem. Pessoas com muitas chances, pessoas com poucas chances, mas que lutam, e são vencedoras..

A grande derrota é não lutar. A grande derrota é aceitar simplesmente sobreviver. A grande derrota é passar um dia após o outro sem valorizar o poder que nos foi concedido de sermos vencedores!

Quero muito ouvir esse pai com sua filha que está com câncer. Quero muito descobrir por que eles me procuraram, o que eu tenho pra dar. Quero muito caminhar junto com cada vez mais pessoas, dando as mãos, caindo e levantando...é assim que eu quero, é assim que eu sei!

Namastê

Ludmila Rohr


8 comentários:

  1. querida Lud....

    engraçado que esteja atraindo pessoas com esta doença para ajudar. Destas coisas que não compreendemos que nao tem explicaçao. O conspirar de energias!

    Lembrei de um poema de drummond:

    Não serei o poeta de um mundo caduco.
    Também não cantarei o meu futuro.
    Estou preso à vida e olho meus companheiros.
    Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
    Entre eles,considero a enorme realidade.
    O presente é tão grande,não nos afastemos.
    Não nos afastemos muito,vamos de mãos dadas

    .
    O tempo é minha matéria,o tempo presente,os homens presentes,a vida presente.



    boa semana para ti e para nós!

    ResponderExcluir
  2. LUD , AS VEZES PENSO COMO SUA AMIGA, SERÁ QUE NÃO ESTOU ME MERTIRIZANDO?? MAS COM CERTEZA NÃO.
    CONVIVO COM PESSOAS QUE ME ENTENDEM, FALAMOS A MESMA LÍNGUA, FUI AJUDADA POR TODOS AQUI NA NET, AGORA É MINHA VEZ DE AJUDAR. E FAÇO ISSO COM MUITO PRAZER. COMO APRENDO AQUI NA NET COM MEUS AMIGOS DE LUTA...
    HOJE ESTAVA PENSANDO NO PODER DA PALAVRA, COMO ELA NOS FAZ BEM...SE AS PESSOAS SOUBESSEM QUE VALOR TEM PARA NÓS PACIENTES OUVIR UM COMO VC ESTÁ, UM TUDO VAI DÁ CERTO, UM ESTOU ORANDO POR VC... TALVEZ SEJA ESSE O MOTIVO LUD QUE AS PESSOAS ESTEJAM TE PROCURANDO, PELAS SUAS PALAVRAS CALMAS , DE OTIMISMO, DE CARINHO. POIS TUDO QUE PRECISAMOS É ISSO QUE VC NOS DÁ.
    BEIJOS!!
    CRISTIANE

    ResponderExcluir
  3. Lud
    Acho importante conviver com pessoas que vivem as mesmas dores que vivemos pois a ajuda mútua se torna enriquecedora.Acredito que esse é o aprendizado da Generosidade,a qual voce é o exemplo vivo.Caminhemos juntos.
    Saúde para Judson.Bj no seu coração.
    CrisKelsch

    ResponderExcluir
  4. É uma honra ser sua amiga, poder receber esse carinho que vc doa, sim vc doa, pois não cobra retorno...Sabe?Estou viciada em vc, em sua ajuda, em ler suas palavras todos os dias!Não nos abandone...Vc faz parte da minha vida!!
    Tenho vc como um exemplo!!
    Te gosto muiiiiiiitoooooooooooo!!
    Bju Jake!!

    ResponderExcluir
  5. Minhas amigas!
    Nem sei como agradecer todo o carinho!
    Vcs são gúerreiras...vcs são mulheres incríveis!
    Só posso elogiar vcs e agradecer por cada uma na minha vida!
    Kelsch, qdo vc viveu o câncer na sua vida, eu não tinha vivido ainda,hj percebo que nem pude ser atenta como sou hj...e com certeza posso afirmar que a experiencia me fez uma pessoas mais compassiva com todos que vivem isso!

    ResponderExcluir
  6. Lu!!! Me identifiquei na hora com que tu escreveste. Um amigo, me disse uma vez que solidariedade é a palavra, faz bem prá quem ajuda e prá que recebe. Eu digo também que, alimenta a alma.Te admiro muito e te acho incansável, isso é determinação, isso é ser solidário! Bjinho no teu coração de ouro.E agradecendo também o cartão lindo que tu enviou prá mim, amei demais...

    ResponderExcluir
  7. Oi...passando para me atualizar po aqui e dizer que seu post de hj veio acalhar..srrsrsisto é bem verdade!!
    Gde beijo Lud!

    ResponderExcluir
  8. ps...mazé a mãe do Caio..srrs bijócas...

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!