domingo, 28 de junho de 2009

TRATAMENTO DIGNO


Desde que Judson descobriu que estava com câncer, descobrimos também o quanto estávamos bem assistidos. Ele fez todos os tratamentos que precisou, nunca esperou absolutamente nada pra conseguir uma consulta ou pra ter algum exame liberado. Escolheu onde fazer a radioterapia, porque podíamos fazer onde fosse melhor, com os melhores equipamentos, com as melhores equipes. Ele recebe o que existe de melhor, as drogas mais modernas, os tratamentos..tudo que existe de melhor. Ele sofre todos os medos e dores de um tratamento como esse, mas é tranquilo por que sabe que está recebendo o melhor.

Alguém uma vez, em uma comunidade de câncer, perguntou se o dinheiro vence o câncer, e eu respondi nesse debate que não. Continuo achando que o dinheiro não vence o câncer. Acabamos de ver a Farrah Fawcett morrer depois de uma luta contra o câncer que envolveu muito dinheiro. Ela se tratou com o que existia de melhor....e não conseguiu vencer essa doença horrorosa. O Câncer não tem cura. Muitas pessoas conseguem se livrar dele, por toda a vida e morrem até de outras coisas..mas se o câncer tivesse cura, todos seriam curados.

Bom..mas a questão dessa minha reflexão hoje é sobre dinheiro e câncer. Qual a diferença quando se tem uma assistência decente como a que meu marido vem tendo e a da realidade contrária? Aliás, o que é isso? Apesar de que sempre soube do quanto o nosso Sistema de Saúde Pública é ofensivo e assassino, e o quanto ele mata, pelo descaso com a vida e dignidade das pessoas, mas depois que me aproximei, fiquei estarrecida com o descaso. A realidade de muitos convênios particulares de saúde não é muito diferente.

Ontem ouvi de uma pessoa no chat que participo, contar que quando descobriu o tumor, ele estava com 2cm, os exames e tratamentos demoraram tanto para serem liberados (pelo convenio!) que quando iniciou o tratamento o tumor estava com 8cm! Fiquei horrorizada.

A nossa ministra descobriu o seu tumor bem no início, iniciou o seu bem sucedido tratamento imediatamente. Até aí, tudo bem! Mas ela foi pra TV alertar que os brasileiros que façam seus exames preventivos regularmente, que se cuidem, que o tumor descoberto no inicio é mais fácil ser vencido... bla, bla bla...parece uma piada de mau gosto pra quem luta meses pra conseguir uma consulta!

Senti como se a ministra, nessa fala, desse tapas na cara de todos que estão lutando bravamente, pra conseguir uma tomografia, brigam com convênios que pagaram a vida toda pra conseguirem uma cintilografia...pet scan, nem pensar...juntam dinheiro, para fazer, dividem no cartão em seis vezes...quem pode..., por que uma parte imensa do nosso Brasil, verão seus filhos, pais, amigos, irmãos, mortos sem conseguir um tratamento adequado! O que a ministra recebeu está certo, queremos apenas as mesmas chances.

E quando se está em tratamento, mas sabendo que existem tratamentos mais modernos. Que aquele que voce está sendo submetido é ultrapassado? Vejo as pessoas, perguntando quais drogas estão usando? Quando falei que meu marido usa o Avastim, alguns lamentaram que seus plano não cobriam! Como tratar um filho, um pai, um irmão ou a si mesmo sabendo que existe coisa melhor? E quando os Hospitais entram em greve, e adiam sessões de radio ou quimioterapia?

Farrah Fawcett para quem não lembra foi uma das Panteras na TV nos anos 70-80. Ela morreu no mesmo dia do Michael Jackson e por isso sua morte não teve nenhuma repercussão, mas ela lutou muito. Sofreu muito nessa luta, e expôs a sua luta com muita dignidade e bravura ao mundo quando gravou um documentário sobre o seu tratamento. Essa doença é uma estupidez para todos, para quem tem dinheiro e pra quem não tem, mas certamente ela fica uma luta menos injusta quando sabemos que estamos usando todas as armas disponíveis.

A ministra Dilma pode até pensar que o brasileiro é relaxado e displicente com a saúde, e que ela não foi e por isso ela vencerá a doença. Ela pode até querer acreditar que esse é um mérito dela, e que os brasileiros são preguiçosos e irrsponsáveis com a própra vida. Sem desmerecê-la na sua luta, pois acho que o tratamento do câncer é horrível para todos, mas tentando honrar os pais e filhos que lutam por um exame no SUS ou nos seus convênios, preciso dizer que fiquei muito ofendida.

Farrah Fawcett morreu. Ivan morreu. Lili morreu. O pai da Katy morreu, o marido da Élida, da Rai morreram. Jaqueline resistiu, Silvia resistiu, Fefa resistiu, a Cris também... Day está lutando, Otávio, Carin, Judson, a mãe da Criss, da Gabi e da Dani, o pai da Patsy, Marcelo estão lutando......tantos lutam....uns sucumbirão outros não, mas todos são vencedores nessa luta contra um inimigo que parece imortal.

Farrah Fawcett tentou mostrar ao mundo o quanto essa doença é cruel. O quanto que as pessoas que a encaram já são vencedores e heróis. A luta da pantera, assim como a do meu marido e dos meus amigos é heróica. Não precisamos de ninguém contra nós, nem convênios, nem SUS...o nosso inimigo já é o bastante. Precisamos só saber que estamos entrando nessa luta com as chances possíveis de vencer, e que nada nem ninguém será contra nós. Que seremos respeitados e instrumentalizados para essa guerra. Que nada do que já existe para vencer esse inimigo, nos será sonegado. Só isso.

Quero dizer aos meus amigos que fico muito honrada em participar dessa luta ao lado de vocês. Vocês são merecedores de toda a minha admiração!

Namastê!

Ludmila


4 comentários:

  1. Que palavras bem colocadas!!!
    Gostaria que nossa ministra lesse este blog!!!
    E mais do que ler, fizesse alguma coisa!!!
    Obrigada, amiga, pela citação!!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocada a posição da ministra, quem dera 1% da população tivesse o benefício que ela tem de ser assistida de imediato pelos melhores médicos nos melhores hospitais!!!
    Meu marido faleceu após 48 dias do diagnóstico de cancêr de pâncreas com metástases no fígado e duodeno, fui ao posto do SUS aqui em Curitiba consegui consulta em 3 dias e até hoje não sei se a médica não encaminhou a solicitação de quimio, pela situação do meu marido que já estava debilitado ou se a qualquer hora tocará o telefone confirmando as sessões.
    É uma pena tudo isso , mas como acredito em Deus sei que tudo tem sua hora e a vontade Divina prevalece qualquer uma.

    ResponderExcluir
  3. Lu, a situação é bem pior do que imaginamos. Por exemplo, no hospital onde me tratei a primeira vez (que eh um hospital público aqui de João Pessoa que é referência contra o câncer) teve um período que não havia a possibilidade de tratar todos os pacientes (faltava medicamento e pessoal) e estavam FAZENDO UMA LISTA com as pessoas que receberiam a quimio ou não. Isso ficou conhecido aqui como LISTA DA MORTE. Graças a Deus, quando trouxeram para a mídia, as autoridades se mobilizaram e resolveram isso. Mas isso é algo procupante.
    Uma tomografia custa para um plano, algo em torno de 400 reais. Particular, esse valor sobre pra 600 (tomografia de abdomen total). Isso é um exame BÁSICO para alguns tipos de câncer. Imagina uma pessoa pobre tendo que pagar 1200 reais em 2 meses? E se for depender de exames PÚBLICOS, há uma enorme fila com material ULTRAPASSADO.
    Além disso, há a falta de informação. As vezes eu via no hospital público gente com caroços medindo mais de 10cm que estavam no hospital pela primeira vez. Ou seja, acham que não é nada e acabam por não ir buscar ajuda médica por ignorância.
    Por isso câncer é sinônimo de morte... por falta de condições para tratamento para a MAIORIA.
    um beijo

    ResponderExcluir
  4. Ludmila, somente hoje vi este post. Ontem li um artigo intitulado: Quando custa um ano de Vida? Sub-título: Essa pergunta não existe apenas na cabeça dos burocratas sem coração. Ela esta no centro de um debate mundial sobre saúde e economía. O artigo comenta que nào se fala sobre o racionamento de custos na saúde, mas ele existe e é praticado no mundo todo. Segundo o mesmo as novas tecnologias de saúde tornam as contas impagáveis. Ele fala se o beneficio de por exemplo um ano mais de vida compensa gastar R$ 14.000,00 por mês. Um oncologista clínico do Hospital A. C. Camargo diz: A decissão não pode ficar nas mãos dos médicos que lidam com dramas individuais e querem aliviar o sofrimento de seus pacientes." Não se se vocês tem dados mas o número de ações contra o Ministerio da Saúde cresceu 6 vezes nos ultimos quatro anos. Não corresponde ao Estado decidir se o paciente deve ou não ser tratado com remedios de ultima geração. Sua obrigação é fornecer o remédio. Eu insisto, temos que lutar para que os carentes de recursos, tenham lições de cidadania, para saber que o SUS não é uma esmola, não é uma pequena ajuda. Eles tem que saber que o SUS tem por obrigação atendé-los. E um direito adquirido!. Parabens por vc ter criado esse blog, quanto pode e irá ajudar a tantas pessoas. Fique com Deus.

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!