sexta-feira, 10 de abril de 2009

O Jesus que eu amo!


Primeiro preciso confessar que o título desse post é um plágio. O Mahatma Gandhi escreveu um texto lindo que se chamava assim. Ele confessava ter passado a vida sem conhecer Jesus, como a maioria dos indianos. Nesse texto ele diz que não entendia bem a fé cristã, com tantos pecados e culpas. Não entendia a relação de inferno e céu, mas que achava Jesus incrível. Ele dizia que se todas as escrituras sagradas do mundo se perdessem e sobrasse apenas o Sermão da Montanha, tudo estaria salvo! Ele conheceu Jesus já adulto, era um hinduísta e tinha o Bhagavah Gita como livro sagrado.

Eu cresci sabendo muito pouco sobre Jesus. Não tive uma educação religiosa. Aliás, eu não sabia o que era Deus ou Jesus...não entendia essas coisa de religião. Nunca fui batizada, nunca frequentei nenhuma Igreja, nunca fiz aulas de religião nem nada parecido. Meus pais vinham de famílias extremamente religiosas, acho que quando se casaram deixaram pra trás uma vida inteira de fé imposta e cheia de dogmas. Meu pai era (é ainda), um comunista praticante, líder sindical, preso político em 64...ou seja...crescemos longe das religiões, que ele chamava de ópio do povo! Mas nunca o ouvi falar mal de Jesus, muito pelo contrário...Jesus era o "companheiro Jesus". Cresci achando que Jesus tinha sido um homem digno de ser imitado, admirado e que tínhamos muito a aprender com o companheiro! Jesus não era inalcançavel para mim, era um homem possível!

O Jesus que eu conhecia era esse. Um homem possível. Alguém que conseguiu chegar num lugar e, em uma condição que todos nós deveriamos tentar chegar. Alguém que tinha o compromisso com a verdade e com a justiça!

Com 16 anos comecei a praticar yoga. Estudei muitas escrituras hinduístas, budistas, livros da tradição Védica e Tântrica. Conheci e desenvolvi a minha espiritualidade nesse caminho. Tudo que eu estudava reforçava mais o meu amor e admiração por Jesus. Achava muito incrível compreender a jornada de Jesus através do olhar de um Yogue. Jesus foi um Yogue. Alguém que praticou a ética, alguém que desenvolveu controle sobre os sentidos, concentração, capacidade de meditação e reflexão, alguém que alcançou o Samadhi, (para os yogues), ou iluminação, (para os hinduistas) ou para os budistas, o Nirvana. Ele trilhou todo o caminho que os yogues descrevem como o caminho da iluminação. Jesus é um Buda, alguém que se realizou completamente, alguém que cumpriu plenamente o Karma e conseguiu viver o Dharma (a Lei). Jesus é UM com o PAI! Jesus é um unificado! Encontrei Jesus estudando Yoga e o amei muito, do fundo do meu coração!

Certa vez na Índia, eu estava em Delhi e o motorista que me servia, me pediu pra que eu falasse um pouco sobre Jesus, ele queria conhecê-lo, nunca tinha lido nada, mas era curioso. Tentei falar de Jesus, contar alguma passagem...não consegui, mas quando disse para ele que Jesus para nós do ocidente, era como Rama, como Krishna, como Vishnu, ou Shiva, ou Buda....que Jesus era como um Deus deles, ele que ouvia respeitosamente, se emocionou e silenciosamente disse que entendia, que os Deuses eram todos iguais e que estavam sempre tentando nos ensinar a sermos melhores do que nós somos e alcançar a liberação do Karma e que Jesus devia ser assim para nós também.

Jesus tenta me ensinar a ser limpa de coração...assim como as crianças que confiam e se entregam. Jesus tenta me ensinar que o amor e a simplicidade são o caminho para a paz. Jesus tenta me ensinar que tenho apenas que confiar e nada a pedir, que tenho que fazer a minha parte e que o resto virá como acréscimo.... Esse Jesus eu amo e me toca profundamente o coração!

Amor e Paz para todos!
Namastê!

Ludmila

P.S. Foto tirada em Delhi no dia que conversei com o tal motorista. Ele quem me levou nesse lugar lindo!



7 comentários:

  1. Lud
    estou em Sampa e vivendo muitas emoções misturadas...
    Vim pra uma lanhouse para passar o tempo antes de me encontrar com minha tia... E estava cheia de dúvidas sobre decisões difíceis.
    Li seu texto, me emocionei, fiquei feliz com nosso diálogo de sensibilidades e achei uma "luz" para resolver uma parte das questões.
    Sabe, quanto mais posso me aproximar de Cristo sem intermediários, mais meu amor por ele aumenta em dimensão e realidade.
    Feliz sábado de aleluias.

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Lud
    Cresci cercada por mãe,dinda,avós religiosas(católicas)cheias de orações e muita fé. Aprendi a crescer espiritualmente tendo a certeza que ELE está presente em todos os momentos da nossa caminhada.Voces estão sempre em meus pensamentos e orações.Muita saúde e paz.Bjs,Cris Kelsch.
    ¨Deus nos ouve e nos mostra o caminho que a ele conduz¨.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Ludmila!

    Fiquei impressionada com este post!! Ontem mesmo conversei com meu filho e meu marido sobre minha visão de Jesus.

    Somos espíritas, atualmente não praticantes, éramos católicos, agora só acreditamos que nosso espírito é muito para tão pouca vida, ou seja, acreditamos em reencarnação.

    Nosso filho se declarou ateu, estou confusa com tudo isso, e por este motivo estava conversando sobre Jesus (Páscoa), comentei que eu o admirava por ser tão a frente do seu tempo e uma pessoa tão incrível, independente de qualquer firula, e é desta forma que admiro e vejo Jesus, como uma pessoa igual a mim, só que muito mais evoluída!!!

    Você escreve muito bem, virei aqui sempre.

    Um grande abraço e melhoras para seu marido.

    ResponderExcluir
  4. Jesus foi um pacificador.....

    Deu exemplos de ética e amor que vão além dos dogmas de qualquer religião.......

    ResponderExcluir
  5. Sandra,
    Em 2 posts anteriores eu falo do meu lindo filho ateu. Um deles é "Um sonho auspicioso" e o outro é "Karma e méritos"...
    Leia do começo..vc vai achar.
    Bjos e seja bem vinda a esse blog!

    ResponderExcluir
  6. Ludmila, adorei JESUS É UMA HOMEM POSSÍVEL, eu fui criada como a sua amiga ai descreve, católica, mas com muito Deus vai te castigar, isso é pecado, e assim fui crescendo e coberta de culpa. A culpa é um sentimento complicado para ser desfeito. Mas um dia chego lá. Cura para seu marido! bjs.

    ResponderExcluir
  7. CARA LUDMILA COMPANHEIRA DE JORNADA<
    Na minha modesta opinião, Jesus é um espírito tão evoluido, que a nossa mente de humanos comuns, não pode abranger a grandeza do Mestre Nazareno. Jesus é parte da estrutura do universo, supremo fundador e governante espiritual do planeta.
    Votos de luz e paz.
    Ademar Ribeiro

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!