domingo, 22 de março de 2009

Compartilhando...


Menos um fim-de semana de efeitos da quimio. Judson começa a sair da prostração e até quer comer alguma coisa. Apesar de não sair de casa, e de ficar ao lado dele esperando que ele precisasse de mim pra alguma coisa, muitas coisa aconteceram nesse fim-de-semana; aliás, nunca mais tinha vivido dias com tantas emoções, com tantas experiencias e trocas. Saio desse fim-de-semana muito diferente de quando entrei e sou muito grata à vida por ter me proporcionado isso.

Entrando em comunidades do orkut dedicadas a pessoas com câncer ou parentes de pessoas com câncer, conheci muitas histórias de pessoas que lutam contra essa doença. Pessoas de verdade que sentem medo, esperança, raiva, coragem, fraqueza, certeza, ansiedade, dor, dúvida...e que confessam seus sentimentos numa tentaiva de sentirem-se melhor, mais acompanhadas e de fazerem outras pessoas se sentirem melhor.

Li muitas histórias de pessoas de todas as idades, de muitos credos, de muitas partes do país, pessoas que se desnudam e generosamente oferecem seus testemunhos e confissões para todos que quiserem compartilhar suas dores e esperanças.

Pequenas alegrias, grandes esperanças, tensões, medos e ansiedades comuns a todos. O resultado de um exame que veio bom e permitiu a quimio, é motivo de uma grande celebração; a contagem regressiva das quimios, os kg ganhos ou perdidos, a fome exagerada ou a falta de apetite, os cabelos que caem e os cabelos que voltam a crescer, o intestino que solta ou que prende, a relação com os pais, os filhos, os maridos, as esposas, os amigos... a notícia da morte de alguém e a notícia da cura de alguém....

As pessoas são diferentes, mas os fantasmas são os mesmos, os medos também... as esperanças também...

Um grande obrigada a todos os meus amigos virtuais que me acompanharam esse fim-de semana e que certamente estarão ao meu lado nessa jornada de cura que farei ao lado do meu marido.

Namastê

Ludmila Rohr


6 comentários:

  1. Você não está sozinha nesta jornada de cura.
    E o tratamento delicado que você tem dado ao processo todo, deve estar ajudando mesmo outras pessoas a encontrarem recursos para essa travessia.
    Boa semana pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Oi... Meu marido, o grande amor da minha vida também está doente como o seu... li o seu blog todinho e definitivamente vc é uma mulher admiriavel.... me identifiquei com vc... nosso sofrimento calado, nossa impotencia diante do sofrimento... tambem faço parte da comunidade "faço / já fiz quimioterapia" e lá tem alguns confessos meus...
    Espero que possamos manter contato, será muito bom pra mim, pois ao contrário de vc... não tenho muitos amigos e os poucos que tenho são virtuais...
    Um grande beijo e uma ótima semana pra vcs...

    ResponderExcluir
  3. Ludmila
    Fiquei surpresa, triste, realmente abalada com a sua dor, mas encantada com sua força, com sua coragem. Só agora entendo a expressão no seu rosto quando falei que você estava magrinha.
    Infelizmente não consegui sair cedo do trabalho para pegar a sua aula, então entrei no site para ver se tinha os horários das aulas e vi o seu blog. Entrei para dar uma olhada rápida mas fiquei presa à sua história.
    Não sei como posso ajudar, mas estarei aqui para o que você precisar. Gostei muito de você desde a minha primeira aula de ioga. Senti que você era uma pessoa especial e gostava de trocar com você as figurinhas dos nosso afetos e preocupações maternais.
    Deus proteja e ilumine toda a sua linda família.
    Um grande beijo no seu coração.
    Cristina Jesuino

    ResponderExcluir
  4. Sou uma pessoa feliz. Não tenho dúvida disso. Apesar de triste com algo na minha vida, nunca me sinto infeliz.
    Obrigada Eliana, Cris e Helena. Obrigada pelo carinho e companhia.

    bjos
    Ludmila

    ResponderExcluir
  5. Força e pensamento positivo, as coisas sempre dão certo no final para as pessoas positivas e com energia. bjus!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ludmila!!!! Que prazer lhe encontrar novamente. Tentei outras vezes o seu blog, que coloquei nos meu favoritos, mas entrava sempre no dia que escrevi uma msg para vc. Fico muito feliz em saber que o tratamento acabou e com certeza tudo dará certo. Desejo a vocês tudo de bom nesta nova etapa de vida. Tentei voltar para a ioga este ano (lembra?) mas larguei logo por causa do trabalho e tbem porque passei o ano todo preparando o casamento da minha filhota linda que foi agora no dia 16 de janeiro. Ela morando em Campinas e eu aqui,ambas trabalhando muito, mas deu tudo certo e foi tudo perfeito. assim como vc não gosto de nada beige e vivo a vida intensamente com todas as emoções que ela me dá de direito.
    Meu queridíssimo irmão mora ai em Houston tbem e é capaz de vc conhecer a minha cunhada, pois Cristina, professora de ioga da sua querida escola, é amiga da tia dela Lucia. Sei que Leila adoraria lhe conhecer pois vc é muito especial. Recebi o e-mail da Mahatma Gandhi,mas não tenho o seu e-mail. O meu é cjesuino@atarde.com.br. Beijo grande e mais uma vez desejo muita luz no seu caminho e da sua bela família. Cristina

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!