terça-feira, 31 de março de 2009

O Amor contagia!


No meu último post falei sobre a capacidade de sonhar, ou melhor, sobre a necessidade de sonhar! Sonhar é preciso. Assim como amar é preciso. Como viver ser sonhos e sem amor? Acho que a vida seria apenas suportável, dura demais, talvez nos sentíssimos áridos como num deserto, talvez, sem sonhos e sem amor, nos sentíssemos amargos, e não acreditássemos na vida, no poder transformador da vida. E na pior das hipóteses, sem sonhos e sem amor, a vida seria um fardo.

Acho então que Sonhar e Amar são as necessidades básicas da nossa alma, assim como respirar, se alimentar...para o nosso corpo. Nossa alma fenece, perde o brilho, murcha se não sonhamos e amamos. Podemos nos sentir meio vivos se não sonhamos e amamos.

O problema é que muitas pessoas confundem a necessidade básica de "amar", com a necessidade de "ser amado", e esperam com um coração fechado que alguém descubra a sua necessidade e lhes devotem algum amor, para só então, possam vir a amar. Essas pessoas esperam e aumentam suas dores com doses grandes de frustrações e de confirmações para a sua teoria. Eu sou assim, porque não sou amado.

No Backti Yoga aprendemos a amar. Esse é um caminho dentro do yoga que fala que só é possível caminharmos com a prática do amor. O amor pode e deve ser devocional. Aquele amor que simplesmente ama. Pode ser um amor por um Deus, mas deve ser amor pelo ser humano que são vistos pelo Backti como a face de Deus. Alguém que tem um amor devocional, não cobra e não espera, simplesmente ama, porque precisa disso, porque já entendeu que sua alma precisa disso. Que no fundo no fundo, quem ganha muito é quem ama. Entende que quando ama, já ganhou o que mais precisa, que é o efeito desse "amar".

Faço parte de uma comunidade de pessoas que fazem quimioterapia, eles aceitam parentes, terapeutas...etc....Sou parente e terapeuta, achei que ali era meu lugar e entre. Estar com outras pessoas, ouvir histórias de outras pessoas, saber das dores das outras pessoas, dá limite as nossas dores, nos sentimos acompanhados, e quando vemos, estamos amando! Estamos amando sem nem conhecer essas pessoas.

Leio todos os depoimentos todos os dias, me pego torcendo por cada uma daquelas pessoas, sofro quando algo dá errado, me alegro quando dá certo...elas fazem, parte do meu ciclo de amor expandido. Nem as conheço, e provavelmente nem irei conhecê-las, mas tenho uma amor profundo por cada uma delas. Algumas pessoas já sei o nome, já imagino suas conexões familiares, sei que estão começando ou terminando a quimio...sei que foram operadas ou não... sei quando estão sofridas e desanimadas e sei quando amanhecem animadas...tenho amor por elas. Algumas são esposas de pacientes com câncer, assim como eu; outras são filhos e filhas de alguém com câncer....uns falam muito em Deus, outros falam muito nos tratamentos....cada um no seu caminho, e ao mesmo tempo, todos juntos nesse caminho.

Obrigada pessoas que nem conheço...Obrigada por me provocarem tanto amor no coração. Posso deixar essa amor contagiar minha vida e todas as pessoas que circulam próximas a mim, e dessa forte estarei multiplicando essa energia e sentindo o poder contagiante de amar!

Namastê

Ludmila Rohr






6 comentários:

  1. A amor ealmente contagia. Tb faço parte de algumas comunidades, onde sinto o mesmo que vc. Qd leio um depoimente de filhos(as) que sofrem com a dor da mãe ou do pai, logo me identifico, pois minhas filhas são jovens e já passam por tanto sofrimento. Claro que tudo em familia fica mais forte, mas mesmo assim é muito sofriemento. Por isso na semana em que estou bem, sempre faZemos um programa os 04 juntos, para reunir forças!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Vim de uma familia que sempre teve laços fortes de amor!
    Sempre recebi amor em uma quantidade enorme.......
    Para mim, amar sempre foi algo natural...

    Mas, mesmo assim, dar e receber amor, foi a maior liçao desta doença para minha vida!

    AMOR
    Não o amor romantico, burgues, de posse ou mercantilista....

    é AMOR

    começando pelo proprio corpo... pela vida....
    até pelas causas maiores da humanidade!

    AMOR.

    Já pensou se todos vibrassem nesta vibe?
    Parece piegas.... mas, poucos conflitos iriam acontecer....



    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que lindas!
    A vida não é incrível? Nós nem nos conhecemos, nem sei onde vcs estão, mas já fazem parte da minha vida...já compartilhamos histórias e podemos falar sobre AMOR!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Lud

    estivemos depois desse dia, reunidas com você,no Círculo das Deusas. Estes encontros têm sido incríveis porque têm aberto janelas da minha percepção para lados meus que estavam mal compreendidos. E lendo teu texto, pensei que as deusas nos ajudam a passar por essas emoções, como sendo partes de nosso todo.
    Os encontros têm sido de uma leveza incrível. E nestes encontros, reforço a imagem que você apresenta aqui: de alguém que, mesmo nos momentos de dor, é capaz de compartilhar o seu melhor para os outros.

    ResponderExcluir
  5. Você é uma pessoa muito especial e com certeza faz parte da vida de mulheres que, como voce disse, nem conhece!
    Sou uma delas e não me esqueço nunca que voce passou pela minha página me dando conforto quando perdi meu marido!
    Aproveito pra te agradecer tamanho carinho!
    Fica com Deus e seja muito feliz ao lado de quem voce ama!!!

    ResponderExcluir
  6. Lu, cada dia que leio conheço mais suas histórias, histórias de outras vidas, de outras pessoas e isso me energiza e me faz melhor...
    Bj, JU

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!