Lendo os vários e constantes comentários irônicos no facebook, sobre "Esse cara sou eu", deduzi que era uma nova música do Roberto Carlos. Os comentários riam do fato de que "esse cara"só existir em sonhos e na cabeça do Rei. Invariavelmente eram mulheres que os faziam. Não me lembro de ter lido um homem sequer rindo ou desqualificando "esse cara". Fiquei curiosa, fui ouvir a música no youtube.
![]() |
"Esse cara" é meu! |
Não sou uma fã ardorosa do Rei. Não sou daquelas que amam tudo que ele faz, ou que compram seus discos e CDs. Lembro de ter tido apenas um disco (LP) dele. Aquele em que ele cantava "Debaixo dos caracóis", (música que amo). Nunca tinha ido a um show dele enquanto morava no Brasil. Meu primeiro e único show do Roberto Carlos foi em Houston, e era uma show para a comunidade hispana, ele só falava espanhol e cantava músicas que nunca havia ouvido antes. Mas gosto de muitas coisas dele. Acho realmente que ele não é "Rei" por acaso. Um cara que consegue manter-se longe dos paparazzis e das revistas de fofoca, com a carreira longa que ele tem, definitivamente não é Rei por acaso.
Sou daquelas pessoas que não conseguem cantar uma música inteira. Não gravo letras. Entretanto as poucas músicas que consigo cantar a maior parte, são do Rei Roberto Carlos. Ele tem músicas inesquecíveis e marcantes. Realmente ele tem o meu respeito e admiração. Gosto muito do Rei.
![]() |
"Esse cara" é meu! |
Mas, esse post não é pra falar dele, e sim sobre a reação comum que vi das mulheres com a letra dessa música. Fiquei pensando no porquê delas acharem que "esse cara" não existe. A música descreve "um cara" apaixonado. Um cara que ama e não tem medo de amar e de expressar esse amor. Quem não sonha com isso? Por que achar que isso é impossível?
Lendo a letra da música encontrei algo que não concordo, mas que entendo como figura de linguagem. O Rei chama "esse cara" de Herói. Não o vejo assim. Não acho que esse cara que se conecta com o amor por uma mulher, e que a respeita e admira, e não tem medo de mostrar isso, seja um herói. Mas, pensando no mundo em que os homens estão cada vez mais aprendendo a ver as mulheres como algo a ser violado, usado e desrespeitado. Um mundo em que a misoginia é comum tanto na mente masculina quanto na feminina, não me espanta que mulheres achem essa música uma piada, nem que o Rei Roberto Carlos o veja como um herói.
![]() |
esse cara é meu! |
Acredito em homens que amam. Tenho dois filhos homens e acredito piamente que os ensinei a amar e a respeitar as mulheres. Não consigo imaginar um filho meu com pensamentos ou atitudes misóginas. Sou amada e respeitada. Não espero nada menos que isso do meu marido e dos meus filhos em relação aos seus amores.
Acho que no lugar de olharmos e rirmos "desse cara" achando que ele não existe, nós mulheres deveríamos pensar na mulher que "esse cara" ama.
Não espero do amor nada menos que respeito, admiração, companheirismo, tesão, amizade e carinho. Essa mulher sou eu! (rsrsrs)
Sejamos essa mulher que sabe amar e que realmente acredita que merece ser amada. Sejamos uma mulher que não aceita pouco, que quer tudo, que quer tudo que merece.
Ensinemos aos nossos filhos o valor do amor. O quão importante é amar! Ensinemos para os nossos filhos que machismo e misoginia são degradantes. Ensinemos que o machismo e a misoginia são indignos daqueles que tiveram uma mãe, têm uma esposa e que possivelmente terão filhas. Ensinemos aos nossos filhos, não só com palavras, mas com exemplos, sobre o valor que temos, sobre o valor do amor e sobre como AMAR é a coisa mais importante da vida.
Ensinemos para os nossos filhos a serem "esse cara".
Ensinemos para as nossas filhas a não buscarem nada menos que "esse cara".
Obrigada Roberto Carlos por sempre cantar sobre o amor !
![]() |
eu e o meu "cara". |